http://urs.bira.nom.br

Espiritismo Literatura e Leitura 23/12/2004 (00062)
Imprimir esta página Anterior Índice Próxima

Caracteres Da Revelação Espírita (do livro A Gênese - Allan Kardec)

11- "No trabalho pela integração definitiva no Espiritismo é preciso não descuidarmos a VIGILÂNCIA que preserva a paz e fornece o equilíbrio das ATITUDES. Não faltam estratagemas SUTIS E PERNICIOSOS".

12- "O CONHECIMENTO LÚCIDO dos DEVERES, representa RESPONSABILIDADE MORAL para o homem equilibrado. A responsabilidade mede a estatura moral do homem, fala dos seus sentimentos espirituais, expressa a sua evolução, candidata-o a mais elevados misteres."

13- REVELAÇÃO DIVINA: resulta no sentido de que o advento foi PROVIDENCIAL, e não o resultado da INICIATIVA e do DESEJO PREMEDITADO do homem ? os pontos fundamentais decorrem dos ensinamentos dos Espíritos encarregados por Deus, para esclarecerem os homens.

14- REVELAÇÃO CIENTÍFICA: resulta que esse ensinamento não é privilégio de nenhum indivíduo, mas é dado a todo mundo pelo mesmo meio; que aqueles que os transmitem e os que recebem não são seres passivos, dispensados do trabalho de observação e de pesquisa que não renunciam ao seu juízo e ao seu livre arbítrio; que o controle não lhes é proíbido; mas ao contrário, recomendado; que a doutrina não foi ditada completa, nem imposta à crença cega; que é deduzida, pelo trabalho do homem, da observação dos fatos que os Espíritos colocam sob seus olhos, e das instruções que lhes dão, instruções que ele estuda, comenta, compara, e das quais ele mesmo tira as conseqüências e aplicações.

15- O que caracteriza uma REVELAÇÃO ESPÍRITA é que sua FONTE É DIVINA, que a iniciativa pertence aos Espíritos, e que a elaboração resulta do trabalho do homem.

16- Como meio de elaboração, o Espiritismo procede do mesmo modo que as CIÊNCIAS POSITIVAS, quer dizer PLICA O MÉTODO EXPERIMENTAL.

17- MÉTODO: é um conjunto de ETAPAS, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da VERDADE, no estudo de uma CIÊNCIA ou para alcançar determimando fim.

18- KARDEC ESCLARECE A LINHA METODOLÓGICA APLICADA NO ATO DA CODIFICAÇÃO ESPÍRITA: "Fator de uma ordem nova se apresentam e não podem se explicar pelas leis conhecidas; observa-os, compara-os, analisa-os, e dos efeitos remontando às causas, chega à lei que os rege; depois deduz suas conseqüências e procura as suas aplicações úteis. Não estabelece nenhuma teoria préconcebida; assim não colocou como HIPÓTESE, nem a EXISTÊNCIA e INTERPRETAÇÃO dos ESPÍRITOS, nem o PERISPÍRITO, nem a REENCARNAÇÃO, nem nenhum dos PRINCÍPIOS DA DOUTRINA; concluiu da existência dos Espíritos, quando se deuziu, com evidência, da observação dos fatos; e assim os outros princípios. Não foram os fatos que vieram confirmar a teoria que veio, subsequentemente, explicar e resumir os fatos."

19- "(...) Espiritismo é uma CIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO, e NÃO O PRODUTO DA IMAGINAÇÃO. As Ciências não tiveram progresso sério depois que o seu estudo se baseou no MÉTODO EXPERIMENTAL, mas até esse dia, acreditou-se que este método não era aplicável senão à matéria, ao passo que o é, igualmente às coisas metafísicas".

20- Uma das bases do Espiritismo é o CONHECIMENTO CIENTÍFICO, de forma simplificada, diz-se que é a CIÊNCIA. O conhecimento científico resulta da INVESTIGAÇÃO METÓDICA, SISTEMÁTICA, DA REALIDADE. Ele transcede os fatos e os fenômenos em si mesmos, analisa-os, para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem.

21- Em geral, o objeto da ciência é o UNIVERSO MATERIAL, físico, normalmente perceptível pelos órgãos dos sentidos ou mediante a ajuda de INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÕES, o CONHECIMENTO CIENTÍFICO é verificável na prática por DEMONSTRAÇÃO ou por EXPERIMENTAÇÃO.

22- Considero que alguns CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, hoje consagrados, tiveram suas raízes no CONHECIMENTO TEOLÓGICO. De um modo geral o CONHECIMENTO TEOLÓGICO, apresenta respostas para questões que o homem não pode responder com o CONHECIMENTO VULGAR, CIENTÍFICO E FILOSÓFICO. Tal aceitação, recional ou não, resulta de início da FÉ que o aceitante deposita num ente que se encontra ALÉM DOS SERES COMUNS do mundo material.

23- ACEITAÇÃO é o ponto de partida para o ESTUDO SISTEMÁTICO do fato e para o início da base experimental. NINGUÉM ESTUDA O QUE NÃO ACEITA e se o faz esperar encontrar os pontos em erro para então rejeitar com mais veemência. Admitimos que a REJEIÇÃO enseja aprendizagem, embora descarte a informação rejeitada.

24- ALLAN KARDEC DEMONSTRA A APLICAÇÃO DO MÉTODO EXPERIMENTAL ÀS QUESTÕES METAFÍSICAS: "Citemos um exemplo. Passa-se, no mundo dos Espíritos, um fato muito singular, e que, seguramente, ninguém teria suspeitado, que é, o dos Espíritos que não se crêem mortos."

25- "Pois bem! Os Espíritos superiores afirmam: Há Espíritos que crêem ainda viverem a vida terrestre; que conservam seus gosotos, seus habitos e seus insintos."


Anterior Índice Próxima


Literatura e LeituraLista de EscritoresFilósofosHistória da FilosofiaHistória da Literatura ☼ Fonte: Email recebido de projeto_espirita@grupos.com.br