Ferramentas de Linha de Comando

Comando Replace


( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Replace


Substitui arquivos da pasta de destino por arquivos da pasta de origem que possuem o mesmo nome. Você também pode usar replace para adicionar nomes de arquivo exclusivos à pasta de destino.

Sintaxe
replace [unidade1:][caminho1] nome_do_arquivo [unidade2:][caminho2] [/a] [/p] [/r] [/w]

replace [unidade1:][caminho1] nome_do_arquivo [unidade2:][caminho2] [/p] [/r] [/s] [/w] [/u]

Parâmetros
[unidade1:][caminho1] nome_do_arquivo
Especifica o local e o nome do arquivo ou conjunto de arquivos de origem.
[unidade2:][caminho2]
Especifica o local do arquivo de destino. Não é possível especificar um nome de arquivo para os arquivos a serem substituídos. Se você não especificar uma unidade ou uma pasta, replace utilizará a unidade e a pasta atuais como destino.
/a
Adiciona novos arquivos à pasta de destino em vez de substituir os arquivos existentes. Não é possível utilizar esta opção de linha de comando com a opção /s ou /u.
/p
Solicita confirmação antes de substituir um arquivo de destino ou adicionar um arquivo de origem.
/r
Substitui arquivos somente leitura e arquivos não protegidos. Se você não especificar esta opção de linha de comando, mas tentar substituir um arquivo somente leitura, ocorrerá um erro e a operação de substituição será interrompida.
/w
Espera a inserção de um disco antes que replace comece a pesquisar arquivos de origem. Se você não especificar /w, o comando replace começará a substituir ou adicionar arquivos imediatamente depois que pressionar ENTER.
/s
Pesquisa todas as subpastas da pasta de destino e substitui os arquivos coincidentes. Não é possível utilizar a opção de linha de comando /s com a opção /a. O comando replace não pesquisa as subpastas especificadas em caminho1.
/u
Substitui (atualiza) somente os arquivos da pasta de destino que forem mais antigos do que aqueles da pasta de origem. Não é possível utilizar a opção de linha de comando /u com a opção /a.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Mensagens do comando replace
Conforme replace adiciona ou substitui arquivos, os nomes de arquivo são exibidos na tela. Depois que o comando replace termina, uma linha de resumo é exibida em um dos seguintes formatos:

nnn arquivos adicionados
nnn arquivos substituídos

nenhum arquivo adicionado
nenhum arquivo substituído

Substituindo arquivos em disquetes
Se estiver usando disquetes e precisar trocá-los durante a operação do comando replace, você poderá especificar a opção de linha de comando /w de modo que esse comando espere a troca, quando for necessário.

Limitações do comando replace
Não é possível utilizar o comando replace para atualizar arquivos ocultos ou de sistema. Para obter informações sobre como alterar atributos ocultos e de sistema, clique em attrib na lista Tópicos relacionados.

Códigos de saída do comando replace
A lista a seguir mostra cada código de saída e uma descrição resumida do seu significado:

Código de saída Descrição
0 O comando replace substituiu ou adicionou os arquivos com êxito.
1 O comando replace encontrou uma versão incorreta do MS-DOS.
2 O comando replace não pôde localizar os arquivos de origem.
3 O comando replace não pôde localizar o caminho de origem ou destino.
5 O usuário não tem acesso aos arquivos que você deseja substituir.
8 A memória do sistema é insuficiente para executar o comando.
11 O usuário utilizou a sintaxe incorreta na linha de comando.


É possível usar o parâmetro errorlevel na linha de comando if de um programa em lotes para processar códigos de saída retornados por replace. Para obter um exemplo de um programa em lotes que processa códigos de saída, clique em if na lista Tópicos relacionados.

Exemplos
Suponha que diversas pastas na unidade C contenham versões diferentes de um arquivo denominado Telefones.cli, o qual possui nomes e telefones de clientes. Para substituir esses arquivos pela última versão do arquivo Telefones.cli do disco na unidade A, digite:

replace a:\telefones.cli c:\ /s

Para adicionar novos dispositivos de impressora a uma pasta na unidade C denominada Ferramentas, que já contém vários arquivos de dispositivo de impressora, para um processador de textos:

replace a:*.prd c:\ferramentas /a

Este comando pesquisa na pasta atual na unidade A arquivos que tenham a extensão .prd e os adiciona à pasta Ferramentas na unidade C. Como a opção de linha de comando /a foi incluída, replace adiciona somente os arquivos da unidade A que não existem na unidade C.

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •