Ferramentas de Linha de Comando

Comando Macfile


( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Macfile


Use os comandos macfile no prompt de comando para gerenciar o servidor de arquivos para servidores, volumes, pastas e arquivos Macintosh. É possível automatizar tarefas administrativas incluindo uma série de comandos em arquivos em lotes e iniciá-las manualmente ou em horários predeterminados.

Para modificar pastas em volumes que podem ser acessados pelo Macintosh

Sintaxe
macfile directory [/server:\\computador] /path:pasta [/owner:proprietário] [/group:grupo] [/permissions:permissões]

Parâmetros
/server:\\computador
Especifica o servidor no qual uma pasta será alterada. Se for omitido, a operação será executada no computador local.
/caminho:pasta
Obrigatório. Especifica o caminho da pasta que você deseja alterar. A pasta deve existir. Macfile directory não cria pastas.
/owner:proprietário
Altera o proprietário da pasta. Se for omitido, o proprietário permanecerá inalterado.
/group:grupo
Especifica ou altera o grupo primário Macintosh associado à pasta. Se for omitido, o grupo primário permanecerá inalterado.
/permissions:permissões
Define permissões na pasta para o proprietário, para o grupo primário e para todos. Um número de onze dígitos é utilizado para definir permissões. O número 1 concede permissão; 0 nega permissão (por exemplo, 11111011000). A posição do dígito determina que permissão é definida, conforme descrito na tabela a seguir. Se for omitido, as permissões permanecerão inalteradas. Posição Define permissão para
Primeira OwnerSeeFiles
Segunda OwnerSeeFolders
Terceira OwnerMakeChanges
Quarta GroupSeeFiles
Quinta GroupSeeFolders
Sexta GroupMakeChanges
Sétima WorldSeeFiles
Oitava WorldSeeFolders
Nona WorldMakeChanges
Décima A pasta não pode ser renomeada, movida ou excluída.
Décima primeira As alterações se aplicam à pasta atual e a todas as subpastas.

/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Caso as informações fornecidas contenham espaços ou caracteres especiais, delimite-as com aspas (por exemplo, "nome do computador").
Utilize o comando macfile directory para tornar uma pasta existente em um volume acessível por Macintosh disponível para os usuários de Macintosh. Esse comando não cria pastas. Utilize o Gerenciador de arquivos, o prompt de comando ou o comando macintosh new folder para criar a pasta em um volume acessível por Macintosh antes de utilizar o comando macfile directory.
Exemplos
O exemplo a seguir altera as permissões da subpasta Vendas de maio no volume acessível por Macintosh Estatísticas na unidade E. O exemplo atribui ao proprietário as permissões para ver arquivos, ver pastas e fazer alterações. A todos os outros usuários são concedidas as permissões para ver arquivos e ver pastas. Esses usuários também não têm permissão para renomear, mover ou excluir pastas.

macfile directory /path:"e:\estatísticas\vendas de maio" /permissions:11111011000

Para unir as bifurcações de dados e de recursos de um arquivo de Macintosh

Sintaxe
macfile forkize [/server:\\computador] [/creator:criador] [/type:tipo] [/datafork:caminho_do_arquivo] [/resourcefork:caminho_do_arquivo] /targetfile:caminho_do_arquivo

Parâmetros
/server:\\computador
Especifica o servidor no qual os arquivos serão unidos. Se for omitido, a operação será executada no computador local.
/creator:criador
Especifica o criador do arquivo. O Macintosh Finder usa a opção de linha de comando /creator para determinar o aplicativo que criou o arquivo.
/type:tipo
Especifica o tipo de arquivo. O Macintosh Finder usa a opção de linha de comando /type para determinar o tipo de arquivo no aplicativo que criou o arquivo.
/datafork:caminho
Especifica o local da bifurcação de dados que deve ser unida. É possível especificar um caminho remoto.
/resourcefork:caminho_do_arquivo
Especifica o local da bifurcação de recursos que deve ser unida. É possível especificar um caminho remoto.
/targetfile:caminho_do_arquivo
Obrigatório. Especifica o local do arquivo criado unindo-se uma bifurcação de dados e uma bifurcação de recursos, ou especifica o local do arquivo cujo tipo ou criador você está alterando. O arquivo deve estar no servidor especificado.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Caso as informações fornecidas contenham espaços ou caracteres especiais, delimite-as com aspas (por exemplo, "nome do computador").
Exemplos
Para criar o arquivo Lote no volume acessível por Macintosh D:\Texto utilizando a bifurcação de recurso C:\Cruzado\Mac\Código e para fazer com que esse novo arquivo seja visto pelos clientes Macintosh como um aplicativo (os aplicativos Macintosh utilizam o tipo APPL) com o criador (assinatura) definido como LAR, digite

macfile forkize /resourcefork:c:\cruzado\mac\código /type:APPL /creator:LAR /targetfile:D:texto\lote

A fim de alterar o criador de arquivo para Microsoft Word 5.1 relativo ao arquivo S_gomes.txt na pasta C:\Documentos do Word\Arquivos de grupo no servidor \\SERVIDORA, digite:

macfile forkize /server:\\servidora /creator:MSWD /type:TEXT /targetfile:"d:\documentos do word\arquivos de grupos\s_gomes.txt"

Para alterar a mensagem de logon e limitar sessões

Sintaxe
macfile server [/server:\\computador] [/maxsessions:{número | unlimited}] [/loginmessage:mensagem]

Parâmetros
/server:\\computador
Especifica o servidor cujos parâmetros serão alterados. Se for omitido, a operação será executada no computador local.
/maxsessions:[número | unlimited]
Especifica o número máximo de usuários que podem utilizar simultaneamente os servidores de arquivos e de impressão para Macintosh. Se for omitido, a configuração de maxsessions para o servidor permanecerá inalterada.
/loginmessage:mensagem
Altera a mensagem que os usuários de Macintosh verão ao fazer logon no servidor de arquivos para Macintosh. O número máximo de caracteres para mensagens de logon é 199. Se for omitido, a mensagem de loginmessage para o servidor permanecerá inalterada. Para remover uma mensagem de logon existente, inclua o parâmetro /loginmessage, mas deixe a variável mensagem em branco.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Caso as informações fornecidas contenham espaços ou caracteres especiais, delimite-as com aspas (por exemplo, "nome do computador").
Exemplos
Para alterar o número de sessões do servidor de impressão e de arquivos para Macintosh permitido no servidor local, passando da configuração atual para cinco sessões, e para adicionar a mensagem de logon "Desconecte do servidor para Macintosh ao concluir a operação.", digite

macfile server /maxsessions:5 /loginmessage:"Desconecte do servidor para Macintosh ao concluir a operação."

Para adicionar, alterar ou remover volumes acessíveis por Macintosh

Sintaxe
macfile volume {/add | /set} [/server:\\computador] /name:volume /path:pasta [/readonly:{true | false}] [/guestsallowed:{true | false}] [/password:senha] [/maxusers:{número | unlimited}]

macfile volume /remove [/server:\\computador] /name:volume

Parâmetros
{/add | /set}
Obrigatório ao adicionar ou alterar um volume acessível por Macintosh. Adiciona ou altera o volume especificado.
/server:\\computador
Especifica o servidor em que um volume será adicionado, alterado ou removido. Se for omitido, a operação será executada no computador local.
/name:volume
Obrigatório. Especifica o nome do volume a ser adicionado, alterado ou removido.
/path:pasta
Obrigatório e válido apenas ao adicionar um volume. Especifica o caminho para a pasta raiz do volume a ser criado.
/readonly:{true | false}
Especifica se os usuários podem alterar arquivos no volume. Digite true para especificar que os usuários não podem alterar arquivos no volume. Digite false para especificar que os usuários podem alterar arquivos no volume. Se for omitido ao adicionar um volume, as alterações nos arquivos serão permitidas. Se for omitido ao alterar um volume, a configuração somente leitura do volume permanecerá inalterada.
/guestsallowed:{true | false}
Especifica se os usuários que fazem logon como convidados podem utilizar o volume. Digite true para especificar que convidados podem usar o volume. Digite false para especificar que convidados não podem usar o volume. Se for omitido ao adicionar um volume, os convidados poderão utilizá-lo. Se for omitido ao alterar um volume, a configuração de guestsallowed para o volume permanecerá inalterada.
/password:senha
Especifica uma senha que será solicitada para acessar o volume. Se for omitido ao adicionar um volume, não será criada nenhuma senha. Se for omitido ao alterar um volume, a senha permanecerá inalterada.
/maxusers:{número | unlimited}
Especifica o número máximo de usuários que podem utilizar simultaneamente os arquivos no volume. Se for omitido ao adicionar um volume, um número ilimitado de usuários poderá utilizar o volume. Se for omitido ao alterar um volume, o valor maxusers permanecerá inalterado.
/remove
Obrigatório ao remover um volume acessível por Macintosh. Remove o volume especificado.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Caso as informações fornecidas contenham espaços ou caracteres especiais, delimite-as com aspas (por exemplo, "nome do computador").
Exemplos
Para criar um volume chamado Estatísticas de marketing dos EUA no servidor local, usando a pasta Estatísticas na unidade E, e para especificar que o volume não pode ser acessado por convidados, digite:

macfile volume /add /name:"Estatísticas de marketing dos EUA" /guestsallowed:false /path:e:\estatísticas

Para alterar o volume criado acima para somente leitura e exigir uma senha, e para definir o um número máximo de cinco usuários, digite

macfile volume /set /name:"Estatísticas de marketing dos EUA" /readonly:true /password:saturno /maxusers:5

Para adicionar um volume chamado Modo Paisagem, no servidor \\Violeta, usando a pasta Árvores na unidade E, e para especificar que o volume pode ser acessado por convidados, digite:

macfile volume /add /server:\\Violeta /name:"Modo Paisagem" /path:e:\Árvores

Para remover o volume denominado Relatórios de vendas no servidor local, digite:

macfile volume /remove /name:"Relatórios de vendas"

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •