Movimentos Literários seus principais autores e sua ligação com a História
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior

Bossa Nova

Movimento musical ocorrido no Brasil nos primeiros anos da década de 60. A Bossa Nova foi responsável pela fusão de ritmos brasileiros com algum sotaque da música de jazz norte-americana, sobretudo no que se refere ao sotaque das inovações harmônicas e utilização de alguns instrumentos presentes neste gênero musical.

Apesar dessa fusão musical, a Bossa Nova deu nova expressão sobretudo à grande riqueza da musicalidade brasileira, com suas canções versando sobre temas, sejam amorosos sejam sociais, voltados à maneira brasileira de viver. Teve entre seus principais tutores o compositor Antônio Carlos Jobim, e o maior intérprete e divulgador da bossa no exterior foi João Gilberto.

Em sua fase, a Bossa Nova levou a música brasileira à popularidade mundial, sendo que a canção Garota de Ipanema, composta por Vinícius de Morais (letra) e Antonio Carlos Jobim (música), chegou a estabelecer recordes singulares de popularidade, já que chegou a ser chamada a canção mais conhecida no mundo inteiro.

Dadas as afinidades musicais harmônicas da bossa nova com o jazz norte-americano e a indubitável singularidade da própria musicalidade brasileira, muitas escolas de ensino musical nos Estados Unidos até hoje ministram cursos sobre a harmonia musical brasileira. Inclusive, alguns dos grandes instrumentistas jazzísticos e letristas norte-americanos tornaram-se partidários definitivos da bossa nova e ainda grandes divulgadores da música brasileira, como é o caso do saxofonista Stan Getz e do letrista Gimbel, que verteu para o inglês as mais importantes versões das canções da bossa, como em Girl from Ipanema.

Veja também informações sobre alguns nomes da música popular brasileira

Veja também uma breve História da MPB

Retorna

Fonte: •Enciclopédia Digital 99 • ( Literatura e Leitura )•