A Guerra dos Cem Anos, na realidade compreendida entre o período de 1337 até 1453, foi resultada da disputa entre os países da Inglaterra e a França.
Além da rivalidade entre estes dois reinos na conquista de mercados e no comércio em Flandres, as origens da guerra se deveram também ao grande controle inglês sobre grandes porções territoriais da França.
A guerra compreendeu sucessivas batalhas que, se estendendo por um longo período, causaram grande devastação em ambos os reinos envolvidos além da morte de milhares de pessoas, entre combatentes e as indefesas populações.
A França passou a impingir derrotas aos ingleses sobretudo a partir das batalhas empreendidas pelas forças francesas lideradas por Joana D'Arc.
Após o término da guerra, não tendo sido resultado de nenhum acordo entre os dois reinos antagônicos, a França recuperou a maior parte de seu território outrora sob o jugo inglês (com exceção da região de Calais, reconquistada apenas em 1558), inclusive havendo a restauração de um sentimento nacionalista na França e a preparação para a consolidação de um posterior estado absolutista francês.
Retorna |