Primeira Guerra Mundial
Segundo consta, a primeira Guerra Mundial teve seu início em 28 de junho de 1914 com o assassinato do herdeiro do trono Austro-Húngaro Francisco Ferdinando e sua esposa a princesa de Hohenberg.
Na verdade, mais que o assassinato do arquiduque durante sua visita a Sarajevo, as verdadeiras origens estariam na Guerra Franco Prussiana de 1870 à 1871 além das divergências crescentes entre imperialistas de diversas nações.
O nacionalismo exacerbado e o fortalecimento da Alemanha como principal nação da Europa começou a interferir nos interesses de grandes potências como a Rússia, França e Inglaterra. A sucessiva frustração dos objetivos de cada uma destas nações contribuiu para a formação de dois grupos antagônicos bem como a união da Alemanha com o Império Austro-Húngaro contra a Rússia e a Tríplice Aliança contra a França.
A guerra contou com a participação direta de 65 milhões de pessoas, causou a perda de mais de 8 milhões de soldados deixando mais de 25 milhões de feridos. Na verdade o cenário terrível da guerra começou a ser preparado no início do século com a evolução da (Weltpolitik) alemã.
Em resposta ao expansionismo germânico, a Entente Cordiale é formada em 1904 pela França e Reino Unido. Com a adesão da Rússia em 1907, passou a chamar-se “A Tríplice Entente”. A disputa do Marrocos e os acordos sobre os territórios africanos foram muito desgastantes para os dois países.
Os incidentes de Tânger (1905) e Agadir (1911), a do Trem de Bagdá e a da Alsácia-Lorena, a aliança entre a França e a Rússia, e as relações entre esses dois países e entre a Inglaterra e a Tríplice Aliança e, por fim, a questão dos Bálcãs , que ressurgiu em 1908 com a anexação da Bósnia-Herzegovina por parte do Império Austro-Húngaro, adquirindo caráter mais agudo quando das guerras balcânicas de 1912-1913, foram minando toda a estabilidade nas relações dos países europeus.
Em resposta ao assassinato de Francisco houve interferências na Sérvia pelos Austro-Húngaros que não foram toleradas e provocaram uma declaração de Guerra. A Rússia se envolveu no conflito e logo em seguida a Alemanha também declarou guerra contra a Rússia. Por sua vez a Alemanha declarou guerra também contra a França e invadiu a Bélgica no dia 4 de agosto.
Em resposta a esta invasão a Inglaterra declarou guerra contra a Alemanha, instante em que as alianças destes países fora do continente europeu eram inevitavelmente arrastadas para dentro do conflito. Os Blocos que disputaram a Guerra podem ser organizados para uma melhor compreensão dos grupos de interesse que representavam.
De um lado os Aliados, bloco formado pela Bélgica , Brasil, China, Costa Rica, Cuba, E. U. A. , França, Grécia, Guatemala, Honduras, Inglaterra, Itália, Japão, Libéria, Montenegro, Nicarágua, Panamá, Portugal, República Dominicana, Romênia , Rússia, San Marino, Sérvia e Sião e do outro a quádrupla Aliança formada pela Alemanha, Bulgária, Turquia e a Áustria-Hungria. Sangrenta e cruel sobretudo com as milhares de vítimas inocentes que foram sumariamente envolvidas no conflito, a guerra já era total nos primeiros dias de setembro.
Os alemães foram contidos pelos Franceses no Combate de Marne. É criada a Linha Maginot e os combates se estendiam na fronteira estabelecida por esta linha de arame farpado. Em 1918 os combates na Linha Maginot ainda continuavam. A Bélgica estava praticamente ocupada.
Os Aliados dominavam as colônias alemãs além da Síria e da Ásia Menor. O Czar Nicolau II renuncia e o Socialismo termina por dominar o cenário político na Rússia. No outono de 1918, começam a surgir as primeiras propostas de paz que foram inicialmente rejeitadas pela França, Inglaterra, Itália e E. U. A. Em setembro a Bulgária promoveu uma Conferência secreta pela Paz e em outubro a Alemanha já sentia a necessidade imediata de terminar a Guerra diante do isolamento em que se encontrava.
Em 28 de junho de 1919 é assinado o Tratado de Versalhes no qual a Alemanha perde todas as colônias, pressionada por um embargo total. Os tratados de paz subseqüentes são San German em setembro de 1919, Neuilly em novembro de 1919, Paris em dezembro de 1919, Trianon em junho de 1920, Sèvres em agosto de 1920 e Rapallo em novembro de 1920. Como resultado destes tratados surgiram muitos países novos. A Alemanha fica dividida em dois com a criação do chamado corredor polonês.