Ferramentas de Linha de Comando

Comando Winnt32


( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Winnt32


Executa uma instalação do Windows XP ou uma atualização para esse sistema. É possível executar winnt32 no prompt de comando em um computador que esteja executando o Windows 95, Windows 98, Windows Millennium Edition, Windows NT, Windows 2000 ou Windows XP.

Observação

Se você executar winnt32 em um computador baseado no Itanium, será possível executar o comando a partir da Interface de firmware extensível (EFI) ou do Windows XP (e não de um sistema operacional mais antigo). Além disso, em um computador baseado no Itanium, /cmdcons e /syspart, bem como as opções referentes a atualizações, não estão disponíveis.
Sintaxe
winnt32 [/checkupgradeonly] [/cmd:linha_de_comando] [/cmdcons] [/copydir:{i386|ia64}\nome_da_pasta] [/copysource:nome_da_pasta] [/debug[nível]:[nome_do_arquivo]] [/dudisable] [/duprepare:nome_do_caminho] [/dushare:nome_do_caminho] [/m:nome_da_pasta] [/makelocalsource] [/noreboot] [/s:caminho_da_origem] [/syspart:letra_da_unidade] [/tempdrive:letra_da_unidade] [/udf:identificação [,arquivo_UDB]] [/unattend[número]:[arquivo_de_resposta]]

Parâmetros
/checkupgradeonly
Verifica o seu computador quanto à compatibilidade de atualização com o Windows XP.
Se você usar esta opção com /unattend, não será necessária entrada do usuário. Caso contrário, os resultados serão exibidos na tela e você poderá salvá-los com o nome de arquivo especificado. O nome de arquivo padrão é Upgrade.txt, localizado na pasta raiz_do_sistema.

/cmd:linha_de_comando
Instrui a instalação a executar um comando específico antes da sua fase final. Isso ocorrerá depois que o computador for reinicializado e depois que a instalação coletar as informações de configuração necessárias, mas antes da instalação ser concluída.
/cmdcons
Instala o Console de recuperação como uma opção de inicialização em um computador compatível com x86 em funcionamento. O Console de recuperação é uma interface de linha de comando na qual você pode executar tarefas, como iniciar e interromper serviços, bem como acessar a unidade local (inclusive as unidades formatadas com o NTFS). É possível usar a opção /cmdcons somente depois que a instalação normal é concluída.
/copydir:{i386|ia64}\nome_da_pasta
Cria uma pasta adicional na pasta em que os arquivos do Windows XP estão instalados. Nome_da_pasta refere-se a uma pasta criada para armazenar as modificações apenas para o seu site. Por exemplo, para computadores compatíveis com x86, é possível criar uma pasta chamada Drivers_particulares na pasta de origem i386 para sua instalação e colocar os arquivos de driver na pasta. Em seguida, você pode digitar /copydir:i386\Drivers_particulares para que a instalação copie essa pasta para o computador que acabou de instalar, fazendo com que o novo local da pasta seja raiz_do_sistema\Drivers_particulares. Você pode usar /copydir para criar quantas pastas adicionais desejar.
/copysource:nome_da_pasta
Cria uma pasta adicional temporária dentro da pasta na qual os arquivos do Windows XP estão instalados. Nome_da_pasta refere-se a uma pasta criada para armazenar as modificações apenas para o seu site. Por exemplo, é possível criar uma pasta chamada Drivers_particulares na pasta de origem para sua instalação e colocar os arquivos de driver na pasta. Em seguida, você pode digitar /copysource:Drivers_particulares para que a instalação copie essa pasta para o computador que acabou de instalar e utilize seus arquivos durante a instalação, fazendo com que o local da pasta temporária seja raiz_do_sistema\Drivers_particulares. Você pode usar /copysource para criar quantas pastas adicionais desejar. Diferentemente das pastas criadas por /copydir, as pastas de /copysource são excluídas depois que a instalação é concluída.
/debug[nível]:[nome_do_arquivo]
Cria um log de depuração no nível especificado, por exemplo, /debug4:Debug.log. O arquivo de log padrão é C:\raiz_do_sistema\Winnt32.log e o nível de depuração padrão é 2. Os níveis de log são os seguintes: 0 - erros graves, 1 - erros, 2 - avisos, 3 - informações e 4 - informações detalhadas para depuração. Todos os níveis incluem subníveis.
/dudisable
Impede a execução da atualização dinâmica. Sem a atualização dinâmica, a instalação é executada somente com os arquivos de instalação originais. Esta opção desativará a atualização dinâmica mesmo se você usar um arquivo de resposta e especificar opções de atualização dinâmica nesse arquivo.
/duprepare:nome_do_caminho
Prepara um compartilhamento de instalação de modo que possa ser usado com arquivos de atualização dinâmica cujo download foi feito a partir do site do Windows Update. Esse compartilhamento então poderá ser usado na instalação do Windows XP para vários clientes.
/dushare:nome_do_caminho
Especifica um compartilhamento no qual foi feito o download de arquivos de atualização dinâmica (arquivos atualizados para serem usados com a instalação) a partir do site do Windows Update, e no qual você executou /duprepare:nome_do_caminho. Quando executado em um cliente, especifica se a instalação do cliente usará os arquivos atualizados no compartilhamento especificado em nome_do_caminho.
/m:nome_da_pasta
Especifica que a instalação copiará arquivos de substituição em um local alternativo. Instrui a instalação a procurar primeiro no local alternativo e, se os arquivos forem encontrados, usá-los em vez de usar os arquivos no local padrão.
/makelocalsource
Instrui a instalação a copiar todos os arquivos de origem de instalação para o disco rígido local. Use /makelocalsource ao instalar a partir de um CD para fornecer arquivos de instalação quando o CD não estiver disponível posteriormente na instalação.
/noreboot
Instrui a instalação a não reiniciar o computador após a conclusão da fase de cópia de arquivos da instalação para que você possa executar outro comando.
/s:caminho_da_origem
Especifica o local de origem dos arquivos do Windows XP. Para copiar arquivos de vários servidores ao mesmo tempo, digite a opção /s:caminho_da_origem várias vezes (máximo de oito). Se você digitar a opção várias vezes, o primeiro servidor especificado precisará estar disponível; caso contrário, ocorrerá falha na instalação.
/syspart:letra_da_unidade
Em um computador compatível com x86, especifica que você pode copiar arquivos de inicialização da instalação para um disco rígido, marcar o disco como ativo e instalá-lo em outro computador. Quando você iniciar o computador, ele começará automaticamente na próxima fase da instalação. Use sempre o parâmetro /tempdrive com o parâmetro /syspart. É possível iniciar Winnt32 com a opção /syspart em um computador compatível com x86 que esteja executando o Windows NT 4.0, Windows 2000 ou Windows XP. O computador não poderá estar executando o Windows 95, Windows 98 ou Windows Millennium Edition.
/tempdrive:letra_da_unidade
Direciona a instalação a inserir arquivos temporários na partição especificada. Para uma nova instalação, o Windows XP também será instalado na partição especificada. Para uma atualização, a opção /tempdrive afeta a inserção de arquivos temporários somente; o sistema operacional será atualizado na partição em que o comando winnt32 foi executado.
/udf:id [,arquivo_UDB]
Indica um identificador (id) que a instalação usa para especificar como um arquivo de banco de dados de exclusividade (UDB) modifica um arquivo de resposta (consulte a entrada /unattend). O UDB substitui valores no arquivo de resposta e o identificador determina quais valores do arquivo UDB serão usados. Por exemplo, /udf:Usuário_RAS,Nossa_empresa.udb substitui as configurações especificadas para o identificador de Usuário_RAS no arquivo Nossa_empresa.udb. Se nenhum arquivo_UDB for especificado, a instalação solicitará ao usuário que insira um disco com o arquivo $Unique$.udb.
/unattend
Atualiza a versão anterior do Windows 98, Windows Millennium Edition, Windows NT 4.0 ou Windows 2000 no modo de instalação autônoma. São utilizadas todas as configurações de usuário da instalação anterior, não sendo necessária a intervenção do usuário durante a instalação.
/unattend[número]:[arquivo_de_resposta]
Realiza uma nova instalação no modo de instalação autônoma. O arquivo_de_resposta especificado fornece à instalação as especificações personalizadas. Número consiste no número de segundos entre o momento em que a instalação termina de copiar os arquivos e o momento em que reinicia o computador. Você pode usar número em qualquer computador que esteja executando o Windows 98, Windows Millennium Edition, Windows NT, Windows 2000 ou Windows XP.
Ao usar a opção de linha de comando /unattend para automatizar a instalação, você estará afirmando que leu e aceitou o Contrato de Licença Microsoft para o Windows XP. Antes de usar essa opção de linha de comando para instalar o Windows XP em nome de uma organização que não seja a sua, você deve confirmar que o usuário final (pessoa física ou jurídica) recebeu, leu e aceitou os termos do Contrato de Licença Microsoft para o Windows XP. Os OEMs podem não especificar essa opção em máquinas vendidas a usuários finais.

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •