Ferramentas de Linha de Comando

Comando Pathping


( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Pathping


Fornece informações sobre latência de rede e perda de rede em saltos intermediários entre a origem e o destino. O comando pathping envia várias mensagens de solicitação de eco a cada roteador entre a origem e o destino por um intervalo de tempo e, em seguida, calcula os resultados com base nos pacotes enviados por cada roteador. Como pathping exibe o grau de perda de pacotes de cada roteador ou vínculo fornecido, é possível determinar quais roteadores ou subredes podem estar apresentando problemas na rede. O comando pathping executa um trabalho equivalente ao do comando tracert, por identificar os roteadores que estão no caminho. Ele envia pings periodicamente a todos os roteadores durante determinado intervalo de tempo e calcula as estatísticas com base no número respondido por cada um. Usado sem parâmetros, pathping exibe a ajuda.

Sintaxe
pathping [-n] [-h máximo_de_saltos] [-g lista_de_hosts] [-p período] [-q número_de_consultas [-w tempo_limite] [-T] [-R] [nome_do_destino]

Parâmetros
-n
Impede que pathping tente resolver os endereços IP de rotas intermediárias até seus nomes. Isso pode agilizar a exibição dos resultados de pathping.
-h máximo_de_saltos
Especifica o número máximo de saltos no caminho de pesquisa até o destino. O padrão é de 30 saltos.
-g lista_de_hosts
Especifica que as mensagens de solicitação de eco usem a opção Rota ampliada de origens no cabeçalho IP com o conjunto de destinos intermediários especificado em lista_de_hosts. Com o roteamento ampliado de origens, os destinos intermediários sucessivos podem ser separados por um ou vários roteadores. O número máximo de endereços ou nomes na lista de hosts é 9. A lista_de_hosts é uma seqüência de endereços IP (em notação decimal com ponto) separada por espaços.
-p período
Especifica o número de milissegundos de espera entre pings consecutivos. O padrão é de 250 milissegundos (1/4 segundo).
-q número_de_consultas
Especifica o número de mensagens de solicitação de eco enviadas a cada roteador no caminho. O valor padrão é 100 consultas.
-w tempo_limite
Especifica o número de milissegundos de espera de cada resposta. O padrão é de 3.000 milissegundos (3 segundos).
-T
Anexa uma marca de prioridade de camada 2 (por exemplo, 802.1p) às mensagens de solicitação de eco que o comando envia a cada dispositivo de rede na rota. Esse procedimento ajuda a identificar os dispositivos de rede que não possuem recurso de prioridade de camada 2. Esta opção serve para avaliar se a conectividade é Quality of Service (QoS).
-R
Determina, individualmente, se os dispositivos de rede na rota são compatíveis com o protocolo de reserva de recursos (RSVP), o que permite ao computador host reservar uma determinada quantidade de largura de banda para um fluxo de dados. Esta opção serve para avaliar se a conectividade é Quality of Service (QoS).
nome_do_destino
Especifica o destino, que é identificado tanto pelo endereço IP como pelo nome do host.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Os parâmetros do pathping diferenciam maiúsculas de minúsculas.
Para evitar congestionamento na rede, os pings devem ser enviados a uma freqüência suficientemente lenta.
Para minimizar os efeitos de perdas intermitentes, não envie pings com muita freqüência.
Quando o parâmetro -p é utilizado, os pings são enviados individualmente para cada salto intermediário. Devido a isso, o intervalo entre dois pings enviados para o mesmo salto corresponde ao período multiplicado pelo número de saltos.
Quando o parâmetro -w é utilizado, vários pings podem ser enviados em paralelo. Devido a isso, o tempo especificado no parâmetro tempo_limite não é limitado pelo tempo especificado no parâmetro período de espera entre pings.
Usando o parâmetro -T
A ativação da prioridade de camada 2 no computador host permite que os pacotes sejam enviados com essa marca de prioridade, que pode ser usada por dispositivos de camada 2 para atribuir uma prioridade ao pacote. Os dispositivos herdados que não reconhecerem a prioridade de camada 2 eliminarão esses pacotes, pois eles parecerão defeituosos. Esse parâmetro ajuda a identificar o computador de rede que está eliminando esses pacotes.

Usando o parâmetro -R
É enviada uma mensagem de reserva RSVP para uma sessão não existente a cada dispositivo de rede ao longo do caminho. Se o dispositivo não for compatível com RSVP, ele responderá com uma mensagem ICMP de destino e protocolo inacessíveis. Se o dispositivo for compatível com RSVP, ele responderá com uma mensagem de erro de reserva RSVP. Alguns dispositivos podem não retornar nenhuma dessas mensagens. Caso isso ocorra, será exibida uma mensagem de tempo limite.

Este comando encontra-se disponível somente se o protocolo TCP/IP estiver instalado como um componente nas propriedades de um adaptador de rede em Conexões de rede.
Exemplos
O exemplo a seguir mostra os dados de saída do comando pathping:



D:\>pathping -n corp1

Rastreando rota até corp1 [10.54.1.196]
por um máximo de 30 saltos:
0 172.16.87.35
1 172.16.87.218
2 192.168.52.1
3 192.168.80.1
4 10.54.247.14
5 10.54.1.196

Computando estatísticas por 125 segundos...
Origem até aqui Este nó/Vínculo
Salto RTT Perd./Env. = Pct Perd./Env. = Pct Endereço
0 172.16.87.35
0/ 100 = 0% |
1 41ms 0/ 100 = 0% 0/ 100 = 0% 172.16.87.218
13/ 100 = 13% |
2 22ms 16/ 100 = 16% 3/ 100 = 3% 192.168.52.1
0/ 100 = 0% |
3 24ms 13/ 100 = 13% 0/ 100 = 0% 192.168.80.1
0/ 100 = 0% |
4 21ms 14/ 100 = 14% 1/ 100 = 1% 10.54.247.14
0/ 100 = 0% |
5 24ms 13/ 100 = 13% 0/ 100 = 0% 10.54.1.196

Rastreamento concluído.


Quando o comando pathping é executado, os primeiros resultados listam o caminho. Esse é o mesmo caminho mostrado pelo comando tracert. Em seguida, é exibida uma mensagem de ocupado por aproximadamente 90 segundos (o tempo varia por contagem de salto). Durante esse tempo, são reunidas informações de todos os roteadores anteriormente listados e dos vínculos entre eles. Ao final do período, são exibidos os resultados do teste.

No exemplo de relatório acima, as colunas Este nó/Vínculo, Perd./Env. = Pct e Endereço mostram que o vínculo entre 172.16.87.218 e 192.168.52.1 está perdendo 13% dos pacotes. Os roteadores nos saltos 2 e 4 também estão perdendo pacotes endereçados a eles, mas essa perda não afeta sua capacidade de encaminhar o tráfego não endereçado a eles.

As taxas de perda exibidas para os vínculos, identificadas como uma barra vertical ( | ) na coluna Endereço, indicam congestionamento de vínculos, causando a perda dos pacotes que estão sendo encaminhados ao longo do caminho. As taxas de perda exibidas para os roteadores (indicados pelos endereços IP) indicam que esses roteadores podem estar sobrecarregados.

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •