Ferramentas de Linha de Comando

Comando Sort


( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Sort


Lê os dados de entrada, classifica-os e exibe os resultados na tela ou grava-os em um arquivo ou em outro dispositivo

Sintaxe
sort [/r] [/+n] [/m quilobytes] [/l localidade] [/rec caracteres] [[unidade1:][caminho1]nome_de_arquivo1] [/t [unidade2:][caminho2]] [/o [unidade3:][caminho3]nome_de_arquivo3]

[comando |] sort [/r] [/+n] [/m quilobytes] [/l localidade] [/rec caracteres] [[unidade1:][caminho1]nome_de_arquivo1][/t [unidade2:][caminho2]] [/o [unidade3:][caminho3]nome_de_arquivo3]

Parâmetros
/r
Inverte a ordem de classificação (isto é, classifica de Z a A e, em seguida, de 9 a 0).
/+n
Especifica o número da posição do caractere, n, no qual sort inicia cada comparação.
/m quilobytes
Especifica a quantidade de memória principal a ser usada na classificação, em quilobytes (KB).
/l localidade
Substitui a ordem de classificação de caracteres definida pela localidade padrão do sistema (isto é, o idioma e o país/região selecionados durante a instalação).
/rec caracteres
Especifica o número máximo de caracteres em um registro ou uma linha do arquivo de entrada (o padrão é 4.096 e o máximo é 65.535).
[unidade1:][caminho1]nome_de_arquivo1
Especifica o arquivo a ser classificado. Se nenhum nome de arquivo for especificado, a entrada padrão será classificada. A especificação do arquivo de entrada é mais rápida do que o redirecionamento do mesmo arquivo como entrada padrão.
/t [unidade2:][caminho2]
Especifica o caminho da pasta que irá manter armazenado o funcionamento do comando sort, caso os dados não caibam na memória principal. O padrão é usar a pasta temporária do sistema.
/o [unidade3:][caminho3]nome_de_arquivo3
Especifica o arquivo onde a entrada classificada será armazenada. Se ele não for especificado, os dados serão gravados na saída padrão. A especificação do arquivo de saída é mais rápida do que o redirecionamento da saída padrão para o mesmo arquivo.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Usando a opção de linha de comando /+n
Quando a opção de linha de comando /+n é usada, /+3, por exemplo, indica que cada comparação deverá ser iniciada no terceiro caractere em cada linha. Linhas com menos de n caracteres agrupam-se antes de outras linhas. Por padrão, as comparações são iniciadas no primeiro caractere em cada linha.

Usando a opção de linha de comando /m quilobytes
A memória usada tem sempre um mínimo de 160 KB. Se o tamanho da memória for especificado, a quantidade exata especificada (no mínimo 160 KB) será usada para a classificação, independentemente da quantidade de memória principal disponível.

O tamanho máximo da memória padrão quando nenhum tamanho for especificado será 90% da memória principal disponível se as entradas e as saídas forem arquivos; caso contrário, será 45% da memória principal. A configuração padrão oferece normalmente o melhor desempenho.

Usando a opção de linha de comando /l localidade
Atualmente, a única alternativa para a localidade padrão é a localidade "C", que é mais rápida do que a classificação do idioma nativo e classifica caracteres de acordo com a codificação binária.

Especificando uma origem
A não ser que você especifique o parâmetro comando ou nome_de_arquivo, sort agirá como um filtro e usará os dados provenientes da entrada padrão (isto é, geralmente do teclado, de um pipe ou de um arquivo).

Usando símbolos de redirecionamento com o comando sort
É possível usar o símbolo pipe (|) para direcionar dados de outro comando através do comando sort ou direcionar a saída de classificação para outro comando (por exemplo, para o comando more a fim de exibir informações, uma tela por vez). O uso do símbolo menor que (<) ou maior que (>) para especificar o arquivo de entrada ou de saída pode não ser muito eficiente; em vez disso, especifique o arquivo de entrada diretamente (conforme definido na sintaxe do comando) e especifique o arquivo de saída usando o parâmetro /o. Isso pode ser muito mais rápido, principalmente com arquivos grandes.

Letras maiúsculas vs. letras minúsculas
O comando sort não faz distinção entre letras maiúsculas e minúsculas.

Limites ao tamanho de arquivo
O comando sort não limita o tamanho de arquivo.

Seqüência de agrupamento
O programa de classificação usa a tabela de seqüência de agrupamento que corresponde ao código de país/região e às configurações de página de códigos. Os caracteres maiores do que o código 127 da tabela ASCII são classificados com base nas informações do arquivo Country.sys ou em um outro arquivo especificado pelo comando country em seu arquivo Config.nt.

Uso da memória
Se a classificação couber na memória (isto é, tanto o tamanho máximo da memória padrão como a especificação do parâmetro /m), ela será executada em uma passagem. Caso contrário, será executada em duas passagens, de modo que as quantidades de memória usadas para as passagens de classificação e mesclagem sejam iguais. Quando duas passagens são executadas, os dados parcialmente classificados são armazenados em um arquivo temporário no disco. Se não houver memória suficiente para executar a classificação em duas passagens, um erro de tempo de execução será emitido. Se a opção de linha de comando /m for usada para especificar mais memória do que a realmente disponível, o desempenho poderá ser prejudicado ou um erro de tempo de execução poderá ocorrer.

Exemplos
Classificando um arquivo

O comando a seguir lê o arquivo Despesas.txt, classifica os dados em ordem inversa e exibe-os na tela:

sort /r despesas.txt

Classificando a saída de um comando

Para pesquisar o texto "Jorge" em um arquivo extenso denominado Maladir.txt e classificar os resultados da pesquisa, use o pipe (|) para direcionar a saída de um comando find para o comando sort, da seguinte maneira:

find "Jorge" maladir.txt | sort

O comando cria uma lista classificada de linhas que contêm o texto especificado.

Classificando a entrada do teclado

Para classificar a entrada do teclado e exibir os resultados em ordem alfabética na tela, você pode usar primeiro o comando sort sem parâmetros, da seguinte maneira:

sort
Em seguida, digite o texto a ser classificado, pressionando ENTER no final de cada linha. Ao terminar de digitar o texto, pressione CTRL+Z e, em seguida, pressione ENTER. O comando sort exibirá o texto digitado, classificado em ordem alfabética.

Também é possível redirecionar a entrada classificada do teclado para um arquivo. Para obter mais informações, clique em redirect na lista Tópicos relacionados.

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •