Ferramentas de Linha de Comando

Comando Runas


( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Runas


Permite que um usuário execute ferramentas e programas específicos com permissões diferentes das fornecidas pelo logon atual do usuário.

Sintaxe
runas [{/profile|/noprofile}] [/env] [/netonly] [/smartcard] [/showtrustlevels] [/trustlevel] /user:nome_da_conta_de_usuário program

Parâmetros
/profile
Carrega o perfil do usuário. /profile é o padrão.
/no profile
Especifica que o perfil do usuário não será carregado. Isso permite que o aplicativo seja carregado com mais rapidez, mas também pode causar problemas no funcionamento de alguns aplicativos.
/env
Especifica que o ambiente de rede atual seja usado em vez do ambiente local do usuário.
/netonly
Indica que as informações de usuário especificadas são apenas para acesso remoto.
/smartcard
Indica se as credenciais serão fornecidas por um cartão inteligente.
/showtrustlevels
Lista as opções de /trustlevel.
/trustlevel
Especifica o nível de autorização no qual o aplicativo será executado. Use /showtrustlevels para exibir os níveis de confiança disponíveis.
/user:nome_da_conta_de_usuário
Especifica o nome da conta de usuário na qual o programa será executado. O formato dessa conta deve ser usuário@domínio ou domínio\usuário.
program
Especifica o programa ou comando a ser executado usando a conta especificada em /user.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Recomenda-se que os administradores usem uma conta com permissões restritas para executar tarefas de rotina e não administrativas, e utilizem uma conta com permissões mais amplas somente para realizar tarefas administrativas específicas. Para fazer isso sem precisar fazer logoff e logon novamente, faça logon com uma conta de usuário regular e use o comando runas para executar as ferramentas que exijam as permissões mais abrangentes.
Para obter exemplos do uso do comando runas, consulte Tópicos relacionados.
O uso de runas não está restrito a contas do administrador, embora este seja o uso mais comum. Qualquer usuário com várias contas pode utilizar runas para executar um programa, console do MMC ou item do Painel de controle com credenciais alternativas.
Se você deseja usar a conta Administrador em seu computador, para o parâmetro /user:, digite uma das seguintes opções:
/user:nome_da_conta_de_administrador@nome_do_computador

/user:nome_do_computador\nome_da_conta_de_administrador

Se deseja usar este comando como um administrador de domínio, digite uma destas opções:
/user:nome_da_conta_de_administrador@nome_do_domínio

/user:nome_do_domínio\nome_da_conta_de_administrador

Com o comando runas, é possível executar programas (*.exe), consoles do MMC (*.msc) salvos, atalhos para programas e consoles do MMC salvos, bem como itens do Painel de controle. Você pode executá-los como um administrador enquanto estiver conectado a seu computador como um membro de um outro grupo, como Usuários ou Usuários avançados.
É possível usar o comando runas para iniciar qualquer programa, console do MMC ou item do Painel de controle. Contanto que você forneça as informações de conta de usuário e senha apropriadas, a conta de usuário poderá fazer logon no computador, e o programa, console do MMC ou item do Painel de controle estarão disponíveis no sistema e para a conta de usuário.
Com o comando runas, é possível administrar um servidor em outra floresta (o computador a partir do qual você executa uma ferramenta e o servidor administrado por você estão em domínios diferentes).
Se você tentar iniciar um programa, console do MMC ou item do Painel de controle de um local de rede usando runas, poderá ocorrer falha no comando porque as credenciais para conectar-se ao compartilhamento de rede são diferentes das usadas para iniciar o programa. Talvez as últimas credenciais possam não dar acesso ao mesmo compartilhamento de rede.
Alguns itens, como a pasta Impressoras e itens da área de trabalho, são abertos indiretamente e não podem ser iniciados com o comando runas.
Se houver falha no comando runas, o serviço Logon secundário poderá não estar em execução ou a conta de usuário que você está usando poderá não ser válida. Para verificar o status desse serviço, em Gerenciamento do computador, clique em Serviços e aplicativos e, em seguida, clique em Serviços. Para testar a conta de usuário, tente fazer logon no domínio apropriado usando a conta.
Exemplos
Para iniciar uma ocorrência do prompt de comando como um administrador no computador local, digite:

runas /user:nome_do_computador_local\administrator cmd
Quando solicitado, digite a senha do administrador.

Para iniciar uma ocorrência do snap-in de Gerenciamento do computador usando uma conta de administrador de domínio denominada companydomain\domainadmin, digite:

runas /user:companydomain\domainadmin "mmc %windir%\system32\compmgmt.msc"
Quando solicitado, digite a senha da conta.

Para iniciar uma ocorrência do Bloco de notas usando uma conta de administrador de domínio denominada user em um domínio denominado domain.microsoft.com, digite:

runas /user:user@domain.microsoft.com "notepad meu_arquivo.txt"
Quando solicitado, digite a senha da conta.

Para iniciar uma ocorrência de uma janela do prompt de comando, console de MMC salvo, item do Painel de controle ou programa que administrará um servidor em outra floresta, digite:

runas /netonly /user:domínio\nome_do_usuário "comando"
domínio\nome_do_usuário deve ser um usuário com permissões suficientes para administrar o servidor. Quando solicitado, digite a senha da conta.

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •