Você sabia que as letras usadas em livros para diferentes faixas etárias obedece a um critério de tamanho?
Ao menos de acordo com o Manual de Orientação para Produção Editorial, produzido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o corpo (1) da fonte deve ser escolhido em função do leitor a que se destina.
Não há obrigatoriedade nesta regra, mas podemos usá-la ao produzir textos escritos para nossas crianças, já que é um fator que influencia na facilidade de leitura e na compreensão do texto.
FAIXA ETÁRIA
TAMANHO DA FONTE
Menores de 7 anos
Corpo 24
De 7 a 8 anos
Corpo 18
De 8 a 9 anos
Corpo 16
De 9 a 10 anos
Corpo 14
De 10 a 11 anos
Corpo 12
A partir dos 12 anos
Corpo 10
As letras com serifas (aqueles tracinhos nas extremidades, como da Times New Roman) costumam ser melhores de se ler que as sem serifa (como a Arial). As letras muito trabalhadas, somente devem ser usadas para algum destaque ou efeito artístico, já que sua leitura é difícil.
Outro conceito interessante é o de entrelinha, isto é, a distância entre a base de duas linhas de texto consecutivas. A entrelinha interfere no peso visual do texto e da página.
Faça experiências mudando o corpo e a entrelinha de qualquer texto e observe as diferenças. (1) Corpo é uma medida de tamanho de letras representada pela sua altura, compreendendo as hastes ascendentes (d, l) e descendentes (p, q). Atenção: no computador, ele aparece como tamanho da fonte.