Ferramentas de Linha de Comando

Comando Prncnfg


( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Prncnfg


Configura ou exibe informações de configuração sobre uma impressora. Usado sem parâmetros, prncnfg.vbs exibe a ajuda do comando.

Para exibir informações de configuração sobre uma impressora

Sintaxe
cscript prncnfg.vbs -g [-s computador_remoto] -p nome_da_impressora [-u nome_do_usuário -w senha]

Parâmetros
-g
Obrigatório. Especifica que você deseja exibir informações de configuração sobre uma impressora.
-s computador_remoto
Especifica o nome do computador remoto que gerencia a impressora sobre a qual você deseja exibir informações. Se não for especificado um computador, será utilizado o computador local.
-p nome_da_impressora
Obrigatório. Especifica o nome da impressora sobre a qual você deseja exibir informações.
-u nome_do_usuário -w senha
Especifica uma conta com permissões para conexão - usando serviços da Instrumentação de gerenciamento do Windows (WMI) - com o computador da impressora sobre a qual você deseja exibir informações. Todos os membros do grupo Administradores desse computador têm essas permissões, mas é possível concedê-las também a outros usuários. Se não especificar uma conta, você precisará fazer logon com uma conta que tenha essas permissões para que o comando funcione. Para obter mais informações sobre o WMI, consulte Tópicos relacionados.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Este comando inicia um script que encontra-se na pasta raiz_do_sistema\system32. Digite-o em um prompt de comando com essa pasta como a atual ou digite o caminho completo para a pasta no início do comando cscript.
Se as informações fornecidas contiverem espaços, use aspas para delimitar o texto (por exemplo, "nome do computador").
Exemplo
Para exibir informações de configuração para a impressora denominada ImpCor_2 cuja fila de impressão está hospedada no computador remoto denominado ServRH, digite:

cscript prncnfg.vbs -g -s ServRH -p ImpCor_2

Para configurar uma impressora

Sintaxe
cscript prncnfg.vbs -t [-s computador_remoto] -p nome_da_impressora [-u nome_do_usuário -w senha] [-r nome_da_porta] [-l localização] [-m comentário] [-h nome_do_compartilhamento] [-f texto_do_separador] [-y tipo_dos_dados] [-st hora_de_início] [-ut hora_de_término] [-o prioridade] [-i prioridade_padrão] [{+ | -}shared] [{+ | -}direct] [{+ | -}published] [{+ | -}hidden] [{+ | -}rawonly] [{+ | -}queued] [{+ | -}keepprintedjobs] [{+ | -}workoffline] [{+ | -}enabledevq] [{+ | -}docompletefirst][{+ | -}enablebidi]

Parâmetros
-t
Obrigatório. Especifica que você deseja configurar uma impressora.
-s computador_remoto
Especifica o nome do computador remoto que gerencia a impressora a ser configurada. Se você não especificar um computador, a impressora será configurada no computador local.
-p nome_da_impressora
Obrigatório. Especifica o nome da impressora a ser configurada.
-u nome_do_usuário -w senha
Especifica uma conta com permissões para se conectar através dos serviços da Instrumentação de gerenciamento do Windows (WMI) ao computador no qual você deseja configurar uma impressora. Todos os membros do grupo Administradores desse computador têm essas permissões, mas é possível concedê-las também a outros usuários. Se não especificar uma conta, você precisará fazer logon com uma conta que tenha essas permissões para que o comando funcione. Para obter mais informações sobre WMI, consulte Tópicos Relacionados.
-r nome-da_porta
Especifica a porta à qual a impressora está conectada. Se for uma porta paralela ou serial, use a identificação da porta (por exemplo, LPT1 ou COM1). Se for uma porta TCP/IP, use o nome de porta definido quando a porta foi adicionada. Para obter mais informações, consulte Tópicos relacionados.
-l localização
Especifica a localização da impressora como, por exemplo, "Sala de Reprodução".
-m comentário
Especifica a seqüência de comentários.
-h nome_do_compartilhamento
Especifica o nome do compartilhamento.
-f texto_do_separador
Especifica um arquivo que contém o texto exibido na página do separador.
-y tipo_dos_dados
Especifica os tipos de dados que a impressora pode aceitar. Para obter mais informações sobre tipos de dados, consulte Tópicos Relacionados.
-st hora_de_início
Configura a impressora para disponibilidade limitada. Especifica a hora do dia após a qual a impressora estará disponível. Se você enviar um documento a uma impressora quando ela não estiver disponível, o documento será retido (colocado no spool) até que a impressora fique disponível. A hora deve ser especificada no formato de 24 horas. Por exemplo, para especificar 11:00 da noite, digite 2300.
-ut hora_de_término
Configura a impressora para disponibilidade limitada. Especifica a hora do dia após a qual a impressora não estará mais disponível. Se você enviar um documento a uma impressora quando ela não estiver disponível, o documento será retido (colocado no spool) até que a impressora fique disponível. A hora deve ser especificada no formato de 24 horas. Por exemplo, para especificar 11:00 da noite, digite 2300.
-o prioridade
Especifica a prioridade que o spooler utiliza para rotear trabalhos de impressão. Uma fila de impressão com maior prioridade receberá todos os trabalhos relativos a ela antes de qualquer outra fila com prioridade inferior.
-i prioridade_padrão
Especifica a prioridade padrão atribuída a cada trabalho de impressão.
{+ | -}shared
Especifica se a impressora é compartilhada na rede.
{+ | -}direct
Especifica se o documento deve ser enviado diretamente à impressora sem passar pelo spool.
{+ | -}published
Especifica se a impressora deve ser publicada no Active Directory. Se for publicada, outros usuários poderão encontrá-la com base em sua localização e recursos como, por exemplo, impressão em cores e grampeamento.
{+ | -}hidden
Função reservada.
{+ | -}rawonly
Especifica se somente trabalhos de impressão com dados não formatados serão aceitos para spool na fila.
{+ | -}queued
Especifica que a impressora só deve começar a imprimir depois que a última página do documento for colocada no spool. O programa de impressão fica indisponível até o fim da impressão do documento. No entanto, o uso desta opção garante que todo o documento fique disponível para a impressora.
{+ | -}keepprintedjobs
Especifica que o spooler deve reter os documentos após a impressão. A ativação dessa opção permite que o usuário reapresente um documento à impressora a partir da fila de impressão e não do programa de impressão.
{+ | -}workoffline
Especifica se você pode enviar trabalhos de impressão para a fila de impressão mesmo que o seu computador não esteja conectado à rede.
{+ | -}enabledevq
Especifica se os trabalhos de impressão que não corresponderem à configuração da impressora (por exemplo, arquivos PostScript no spool de impressoras não-PostScript) devem ser mantidos na fila em vez de serem impressos.
{+ | -}docompletefirst
Especifica se o spooler deve enviar para a fila apropriada os trabalhos de impressão com prioridade inferior que tiverem completado o spool antes de enviar para a mesma fila os trabalhos de impressão com prioridade superior que não tiverem completado o spool. Se esta opção for ativada e nenhum documento tiver completado o spool, o spooler enviará os documentos maiores antes dos menores. Ative esta opção se desejar maximizar a eficiência da impressora em detrimento da prioridade do trabalho. Se esta opção for desativada, o spooler sempre enviará primeiro os trabalhos de prioridade superior para suas respectivas filas.
{+ | -}enablebidi
Especifica se a impressora envia informações de status ao spooler.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Este comando inicia um script localizado na pasta raiz_do_sistema\system32. Digite-o em um prompt de comando com essa pasta como a atual ou digite o caminho completo para a pasta no início do comando cscript.
Se as informações que você fornecer contiverem espaços, use aspas para delimitar o texto (por exemplo, "nome do computador").
Exemplo
Para configurar uma impressora denominada ImpCor_2 de forma que o spooler no computador remoto denominado ServRH retenha os trabalhos de impressão depois que tiverem sido impressos, digite:

cscript prncnfg.vbs -t -s ServRH -p ImpCor_2 +keepprintedjobs

Para alterar o nome de uma impressora

Sintaxe
cscript prncnfg.vbs -x [-s computador_remoto] -p nome_da_impressora -z novo_nome_da_impressora [-u nome_do_usuário -w senha]

Parâmetros
-x
Obrigatório. Especifica que você deseja alterar o nome de uma impressora.
-s computador_remoto
Especifica o nome do computador remoto que gerencia a impressora cujo nome você deseja alterar. Se você não especificar um computador, o computador local será usado.
-p nome_da_impressora
Obrigatório. Especifica o nome atual da impressora.
-z novo_nome_da_impressora
Obrigatório. Especifica o novo nome da impressora.
-u nome_do_usuário -w senha
Especifica uma conta com permissões para se conectar através dos serviços da Instrumentação de gerenciamento do Windows (WMI) ao computador da impressora cujo nome você deseja alterar. Todos os membros do grupo Administradores desse computador têm essas permissões, mas é possível concedê-las também a outros usuários. Se não especificar uma conta, você precisará fazer logon com uma conta que tenha essas permissões para que o comando funcione. Para obter mais informações sobre WMI, consulte Tópicos Relacionados.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Este comando inicia um script localizado na pasta raiz_do_sistema\system32. Digite-o em um prompt de comando com essa pasta como a atual ou digite o caminho completo para a pasta no início do comando cscript.
Se as informações que você fornecer contiverem espaços, use aspas para delimitar o texto (por exemplo, "nome do computador").
Exemplo
Para fazer com que o nome de uma impressora em um computador remoto denominado ServRH seja alterado de ImpCor_2 para ImpCor_3, digite:

cscript prncnfg.vbs -x -s ServRH -p ImpCor_2 -z ImpCor_3

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •