Ferramentas de Linha de Comando

Comando Schtasks


( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Schtasks


Agenda comandos e programas para que sejam executados periodicamente ou em um horário específico. Adiciona e remove tarefas da agenda, inicia e interrompe tarefas sob demanda, bem como exibe e altera tarefas agendadas.

Para exibir a sintaxe do comando, clique neste comando:

schtasks create

Cria uma nova tarefa agendada.

Sintaxe
schtasks /create /tn nome_da_tarefa /tr tarefa_executada /sc agendamento [/mo modificador] [/d dia] [/m mês[,mês...] [/i tempo_ocioso] [/st hora_de_início] [/sd data_de_início] [/ed data_de_término] [/s computador [/u [domínio\]usuário /p senha]] [/ru {[domínio\]usuário | "System"} [/rp senha]] /?

Parâmetros
/tn nome_da_tarefa
Especifica um nome para a tarefa.
/tr tarefa_executada
Especifica o programa ou o comando executado pela tarefa. Digite o caminho totalmente qualificado e o nome de um arquivo executável, arquivo de script ou arquivo em lotes. Se você omite o caminho, o SchTasks.exe pressupõe que o arquivo está na pasta raiz_do_sistema\System32.
/sc agendamento
Especifica o tipo de agendamento. Os valores válidos são MINUTE, HOURLY, DAILY, WEEKLY, MONTHLY, ONCE, ONSTART, ONLOGON, ONIDLE. Valor Descrição
MINUTE, HOURLY, DAILY, WEEKLY, MONTHLY Especifica a unidade de tempo do agendamento.
ONCE A tarefa é executada uma vez em uma data e hora especificadas.
ONSTART A tarefa é executada sempre que o sistema é iniciado. É possível especificar uma data de início ou executar a tarefa na próxima vez que o sistema for iniciado.
ONLOGON A tarefa é executada sempre que um usuário (qualquer usuário) faz logon. É possível especificar uma data ou executar a tarefa na próxima vez que o usuário fizer logon.
ONIDLE A tarefa é executada sempre que o sistema está ocioso durante um período especificado. É possível especificar uma data ou executar a tarefa na próxima vez que o sistema estiver ocioso.

/mo modificador
Especifica a freqüência com que a tarefa é executada no seu tipo de agendamento. Este parâmetro é obrigatório para um agendamento MONTHLY. É válido, mas opcional, para um agendamento MINUTE, HOURLY, DAILY ou WEEKLY. O valor padrão é 1. Tipo de agendamento Modificador Descrição
MINUTE 1 - 1439 A tarefa é executada a cada n minutos.
HOURLY 1 - 23 A tarefa é executada a cada n horas.
DAILY 1 - 365 A tarefa é executada a cada n dias.
WEEKLY 1 - 52 A tarefa é executada a cada n semanas.
MONTHLY 1 - 12 A tarefa é executada a cada n meses.
LASTDAY A tarefa é executada no último dia do mês.
FIRST, SECOND, THIRD, FOURTH, LAST Utilize-o com o parâmetro /d dia para executar uma tarefa em uma semana e dia específicos. Por exemplo, na terceira quarta-feira do mês.

/d dia
Especifica um dia da semana ou do mês. Válido somente com um agendamento WEEKLY ou MONTHLY. Tipo de agendamento Valores de dia
WEEKLY Opcional. Os valores válidos são MON - SUN e * (todos os dias). MON é o padrão.
MONTHLY Um valor de MON - SUN é obrigatório quando o modificador FIRST, SECOND, THIRD, FOURTH ou LAST (/mo) é usado. Um valor de 1 - 31 é opcional e é válido somente quando não há modificador ou quando há um modificador do tipo 1 - 12. O padrão é dia 1 (o primeiro dia do mês).

/m month[,month...]
Especifica um mês do ano. Os valores válidos são JAN - DEC e * (todos os meses). O parâmetro /m é válido somente com um agendamento MONTHLY. É obrigatório quando o modificador LASTDAY é usado. Caso contrário, é opcional e o valor padrão é * (todos os meses).
/i tempo_ocioso
Especifica durante quantos minutos o computador está ocioso antes do início da tarefa. Digite um número inteiro de 1 a 999. Este parâmetro é válido somente com um agendamento ONIDLE, no qual é obrigatório.
/st hora_de_início
Especifica a hora do dia em que a tarefa começa, no formato de 24 horas HH:MM:SS. O valor padrão é a hora local atual quando o comando é concluído. O parâmetro /st é válido com os agendamentos MINUTE, HOURLY, DAILY, WEEKLY, MONTHLY e ONCE. É obrigatório com um agendamento ONCE.
/sd data_de_início
Especifica a data em que a tarefa começa no formato DD/MM/AAAA. O valor padrão é a data atual. O parâmetro /sd é válido com todos os agendamentos e obrigatório para um agendamento ONCE.
/ed data_de_término
Especifica a última data em que a tarefa está agendada para ser executada. Este parâmetro é opcional. Não é válido em um agendamento ONCE, ONSTART, ONLOGON ou ONIDLE. Por padrão, os agendamentos não possuem data de término.
/s computador
Especifica o nome ou o endereço IP de um computador remoto (com ou sem barras invertidas). O padrão é o computador local.
/u [domínio\]usuário
Executa os comandos com as permissões da conta de usuário especificada. Por padrão, o comando é executado com as permissões do usuário conectado ao computador que está executando SchTasks.
/p senha
Especifica a senha da conta de usuário especificada no parâmetro /u. Este parâmetro é necessário quando o parâmetro /u é usado.
/ru {[domínio\]usuário | "System"}
Executa as tarefas com a permissão da conta de usuário especificada. Por padrão, a tarefa é executada com as permissões do usuário conectado ao computador que está executando SchTasks. Valor Descrição

[domínio\]usuário Especifica uma conta de usuário.
"System" ou "" Especifica a conta da Autoridade NT\Sistema, que é usada pelo sistema operacional.

/rp senha
Especifica a senha da conta de usuário que é fornecida no parâmetro /ru. Se você omite esse parâmetro quando especifica uma conta de usuário, o SchTasks.exe solicita a senha e obscurece o texto digitado. As tarefas executadas com permissões da conta da Autoridade NT\Sistema não exigem senha, a qual não é solicitada pelo SchTasks.exe.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Usando as opções de linha de comando /s, /u e /p
As opções de linha de comando /u e /p estão disponíveis somente quando você utiliza /s. É necessário utilizar /p com /u para fornecer a senha do usuário.


O SchTasks.exe não verifica localizações de arquivos de programas nem senhas de contas de usuário. Se você não inserir a localização de arquivo ou a senha correta da conta de usuário, a tarefa será criada, mas não executada. Além disso, se a senha de uma conta for alterada ou expirar e você não alterar a senha salva na tarefa, ela não será executada.
A conta da Autoridade NT\Sistema não possui direitos de logon interativo. Os usuários não vêem nem interagem com programas executados com permissões do sistema.
Cada tarefa executa somente um programa. No entanto, é possível criar um arquivo em lotes que inicia diversas tarefas e depois agendar uma tarefa que executa esse arquivo.
É possível testar uma tarefa assim que ela é criada. Use a operação run para testar a tarefa e depois verifique se há erros no arquivo SchedLgU.txt (raiz_do_sistema\SchedLgU.txt).
Sintaxe e exemplos de cada tipo de agendamento
Para exibir a sintaxe do comando, clique em um comando:

schtasks create minute

Sintaxe
schtasks /create /tn nome_da_tarefa /tr tarefa_executada /sc minute [/mo {1 - 1439}] [/st hora_de_início] [/sd data_de_início] [/ed data_de_término] [/s computador [/u [domínio\]usuário /p senha]] [/ru {[domínio\]usuário | "System"} [/rp senha]]

Exemplo
Para agendar a execução de uma tarefa a cada 20 minutos
O comando a seguir agenda a execução de um script de segurança, Sec.vbs, a cada 20 minutos. Como o comando não inclui uma data ou hora de início, a tarefa começa 20 minutos depois que o comando é concluído e, a partir de então, será executada a cada 20 minutos sempre que o computador estiver em execução. Observe que o arquivo de origem do script de segurança está localizado em um computador remoto, mas a tarefa está agendada e é executada no computador local.

schtasks /create /sc minute /mo 20 /tn "Script de segurança" /tr \\central\data\scripts\sec.vbs

Como resposta, o SchTasks.exe exibe uma mensagem explicando que a tarefa será executada com as permissões do usuário atual e solicita a senha desse usuário. Quando você digita a senha, o SchTasks.exe obscurece o texto digitado.


A tarefa será criada com o nome do usuário conectado no momento.
Digite a senha
************

Em seguida, o SchTasks.exe exibe uma mensagem indicando que a tarefa está agendada:

ÊXITO: A tarefa agendada "Script de segurança" foi criada com êxito.
Uma consulta mostra a tarefa agendada pelo comando:


Nome_da_tarefa Horário da próx. exec. Status
========================= ======================== ==============
Script de segurança 10:50:00 , 4/4/2001


schtasks create hourly

Sintaxe
schtasks /create /tn nome_da_tarefa /tr tarefa_executada /sc hourly [/mo {1 - 365}] [/st hora_de_início] [/sd data_de_início] [/ed data_de_término] [/s computer [/u [domínio\]usuário /p senha]] [/ru {[domínio\]usuário | "System"} [/rp senha]]

Exemplo
Para agendar um comando que é executado de hora em hora, cinco minutos depois da hora estabelecida
O comando a seguir agenda o programa Meu_apl para ser executado de hora em hora, começando à meia-noite e cinco. Como o parâmetro /mo é omitido, o comando usa o valor padrão do agendamento por hora, que é a cada (1) hora. Se este comando for emitido depois de 00:05, o programa só será executado no dia seguinte.

schtasks /create /sc hourly /st 00:05:00 /tn "Meu apl" /tr c:\apps\meu_apl.exe

Para agendar um comando que é executado a cada cinco horas
O comando a seguir agenda o programa Meu_apl para ser executado a cada cinco horas, começando em 1º de março de 2001. Ele utiliza o parâmetro /mo para especificar o intervalo e o parâmetro /sd para especificar a data de início. Como o comando não especifica uma hora de início, a hora atual é usada.

schtasks /create /sc hourly /mo 5 /sd 01/03/2001 /tn "Meu apl" /tr c:\apps\meu_apl.exe

schtasks create daily

Sintaxe
schtasks /create /tn nome_da_tarefa /tr tarefa_executada /sc daily [/mo {1 - 365}] [/st hora_de_início] [/sd data_de_início] [/ed data_de_término] [/s computador [/u [domínio\]usuário /p senha]] [/ru {[domínio\]usuário | "System"} [/rp senha]]

Exemplo
Para agendar uma tarefa que é executada diariamente
O exemplo a seguir agenda o programa Meu_apl para ser executado uma vez por dia, diariamente, às 8:00 até 31 de dezembro de 2001. Como ele omite o parâmetro /mo, o intervalo padrão de 1 é usado para executar o comando todos os dias.

schtasks /create /tn "Meu apl" /tr c:\apps\meu_apl.exe /sc daily /st 08:00:00 /ed 31/12/2001

Para agendar uma tarefa que é executada em dias intercalados
O exemplo a seguir agenda o programa Meu_apl para ser executado em dias intercalados às 13:00, começando em 31 de dezembro de 2001. O comando usa o parâmetro /mo para especificar um intervalo de dois (2) dias.

schtasks /create /tn "Meu apl" /tr c:\apps\meu_apl.exe /sc daily /mo 2 /st 13:00:00 /sd 31/12/2001

schtasks create weekly

Sintaxe
schtasks /create /tn nome_da_tarefa /tr tarefa_executada /sc weekly [/d {MON - SUN | *}] [/mo {1 - 52}] [/st hora_de_início] [/sd data_de_início] [/ed data_de_término] [/s computador [/u [domínio\]usuário /p senha]] [/ru {[domínio\]usuário | "System"} [/rp senha]]

Exemplo
Para agendar uma tarefa que é executada a cada seis semanas
O comando a seguir agenda o programa Meu_apl para ser executado em um computador remoto a cada seis semanas. Ele usa o parâmetro /mo para especificar o intervalo. Também utiliza o parâmetro /s para especificar o computador remoto e o parâmetro /ru para agendar a execução da tarefa com as permissões da conta de administrador do usuário. Como o parâmetro /rp é omitido, o SchTasks.exe solicita a senha da conta de administrador ao usuário.

Além disso, como o comando é executado remotamente, todos os caminhos nele mencionados, incluindo o do Meu_apl.exe, referem-se a caminhos no computador remoto.

schtasks /create /tn "Meu apl" /tr c:\apps\meu_apl.exe /sc weekly /mo 6 /s Servidor16 /ru Admin01

Para agendar uma tarefa que é executada em semanas intercaladas às sextas-feiras
O comando a seguir agenda uma tarefa para ser executada em sextas-feiras intercaladas. Ele utiliza o parâmetro /mo para especificar o intervalo de duas semanas e o parâmetro /d para especificar o dia da semana. Para agendar a execução de uma tarefa para todas as sextas-feiras, omita o parâmetro /mo ou defina-o como 1.

schtasks /create /tn "Meu apl" /tr c:\apps\meu_apl.exe /sc weekly /mo 2 /d FRI

schtasks create monthly

Sintaxe
Sintaxe do agendamento mensal genérico
schtasks /create /tn nome_da_tarefa /tr tarefa_executada /sc monthly [/mo {FIRST | SECOND | THIRD | FOURTH | LAST | LASTDAY] [/d {MON - SUN | 1 - 31}] [/m {JAN - DEC[,JAN - DEC...] | *}] [/st hora_de_início] [/sd data_de_início] [/ed data_de_término] [/s computador [/u [domínio\]usuário /p senha]] [/ru {[domínio\]usuário | "System"} [/rp senha]]
Sintaxe de uma semana específica
schtasks /create /tn nome_da_tarefa /tr tarefa_executada /sc monthly /mo {FIRST | SECOND | THIRD | FOURTH | LAST} /d {MON - SUN} [/m {JAN - DEC[,JAN - DEC...] | *}] [/st hora_de_início] [/sd data_de_início] [/ed data_de_término] [/s computador [/u [domínio\]usuário /p senha]] [/ru {[domínio\]usuário | "System"} [/rp senha]]
Sintaxe do último dia
schtasks /create /tn nome_da_tarefa /tr tarefa_executada /sc monthly /mo LASTDAY /m {JAN - DEC[,JAN - DEC...] | *} [/st hora_de_início] [/sd data_de_início] [/ed data_de_término] [/s computador [/u [domain\]usuário /p senha]] [/ru {[domínio\]usuário | "System"} [/rp senha]]
Sintaxe de uma data específica
schtasks /create /tn nome_da_tarefa /tr tarefa_executada /sc monthly /d {1 - 31} [/m {JAN - DEC[,JAN - DEC...] | *}] [/st hora_de_início] [/sd data_de_início] [/ed data_de_término] [/s computador [/u [domínio\]usuário /p senha]] [/ru {[domínio\]usuário | "System"} [/rp senha]]
Exemplos
Para agendar uma tarefa para o primeiro dia de cada mês
O comando a seguir agenda o programa Meu_apl para ser executado no primeiro dia de cada mês. Como o modificador padrão é nenhum (sem modificador), o dia padrão é 1º e o mês padrão é todo mês, o comando não precisa de parâmetros adicionais.

schtasks /create /tn "Meu apl" /tr c:\apps\meu_apl.exe /sc monthly

Para agendar uma tarefa para o último dia de cada mês
O comando a seguir agenda o programa Meu_apl para ser executado no último dia de cada mês. Ele utiliza o parâmetro /mo para especificar o último dia do mês e o parâmetro /m com o caractere curinga (*) para indicar que o programa seja executado no último dia de cada mês.

schtasks /create /tn "Meu apl" /tr c:\apps\meu_apl.exe /sc monthly /mo lastday /m *

Para agendar uma tarefa que é executada trimestralmente
O comando a seguir agenda o programa Meu_apl para ser executado trimestralmente. Ele utiliza o parâmetro /mo para especificar o intervalo.

schtasks /create /tn "Meu apl" /tr c:\apps\meu_apl.exe /sc monthly /mo 3

Para agendar uma tarefa para o segundo domingo de cada mês
O comando a seguir agenda o programa Meu_apl para ser executado no segundo domingo de cada mês. Ele utiliza o parâmetro /mo para especificar a segunda semana do mês e o parâmetro /d para especificar o dia.

schtasks /create /tn "Meu apl" /tr c:\apps\meu_apl.exe /sc monthly /mo SECOND /d SUN

Para agendar uma tarefa para os dias 15 de maio e 15 de junho
O comando a seguir agenda o programa Meu_apl para ser executado em 15 de maio e 15 de junho às 15:00. Ele utiliza o parâmetro /d para especificar a data e o parâmetro /m para especificar os meses. Também usa o parâmetro /st para especificar a hora de início.

schtasks /create /tn "Meu apl" /tr c:\apps\meu_apl.exe /sc monthly /d 15 /m MAY,JUN /st 15:00:00

schtasks create once

Sintaxe
schtasks /create /tn nome_da_tarefa /tr tarefa_executada /sc once /st hora_de_início /sd data_de_início [/s computador [/u [domínio\]usuário /p senha]] [/ru {[domínio\]usuário | "System"} [/rp senha]]

Exemplo
Para agendar uma tarefa que é executada uma vez
O comando a seguir agenda o programa Meu_apl para ser executado à meia-noite, em 1º de janeiro de 2002. Ele utiliza o parâmetro /ru para executar a tarefa com as permissões da conta de administrador do usuário e o parâmetro /rp para fornecer a senha dessa conta.

schtasks /create /tn "Meu apl" /tr c:\apps\meu_apl.exe /sc once /st 00:00:00 /sd 01/01/2002 /ru Admin23 /rp senh@D1

schtasks create onstart

Sintaxe
schtasks /create /tn nome_da_tarefa /tr tarefa_executada /sc onstart [/sd data_de_início] [/s computador [/u [domínio\]usuário /p senha]] [/ru {[domínio\]usuário | "System"} [/rp senha]]

Exemplo
Para agendar uma tarefa que é executada sempre que o sistema é iniciado
O comando a seguir agenda o programa Meu_apl para ser executado sempre que o sistema é iniciado, começando em 15 de março de 2001:

schtasks /create /tn "Meu apl" /tr c:\apps\meu_apl.exe /sc onstart /sd 15/03/2001

schtasks create onlogon

Sintaxe
schtasks /create /tn nome_da_tarefa /tr tarefa_executada /sc onlogon [/sd data_de_início] [/s computador [/u [domain\]usuário /p senha]] [/ru {[domínio\]usuário | "System"} [/rp senha]]

Exemplo
Para agendar uma tarefa que é executada quando um usuário faz logon em um computador remoto
O comando a seguir agenda um arquivo em lotes para ser executado sempre que um usuário (qualquer usuário) faz logon no computador remoto. Ele utiliza o parâmetro /s para especificar o computador remoto. Como o comando é remoto, todos os caminhos nele mencionados, incluindo o caminho para o arquivo em lotes, referem-se a um caminho no computador remoto.

schtasks /create /tn "Iniciar site da Web" /tr c:\myiis\webstart.bat /sc onlogon /s Servidor23

schtasks create onidle

Sintaxe
schtasks /create /tn nome_da_tarefa /tr tarefa_executada /sc onidle /itempo_ocioso [/sd data_de_in'ício] [/s computador [/u [domínio\]usuário /p senha]] [/ru {[domínio\]usuário | "System"} [/rp senha]]

Exemplo
Para agendar uma tarefa que é executada sempre que o computador está ocioso
O comando a seguir agenda o programa Meu_apl para ser executado sempre que o computador está ocioso. Ele utiliza o parâmetro /i obrigatório para especificar que o computador deve permanecer ocioso por dez minutos antes do início da tarefa.

schtasks /create /tn "Meu apl" /tr c:\apps\meu_apl.exe /sc onidle /i 10

Mais exemplos
Clique no nome do exemplo para exibi-lo:

Para criar uma tarefa que é executada com permissões do sistema

O comando a seguir agenda o programa Meu_apl para ser executado com permissões da conta da Autoridade NT\Sistema. Neste exemplo, a tarefa é agendada para ser executada no primeiro dia de cada mês, mas é possível usar qualquer tipo de agendamento para uma tarefa executada com permissões do sistema.

O comando utiliza o parâmetro /ru "System" para especificar o contexto de segurança do sistema. Como as tarefas do sistema não utilizam senhas, o parâmetro /rp é omitido.

schtasks /create /tn "Meu apl" /tr c:\apps\meu_apl.exe /sc monthly /d 1 /ru "System"

Como resposta, o SchTasks.exe exibe uma mensagem informativa e uma mensagem de êxito. Ele não solicita uma senha.


INFO: A tarefa será criada com o nome de usuário ("AUTORIDADE NT\SISTEMA").
ÊXITO: A tarefa agendada "Meu apl" foi criada corretamente.

Para criar uma tarefa que executa mais de um programa

Cada tarefa executa somente um programa. No entanto, é possível criar um arquivo em lotes que executa vários programas e agendar uma tarefa para executar esse arquivo. O procedimento a seguir demonstra esse método:

Crie um arquivo em lotes que inicie os programas a serem executados.
Neste exemplo, você pode criar um arquivo em lotes que inicie Visualizar eventos (Eventvwr.exe) e Monitor do sistema (Perfmon.exe).

Abra um editor de texto, como o Bloco de notas.
Digite o nome e o caminho totalmente qualificado para o arquivo executável de cada programa. Neste caso, o arquivo inclui as instruções a seguir.
C:\Windows\System32\Eventvwr.exe
C:\Windows\System32\Perfmon.exe

Salve o arquivo como Meus_apls.bat.
Use o SchTasks.exe para criar uma tarefa que execute Meus_apls.bat.
O comando a seguir cria a tarefa Monitoramento, que é executada sempre que um usuário faz logon. Ele utiliza o parâmetro /tn para nomear a tarefa e o parâmetro /tr para executar Meus_apls.bat. Além disso, usa o parâmetro /sc para indicar o tipo de agendamento OnLogon e o parâmetro /ru para especificar a conta de administrador.

schtasks /create /tn Monitoramento /tr C:\Meus_apls.bat /sc onlogon /ru Reskit\Administrador

Em decorrência desse comando, sempre que um usuário faz logon no computador, a tarefa inicia Visualizar eventos e Monitor do sistema.

schtasks change

Altera uma ou mais destas propriedades de uma tarefa.

O programa que a tarefa executa (/tr).
A conta de usuário com a qual a tarefa é executada (/ru).
A senha da conta de usuário (/rp).
Sintaxe
schtasks /change /tn nome_da_tarefa [/s computador [/u [domínio\]usuário /p senha]] [/tr tarefa_executada] [/ru [domínio\]usuário | "System"] [/rp senha]

Parâmetros
/tn nome_da_tarefa
Identifica a tarefa a ser alterada. Digite o nome da tarefa.
/s computador
Especifica o nome ou o endereço IP de um computador remoto (com ou sem barras invertidas). O padrão é o computador local.
/u [domínio\]usuário
Executa os comandos com as permissões da conta de usuário especificada. Por padrão, o comando é executado com as permissões do usuário conectado ao computador que está executando SchTasks.
/p senha
Especifica a senha da conta de usuário especificada no parâmetro /u. Este parâmetro é necessário quando o parâmetro /u é usado.
/tr tarefa_executada
Altera o programa executado pela tarefa. Digite o caminho totalmente qualificado e o nome de um arquivo executável, arquivo de script ou arquivo em lotes. Se você omite o caminho, o SchTasks.exe pressupõe que o arquivo está na pasta raiz_do_sistema\System32. O programa especificado substitui o programa original executado pela tarefa.
/ru [domínio\]usuário | "System"
Altera a conta de usuário da tarefa. Valor Descrição
[domínio\]usuário Especifica uma conta de usuário.
"System" ou "" Especifica a conta da Autoridade NT\Sistema, que é usada pelo sistema operacional.

Quando você alterar a conta de usuário, altere também a respectiva senha. Se um comando possui um parâmetro /ru, mas não um parâmetro /rp, o SchTasks.exe solicita uma nova senha e obscurece o texto digitado.

As tarefas executadas com permissões da conta da Autoridade NT\Sistema não exigem senha, a qual não é solicitada pelo SchTasks.exe.

/rp senha
Altera a senha da conta da tarefa. Digite a nova senha.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Usando as opções de linha de comando /s, /u e /p
As opções de linha de comando /u e /p estão disponíveis somente quando você utiliza /s. É necessário utilizar /p com /u para fornecer a senha do usuário.


Os parâmetros /tn e /s identificam a tarefa. Os parâmetros /tr, /ru e /rp especificam propriedades da tarefa que você pode alterar.
Um comando que utiliza a operação change precisa alterar pelo menos uma propriedade da tarefa.
A conta da Autoridade NT\Sistema não possui direitos de logon interativo. Os usuários não vêem e não podem interagir com programas executados com permissões do sistema.
Exemplos
Para alterar o programa executado por uma tarefa
O comando a seguir altera o programa que a tarefa Verificação de vírus executa, de Verificação_de_vírus.exe para Verificação_de_vírus2.exe. Esse comando usa o parâmetro /tn para identificar a tarefa e o parâmetro /tr para especificar o novo programa da tarefa. (Não é possível alterar o nome da tarefa.)

schtasks /change /tn "Verificação de vírus" /tr C:\Verificação_de_vírus2.exe

Como resposta, o SchTasks.exe exibe a seguinte mensagem de êxito:

ÊXITO: O parâmetro da tarefa agendada "Verificação de vírus" foi alterado.
Em decorrência desse comando, a tarefa Verificação de vírus agora executa o Verificação_de_vírus2.exe.

Para alterar a senha de uma tarefa remota
O comando a seguir altera a senha da conta de usuário da tarefa Lembrar_me no computador remoto, Serv01. Ele utiliza o parâmetro /tn para identificar a tarefa e o parâmetro /s para especificar o computador remoto. Além disso, usa o parâmetro /rp para especificar a nova senha, senh@3.

Esse procedimento é necessário sempre que a senha de uma conta de usuário expira ou é alterada. Se a senha salva em uma tarefa não for mais válida, a tarefa não será executada.

schtasks /change /tn Lembrar_me /s Serv01 /rp senh@3

Como resposta, o SchTasks.exe exibe a seguinte mensagem de êxito:

ÊXITO: O parâmetro da tarefa agendada "Lembrar_me" foi alterado.
Em decorrência desse comando, a tarefa Lembrar_me agora é executada com a conta de usuário original, mas com uma nova senha.

Para alterar o programa e a conta de usuário de uma tarefa
O comando a seguir altera o programa executado por uma tarefa e altera a conta de usuário com a qual a tarefa é executada. Essencialmente, ele utiliza um agendamento antigo para uma nova tarefa. Altera a tarefa Bloco_de_notas, que inicia o Bloco_de_notas.exe todas as manhãs às 9:00, para iniciar o Internet Explorer.

O comando usa o parâmetro /tn para identificar a tarefa. Também utiliza o parâmetro /tr para alterar o programa executado pela tarefa e o parâmetro /ru para alterar a conta de usuário com a qual a tarefa é executada.

O parâmetro /rp, que fornece a senha da conta de usuário, é omitido. Você precisa fornecer uma senha para a conta, mas pode usar o parâmetro /rp e digitar a senha em texto não criptografado, ou aguardar que o SchTasks.exe solicite uma senha e, em seguida, digitá-la em texto obscurecido.

schtasks /alterar /tn Bloco_de_notas /tr "c:\Arquivos de programas\Internet Explorer\iexplore.exe" /ru DomínioX\Admin01

Como resposta, o SchTasks.exe solicita a senha da conta de usuário. Ele obscurece o texto digitado de modo que a senha não fique visível.

Digite a senha de DomínioX\Admin01: *********
Observe que o parâmetro /tn identifica a tarefa e os parâmetros /tr e /ru alteram as suas propriedades. Não é possível usar outro parâmetro para identificar a tarefa e não é possível alterar o nome da tarefa.

Como resposta, o SchTasks.exe exibe a seguinte mensagem de êxito:

ÊXITO: O parâmetro da tarefa agendada "Bloco_de_notas" foi alterado.
Em decorrência desse comando, a tarefa Lembrar_me agora é executada com a conta de usuário original, mas com uma nova senha.

Para alterar um programa para a conta do sistema
O comando a seguir altera a tarefa Script_de_segurança para que seja executada com permissões da conta da Autoridade NT\Sistema. Ele utiliza o parâmetro /ru "" para indicar a conta do sistema.

schtasks /change /tn Script_de_segurança /ru ""

Como resposta, o SchTasks.exe exibe a seguinte mensagem de êxito:

ÊXITO: O parâmetro da tarefa agendada "Script_de_segurança" foi alterado.
Como as tarefas executadas com permissões da conta do sistema não exigem senha, o SchTasks.exe não a solicita.

schtasks run

Inicia uma tarefa agendada imediatamente. A operação run ignora o agendamento, mas utiliza a localização do arquivo de programa, a conta de usuário e a senha salvas na tarefa para executá-la imediatamente.

Sintaxe
schtasks /run /tn nome_da_tarefa [/s computador [/u [domínio\]usuário /p senha]] /?

Parâmetros
/tn nome_da_tarefa
Identifica a tarefa. Este parâmetro é obrigatório.
/s computador
Especifica o nome ou o endereço IP de um computador remoto (com ou sem barras invertidas). O padrão é o computador local.
/u [domínio\]usuário
Executa os comandos com as permissões da conta de usuário especificada. Por padrão, o comando é executado com as permissões do usuário conectado ao computador que está executando SchTasks.
/p senha
Especifica a senha da conta de usuário especificada no parâmetro /u. Este parâmetro é necessário quando o parâmetro /u é usado.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Usando as opções de linha de comando /s, /u e /p
As opções de linha de comando /u e /p estão disponíveis somente quando você utiliza /s. É necessário utilizar /p com /u para fornecer a senha do usuário.


Use esta operação para testar tarefas. Se uma tarefa não for executada, verifique se há erros no log de transações do serviço agendador de tarefas, raiz_do_sistema\SchedLgU.txt.
A execução de uma tarefa não afeta o seu agendamento nem altera o horário da próxima execução agendado para a tarefa.
Para executar uma tarefa remotamente, ela precisa ser agendada no computador remoto. Quando você a executa, a tarefa é executada somente no computador remoto. Para verificar se uma tarefa está sendo executada em um computador remoto, use o log de transações do Gerenciador de tarefas ou do Agendador de tarefas, raiz_do_sistema\SchedLgU.txt.
Exemplos
Para executar uma tarefa no computador local
O comando a seguir inicia a tarefa "Script de segurança".

schtasks /run /tn "Script de segurança"

Como resposta, o SchTasks.exe inicia o script associado à tarefa e exibe a seguinte mensagem:

ÊXITO: A tarefa agendada "Script de segurança" está sendo executada ......
Para executar uma tarefa em um computador remoto
O comando a seguir inicia a tarefa Atualização em um computador remoto, Serv01:

schtasks /run /tn Atualização /s Serv01

Nesse caso, o SchTasks.exe exibe a seguinte mensagem de erro:

Erro: Não é possível executar a tarefa agendada "Atualização".
Para descobrir a causa do erro, consulte o log de transações de tarefas agendadas, C:\Windows\SchedLgU.txt no Serv01. Nesse caso, a seguinte entrada será exibida no log:


"Atualização.job" (atualização.exe) 26/3/2001 13:15:46 ** ERRO **
Falha na tentativa de logon na conta associada à tarefa. A tarefa não foi executada.
O erro específico é:
0x8007052e: Falha de logon: nome de usuário desconhecido ou senha inválida.
Verifique se o nome de execução e a senha da tarefa são válidos e tente novamente.

Aparentemente, o nome de usuário ou a senha da tarefa não é válido no sistema. O comando a seguir schtasks /change atualiza o nome de usuário e a senha da tarefa Atualização no Serv01:

schtasks /change /tn Atualização /s Serv01 /ru Administrador /rp Senh@3

Depois que o comando change é concluído, o comando run é executado novamente. Dessa vez, o programa Atualização.exe é iniciado e o SchTasks.exe exibe a seguinte mensagem:

ÊXITO: A tarefa agendada "Atualização" está sendo executada......
schtasks end

Interrompe um programa iniciado por uma tarefa.

Sintaxe
schtasks /end /tn nome_da_tarefa [/s computador [/u [domínio\]usuário /p senha]] /?

Parâmetros
/tn nome_da_tarefa
Identifica a tarefa que iniciou o programa. Este parâmetro é obrigatório.
/s computador
Especifica o nome ou o endereço IP de um computador remoto (com ou sem barras invertidas). O padrão é o computador local.
/u [domínio\]usuário
Executa os comandos com as permissões da conta de usuário especificada. Por padrão, o comando é executado com as permissões do usuário conectado ao computador que está executando SchTasks.
/p senha
Especifica a senha da conta de usuário especificada no parâmetro /u. Este parâmetro é necessário quando o parâmetro /u é usado.
/?
Exibe ajuda.
Comentários
Usando as opções de linha de comando /s, /u e /p
As opções de linha de comando /u e /p estão disponíveis somente quando você utiliza /s. É necessário utilizar /p com /u para fornecer a senha do usuário.


O SchTasks.exe finaliza somente as instâncias de um programa iniciadas por uma tarefa agendada. Para interromper outros processos, utilize o TaskKill, uma ferramenta incluída no Windows XP Professional. Para obter mais informações sobre o TaskKill, consulte Taskkill.
Exemplos
Para finalizar uma tarefa em um computador local
O comando a seguir interrompe a instância do Bloco_de_notas.exe iniciada pela tarefa Meu Bloco de notas:

schtasks /end /tn "Meu Bloco de notas"

Como resposta, o SchTasks.exe interrompe a instância do Bloco_de_notas.exe iniciada pela tarefa e exibe a seguinte mensagem de êxito:

ÊXITO: A tarefa agendada "Meu Bloco de notas" foi finalizada com êxito.
Para finalizar uma tarefa em um computador remoto
O comando a seguir interrompe a instância do Internet Explorer iniciada pela tarefa InternetOn no computador remoto Serv01:

schtasks /end /tn InternetOn /s Serv01

Como resposta, o SchTasks.exe interrompe a instância do Internet Explorer iniciada pela tarefa e exibe a seguinte mensagem de êxito:

ÊXITO: A tarefa agendada "InternetOn" foi finalizada com êxito.
schtasks delete

Exclui uma tarefa agendada.

Sintaxe
schtasks /delete /tn {nome_da_tarefa | *} [/f] [/s computador [/u [domínio\]usuário /p senha]] [/?]

Parâmetros
/tn {nome_da_tarefa | *}
Identifica a tarefa que está sendo excluída. Este parâmetro é obrigatório. Valor Descrição
nome_da_tarefa Exclui a tarefa nomeada.
* Exclui todas as tarefas agendadas no computador.

/f
Elimina a mensagem de confirmação. A tarefa é excluída sem aviso.
/s computador
Especifica o nome ou o endereço IP de um computador remoto (com ou sem barras invertidas). O padrão é o computador local.
/u [domain\]user
Executa os comandos com as permissões da conta de usuário especificada. Por padrão, o comando é executado com as permissões do usuário conectado ao computador que está executando SchTasks.
/p senha
Especifica a senha da conta de usuário especificada no parâmetro /u. Este parâmetro é necessário quando o parâmetro /u é usado.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Usando as opções de linha de comando /s, /u e /p
As opções de linha de comando /u e /p estão disponíveis somente quando você utiliza /s. É necessário utilizar /p com /u para fornecer a senha do usuário.


A operação delete exclui a tarefa do agendamento. Não exclui o programa executado pela tarefa nem interrompe um programa em execução.
O comando delete * exclui todas as tarefas agendadas no computador, e não somente aquelas agendadas pelo usuário atual.
Exemplos
Para excluir uma tarefa do agendamento de um computador remoto
O comando a seguir exclui a tarefa "Iniciar mensagem" do agendamento de um computador remoto. Ele utiliza o parâmetro /s para identificar o computador remoto.

schtasks /delete /tn "Iniciar mensagem" /s Serv16

Como resposta, o SchTasks.exe exibe a mensagem de confirmação a seguir. Para excluir a tarefa, digite s. Para cancelar o comando, digite n:

AVISO: Tem certeza de que deseja remover a tarefa "Iniciar mensagem" (S/N )? s
ÊXITO: A tarefa agendada "Iniciar mensagem" foi excluída com êxito.
Para excluir todas as tarefas agendadas no computador local
O comando a seguir exclui todas as tarefas do agendamento do computador local, incluindo as agendadas por outros usuários. Ele utiliza o parâmetro /tn * para representar todas as tarefas no computador e o parâmetro /f para suprimir a mensagem de confirmação.

schtasks /delete /tn * /f

Como resposta, o SchTasks.exe exibe as mensagens de êxito a seguir, indicando que a única tarefa agendada, Script_de_segurança, foi excluída.

ÊXITO: A tarefa agendada "Script_de_segurança" foi excluída com êxito.
schtasks query

Exibe todas as tarefas agendadas para execução no computador, incluindo aquelas agendadas por outros usuários.

Sintaxe
schtasks [/query] [/fo {TABLE | LIST | CSV}] [/nh] [/v] [/s computador [/u [domínio\]usuário /p senha]]

Parâmetros
[/query]
O nome da operação é opcional. Se você digitar schtasks sem parâmetros, uma consulta será realizada.
/fo {TABLE | LIST | CSV}
Especifica o formato da saída. TABLE é o padrão.
/nh
Omite cabeçalhos de coluna da exibição da tabela. Este parâmetro é válido com os formatos de saída TABLE e CSV.
/v
Adiciona propriedades avançadas de tarefas à exibição.
As consultas que utilizam /v devem ser formatadas como LIST ou CSV.

/s computador
Especifica o nome ou o endereço IP de um computador remoto (com ou sem barras invertidas). O padrão é o computador local.
/u [domain\]user
Executa os comandos com as permissões da conta de usuário especificada. Por padrão, o comando é executado com as permissões do usuário conectado ao computador que está executando SchTasks.
/p senha
Especifica a senha da conta de usuário especificada no parâmetro /u. Este parâmetro é necessário quando o parâmetro /u é usado.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Usando as opções de linha de comando /s, /u e /p
As opções de linha de comando /u e /p estão disponíveis somente quando você utiliza /s. É necessário utilizar /p com /u para fornecer a senha do usuário.


A operação query lista todas as tarefas agendadas no computador, não somente aquelas agendadas pelo usuário atual.
Exemplos
Para exibir as tarefas agendadas no computador local
Os comandos a seguir exibem todas as tarefas agendadas no computador local. Eles geram o mesmo resultado e podem ser usados de forma intercambiável.

schtasks

schtasks /query

Como resposta, o SchTasks.exe exibe as tarefas no formato de tabela simples padrão, conforme mostrado nesta tabela:


Nome_da_tarefa Horário da próx. exec. Status
========================= ======================== ==============
Microsoft Outlook No logon
Script_de_segurança 14:42:00 , 4/2/2001

Para exibir tarefas agendadas com propriedades avançadas
O comando a seguir solicita uma exibição detalhada das tarefas no computador local. Ele utiliza o parâmetro /v para solicitar uma exibição detalhada (modo detalhado) e o parâmetro /fo LIST para formatar a exibição como uma lista de modo a facilitar a leitura. É possível usar esse comando para verificar se uma tarefa criada possui o padrão de recorrência pretendido.

schtasks /query /fo LIST /v

Como resposta, o SchTasks.exe exibe uma lista detalhada de propriedades de todas as tarefas. A exibição a seguir mostra a lista de uma tarefa agendada para ser executada às 4:00 na última sexta-feira de cada mês:


Nome_do_host: RESKIT01
Nome_da_tarefa: Script_de_segurança
Horário da próxima execução: 4:00:00 , 30/3/2001
Status: Ainda não executada
Horário da última execução: Nunca
Último resultado: 0
Criador: usuário01
Agendamento: Às 4:00 na última sexta-feira de cada mês, a partir de 24/3/2001
Tarefa a ser executada: C:\WINDOWS\system32\bloco_de_notas.exe
Iniciar em: bloco_de_notas.exe
Comentário: N/D
Estado da tarefa agendada: Ativado
Tipo agendado: Mensal
Modificador: Last FRIDAY
Hora de início: 4:00:00
Data de início: 3/24/2001
Data de término: N/D
Dias: FRIDAY
Meses: JAN,FEB,MAR,APR,MAY,JUN,JUL,AUG,SEP,OCT,NOV,DEC
Executar como usuário: RESKIT\usuário01
Excluir tarefa se não for reagendada: Ativado
Interromper tarefa se for executada por X horas e X minutos: 72:0
Repetir: Até hora: Desativado
Repetir: Duração: Desativado
Repetir: Interromper se ainda estiver em execução: Desativado
Ocioso: Hora de início(do tipo agendado IDLE): Desativado
Ocioso: Iniciar somente se estiver ocioso por X minutos: Desativado
Ocioso: Se não estiver ocioso, tentar novamente por X minutos: Desativado
Ocioso: Interromper tarefa se o estado ocioso terminar: Desativado
Gerenciamento de energia: Não iniciar se estiver usando baterias: Desativado
Gerenciamento de energia: Interromper no modo de bateria: Desativado

Para registrar tarefas agendadas em um computador remoto
O comando a seguir solicita uma lista de tarefas agendadas em um computador remoto e as adiciona a um arquivo de log separado por vírgulas no computador local. É possível usar esse formato de comando para reunir e controlar tarefas que estão agendadas em diversos computadores.

O comando utiliza o parâmetro /s para identificar o computador remoto, Reskit16, o parâmetro /fo para especificar o formato e o parâmetro /nh para eliminar os cabeçalhos de coluna. O símbolo de inclusão >> redireciona a saída para o log de tarefa, p0102.csv, no computador local, Serv01. Como o comando é executado no computador remoto, o caminho do computador local precisa ser totalmente qualificado.

schtasks /query /s Reskit16 /fo csv /nh >> \\svr01\data\tasklogs\p0102.csv

Como resposta, o SchTasks.exe adiciona as tarefas agendadas no computador Reskit16 ao arquivo p0102.csv no computador local, Serv01.

Comentários
O SchTasks.exe realiza operações semelhantes às executadas em Tarefas agendadas no Painel de controle. Você pode usar qualquer uma dessas ferramentas para criar, excluir ou exibir tarefas agendadas.
Se você digitar schtasks sem nenhum parâmetro, será realizada uma consulta.
O usuário precisa fazer parte do grupo Administradores no computador afetado pelo comando.
Para verificar se uma tarefa agendada foi executada ou para saber a razão pela qual ela não foi executada, consulte o log de transações do serviço agendador de tarefas, raiz_do_sistema\SchedLgU.txt. Esse log registra as tentativas de execução iniciadas por todas as ferramentas que utilizam o serviço, incluindo Tarefas agendadas e SchTasks.exe.
Em raras ocasiões, os arquivos de tarefa são corrompidos. As tarefas corrompidas não são executadas. Quando você tenta executar uma operação em tarefas corrompidas, o SchTasks.exe exibe a seguinte mensagem de erro:
ERRO: Os dados são inválidos.
Não é possível recuperar tarefas corrompidas. Para restaurar os recursos de agendamento de tarefas do sistema, use o SchTasks.exe ou Tarefas agendadas para excluir as tarefas do sistema e reagendá-las.

O SchTasks.exe substitui At.exe, uma ferramenta incluída em versões anteriores do Windows.

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •