João Calvino (1509-1564)
Ou em francês Jean Calvin, uma das principais figuras da Reforma Protestante. Nasceu a 10 de julho de 1509 em Noyon, na França.
Reformador protestante francês, nascido em Noyon. Sua obra “Institution Chrétienne”, escrita em 1536, forçou seu exílio da França. Fixou-se em Genebra, na Suíça, onde se tornou chefe eclesiástico e civil, governando com grande severidade e condenando vários de seus opositores.
Em 1523 entrou para a Universidade de Paris, onde estuda latim e filosofia; em 1527 estudou direito e grego. No seu círculo de amizades incluiu-se vários reformadores. Inicia-se a leitura das obras de Lutero.
Em 1533 a religião passa a ocupar grande parte de seu tempo. Em 1535 vai para a Basiléia, onde escreve seu livro Instituição da Religião Cristã, passando a ser extremamente conhecido e torna-se líder do protestantismo na França.
Passa a morar em Genebra (1536) e tenta modificar a cidade de acordo com a sua doutrina e transformá-la em modelo. É banido da cidade a 23 de abril de 1538. Vai para Strasbourg onde torna-se pastor dos refugiados franceses.
Os seguidores de Calvino ganharam espaço em Genebra e ele retorna a esta cidade em setembro de 1541. Sua influência torna-se avassaladora, tanto que condenou à fogueira seu crítico, o médico espanhol Michel Servet (27/10/1553).
Em Genebra vai montando uma nova Igreja que influenciou o protestantismo em toda a Europa. Morreu nesta cidade a 27 de maio de 1564.
Leia sobre a Reforma Calvinista
Leia sobre a Reforma Luterana
Leia sobre a Reforma Anglicana
Leia sobre a Reforma e Contra-Reforma
Leia sobre a Reforma Protestante
Leia sobre Santo Agostinho