Clique aqui para entrar em Literatura_e_Leitura
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior

Franz Kafka (1883-1924)

Escritor tcheco de expressão alemã, nascido em 1883 e falecido em 1924. O conjunto de sua obra constitui um dos pontos mais altos da prosa da contemporaneidade, tendo revolucionado definitivamente a narrativa de caráter realista. O realismo das obras de Kafka, mesclado de sonho e absurdo, apontou para a temática da condição de impotência do homem moderno frente à organização social à qual este é submetido.

O homem, na narrativa de Kafka, é apenas um náufrago do mundo moderno, agindo cega e mecanicamente à superfície dos fatos que o enredam. A obra de Kafka só pôde chegar até nossos dias através de seu amigo Max Brod, para quem o escritor havia deixado seus manuscritos em testamento.

Contrariando as predisposições do testamento de Kafka, Max Brod publicou as obras kafkianas que restaram (segundo consta, alguns manuscritos foram queimados pelo próprio Kafka). São obras de Franz Kafka: os contos Metamorfose, Na Colônia Penal e O Artista da Fome, os romances O Castelo, O Processo e América. Os existencialistas chegaram a declarar Kafka como seu verdadeiro precursor.

Ver Principais Escritores vários países no século XX

Franz Kafka (Escritor da Áustria)(wiki)

Franz Kafka (República Checa)

Obras:

América
O Processo
O Castelo
Retorna

Fonte: •Enciclopédia Digital 99 • ( Literatura e Leitura ) •