Clique aqui para entrar em Literatura_e_Leitura
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior

James Joyce (1882 - 1941)

Poeta e romancista irlandês, James Joyce exerceu influência revolucionária sobre toda a literatura moderna de ficção que o sucedeu. Foi o criador de uma nova expressão literária, estruturada numa narrativa que muitas vezes é classificada como “fluxo contínuo de consciência”. Filho mais velho de uma família do subúrbio de Dublin, estudou em instituições jesuítas.

Em 1989, entrou para a universidade em Dublin, graduando-se num período de quatro anos nas letras modernas. Em Dublin, trabalhou como professor e se empenhou na publicação de algumas obras poéticas, que constituem o embrião de sua obra no romance. Mais tarde, encontrou editores dispostos para a publicação de Dublinenses (1914), um volume em que se encontram pequenas histórias.

Outra obra, Retrato do Artista quando Jovem, foi primeiramente publicada em partes seqüenciadas na revista inglesa avant-garde, “The Egoist”. Neste período, começou a planejar um de seus mais importantes trabalhos, Ulysses, escrito num longo período de sete anos. Este último encontrou um editor para sua publicação, e a partir deste momento Joyce tornou-se uma das personalidades literárias mais discutidas de seu tempo.

Ainda em Ulysses, o escritor utilizou-se de um novo método de estruturação do monólogo interior das personagens. A narrativa baseou-se na estrutura da Odisséia de Homero, da qual “traduziu” os personagens Ulisses e Telêmaco para o mundo moderno e sua respectiva problemática. No entanto, sua obra Finnegans Wake constitui-se como o trabalho mais hermético do escritor, que levou quinze anos para sua composição.

Enquanto em Ulysses há a narrativa de um dia na vida de seu personagem principal, Finnegans Wake narra uma noite de sonhos de um taverneiro. A linguagem utilizada em Finnegans Wake aproxima a forma narrativa ao fluxo subconsciente contínuo da personagem principal. Muitos afirmam que Joyce conseguiu estabelecer um retrato da “inteireza” da condição humana. Sua obra constitui um dos maiores legados para a literatura moderna.

Ver Principais Escritores vários países no século XX

Biografia em outro site do autor irlandês
James Joyce (Escritor da Irlanda)(wiki)

James Joyce (Irlanda)

James Joyce (Irlanda)

Obras:

Música de Câmara (1907) Poemas de amor
Dublinenses (1914) Contos
Retrato do Artista Quando Jovem (1916) Romance
Exílios (1918) Peça teatral
Ulysses (1922) Romance
Pomes Penyeach (1927) Poemas
Collected Poems (1936) Poemas
Finnegans Wake (1939) Romance
Retorna

Fonte: •Enciclopédia Digital 99 • ( Literatura e Leitura ) •