Ferramentas de Linha de Comando

Comando Rcp


( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Rcp


Copia arquivos entre um computador com o Windows XP e um sistema que esteja executando o rshd, o serviço de shell remoto (daemon). O Windows XP e o Windows 2000 não oferecem o serviço rshd. Usado sem parâmetros, rcp exibe ajuda.

Sintaxe
rcp [{-a | -b}] [-h] [-r] [host][.usuário:] [origem] [host][.usuário:] [caminho\destino]

Parâmetros
-a
Especifica o modo de transferência ASCII. Esse modo converte os caracteres de fim de linha em um retorno de carro para UNIX e um retorno de carro/avanço de linha para computadores. Esse é o modo de transferência padrão.
-b
Especifica o modo de transferência de imagem binária. Nenhuma conversão de retorno de carro/avanço de linha é executada.
-h
Transfere arquivos de origem marcados com o atributo oculto para o computador que executa o Windows XP. Caso contrário, os arquivos ocultos não serão copiados.
-r
Copia recursivamente o conteúdo de todas as subpastas da origem para o destino.
host
Especifica o host local ou remoto. Se o host for especificado como um endereço IP ou se o nome do host contiver pontos (.), especifique o usuário.
usuário
Especifica o nome do usuário. Se esse nome for omitido, será usado o nome do usuário conectado no momento.
origem
Especifica os arquivos a serem copiados.
caminho\destino
Especifica o caminho referente à pasta de logon no host remoto. Utilize os caracteres de escape barra invertida (\), aspas (") ou apóstrofo (') em caminhos remotos para usar caracteres curinga no host remoto. Se diversos arquivos de origem forem especificados, o destino será uma pasta.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Transferências de terceiros
Também é possível usar o comando rcp, que é um comando de conectividade, para transferências de terceiros. Você pode executá-lo de um computador com o Windows XP para copiar arquivos entre dois outros computadores que estejam executando o rshd. O daemon rshd está disponível em computadores UNIX; dessa forma, em uma transferência de terceiros, o computador com o Windows XP pode participar apenas como o sistema do qual os comandos são executados.

Usando o parâmetro -r
É necessário que origem e caminho\destino sejam pastas. No entanto, você poderá usar -r sem recursão se a origem não for uma pasta.

Usando os parâmetros origem e caminho\destino
Se o nome de arquivo não começa com uma barra diagonal (/) para UNIX ou uma barra invertida (\) para o Windows XP, pressupõe-se que é relativo à pasta de trabalho atual. No Windows XP, essa é a pasta da qual o comando é executado. No sistema remoto, é a pasta de logon para o usuário remoto. Um ponto (.) indica a pasta atual. É possível usar os caracteres de escape barra invertida (\), aspas (") ou apóstrofo (‘) em caminhos remotos como caracteres curinga no computador remoto.

Privilégios remotos
O comando rcp não solicita senhas. É necessário que o nome de usuário atual ou especificado exista no computador remoto e permita a execução remota de comando com rcp.

O arquivo .rhosts
O arquivo .rhosts especifica quais usuários ou sistemas remotos podem acessar uma conta local utilizando rsh ou rcp. Esse arquivo (ou um equivalente Hosts) é necessário para obter acesso a um sistema remoto utilizando esses comandos. Os comandos rsh e rcp transmitem o nome do usuário local para o sistema remoto. Esse sistema utiliza esse nome e o endereço IP (normalmente resolvido para um nome de computador) do sistema que o solicitou para determinar se o acesso é concedido. Não existe uma regra para especificar uma senha com o objetivo de acessar uma conta utilizando esses comandos.

Se o usuário estiver conectado a um domínio, o controlador de domínio primário precisará estar disponível para resolver o nome de logon porque não está armazenado em cache no computador local. Como o nome do usuário é obrigatório como parte do protocolo rsh, haverá falha no comando se não for possível obter esse nome.

O arquivo .rhosts é um arquivo de texto no qual cada linha é uma entrada. Uma entrada consiste no nome do computador local, no nome do usuário local e em qualquer comentário sobre a entrada. Cada entrada é separada por uma tabulação ou espaço e os comentários começam com um sinal de sustenido (#), por exemplo:

computador5maria #Este computador está na sala 31A

O arquivo .rhosts precisa estar na pasta base do usuário no computador remoto. Para obter mais informações sobre a implementação específica do arquivo .rhosts em um computador remoto, consulte a documentação do sistema remoto.

Além disso, é possível adicionar o nome do seu computador ao arquivo /Etc/Hosts no computador remoto. Isso permitirá que o sistema remoto autentique solicitações remotas para o seu computador quando você usar os utilitários TCP/IP do Windows XP.

Especificando computadores (hosts)
Use os parâmetros computador.usuário para utilizar um nome de usuário diferente do atual. Se os parâmetros computador.usuário forem especificados com origem, o arquivo .rhosts no computador remoto precisará conter uma entrada para usuário, da seguinte maneira:

rcp host99.usuário7:arquivo1 corp7.admin:arquivo2

O arquivo .rhosts em corp7 deve ter uma entrada para o usuário7 no host99.

Se um nome de computador for fornecido como um nome de domínio completo que contém pontos, será necessário acrescentar um nome de usuário ao nome do computador, conforme descrito anteriormente. Isso impedirá que o último elemento do nome do domínio seja interpretado como um nome de usuário, da seguinte maneira:

rcp domínio-nome1.usuário:usuário92 domínio-nome2.usuário:usuário7

Processamento remoto
O processamento remoto é realizado por um comando que é executado do shell de logon do usuário na maioria dos sistemas UNIX. O .perfil ou .cshrc do usuário é executado antes da análise de nomes de arquivos e as variáveis de shell exportadas podem ser usadas (utilizando-se o caractere de escape ou aspas) em nomes de arquivos remotos.

Copiando arquivos
Se você tentar copiar vários arquivos para um arquivo em vez de para uma pasta, apenas o último arquivo será copiado. O comando rcp não pode copiar um arquivo para si mesmo (os parâmetros origem e caminho/destino não podem ser os mesmos.)

Se você tiver feito logon no computador com o Windows XP Professional utilizando um domínio diferente do local e o controlador de domínio primário não estiver disponível, haverá falha no comando porque rcp não pode determinar o nome do usuário local. A mesma restrição se aplica a rsh.

Este comando estará disponível somente se o Protocolo Internet (TCP/IP) estiver instalado como um componente nas propriedades de um adaptador de rede em Conexões de rede.
Exemplos
Para copiar um arquivo local para a pasta de logon de um computador remoto, digite:

rcp nome_do_arquivo computador_remoto:

Para copiar um arquivo local para uma pasta existente com um novo nome de arquivo em um computador remoto, digite:

rcp nome_do_arquivo computador_remoto:/pasta/novo_nome_do_arquivo

Para copiar diversos arquivos locais para a subpasta de uma pasta de logon remota, digite:

rcp arquivo1 arquivo2 arquivo3 computador_remoto:subpasta/pasta_de_arquivos

Para copiar de uma origem remota para a pasta atual do computador local, digite:

rcp computador_remoto:nome_do_arquivo

Para copiar diversos arquivos de várias origens remotas para um destino remoto com nomes de usuários diferentes, digite:

rcp remoto1.usuário1:arquivo1 remoto2.usuário2:arquivo2 destremoto.destusuário:pasta

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •