Clique aqui para entrar em Literatura_e_Leitura
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior

Anaxímenes de Mileto (585-528/5 a.C.)

Filósofo pré-socrático, foi aluno e sucessor de Anaximandro de Mileto (610/11- 547 a.C.). Dedicou-se a estudos de astronomia e meteorologia, tendo sido o primeiro a afirmar que a Lua não possui luz própria, recebendo seu brilho do Sol. Escreveu um livro de filosofia intitulado Sobre a Natureza, do qual restam alguns fragmentos, conservados através de citações e comentários (doxografia) de pensadores posteriores.

Anaxímenes aponta o ar como sendo o princípio (arché) da realidade. O ar, enquanto princípio, é ilimitado, e gera todas as coisas por movimentos contínuos de condensação e rarefação. Ao se rarefazer, converte-se em fogo; ao condensar-se, em vento, então em nuvem, depois em água, partindo para terra, e assim por diante, de modo que suas condensações progressivas dão origem a todos os demais entes.

O modo de ser próprio do ar é um constante movimento. Se por sua rarefação gera-se o calor, e através de sua condensação, o frio, estes são, assim, considerados os detentores máximos da contrariedade presente no movimento do ar. Desse modo, são apontados por Anaxímenes como os componentes de maior influência no processo de geração dos entes.

Leia sobre Filosofia



Retorna

Fonte: •Enciclopédia Digital 99 • ( Literatura e Leitura ) •