Ferramentas de Linha de Comando

Comando Logman


( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Logman


Gerencia e agenda coletas do log do contador de desempenho e de ratreamento de eventos em sistemas locais e remotos.

Verbos da sintaxe
Logman [create {counter | trace} collection_name ] [start collection_name] [stop collection_name] [delete collection_name] [query {collection_name|providers}] [update collection_name]

Parâmetros
create {counter | trace} collection_name
Cria consultas de coleta para coletas de contador ou de rastreamento. Você pode usar opções de linha de comando para especificar configurações.
start collection_name
Inicia a consulta de coleta de dados nome_da_coleta. Use esta opção para passar de coletas agendadas para coletas manuais. Use o parâmetro update na linha de comando com hora de início (-b), hora de término (-e) ou hora da repetição (-rt) para reagendar coletas.
stop nome_da_coleta
Interrompe a consulta de coleta de dados nome_da_coleta. Use esta opção para passar de coletas agendadas para coletas manuais. Use o parâmetro update na linha de comando com hora de início (-b), hora de término (-e) ou hora da repetição (-rt) para reagendar coletas.
delete nome_da_coleta
Exclui a consulta de coleta de dados nome_da_coleta. Se o nome_da_coleta não for especificado, você receberá uma mensagem de erro.
query {nome_da_coleta|providers}
Se não for fornecido(a) o nome_da_coleta nem a opção providers, será exibido o status de todas as consultas de coleta existentes. Use nome_da_coleta para exibir as propriedades de uma coleta específica. Para exibir as propriedades em computadores remotos, use a opção -s computador_remoto na linha de comando. Use providers como palavra-chave no lugar do nome_da_coleta para exibir os provedores registrados no sistema local. Para listar os provedores instalados no sistema remoto, use a opção -s na linha de comando.
update collection_name
Atualiza consultas de coleta para coletas de contador e rastreamento. No caso de coletas de contador, as modificações feitas à consulta interromperão as coletas, para, em seguida, reiniciá-las. No caso de coletas de rastreamento, use os parâmetros a seguir na linha de comando para fazer consultas sem interromper a coleta: -p provedor [(sinalizadores[,sinalizadores ...])] nível, - max n, - o nome_do_caminho, -ft mm:ss, ou -fd.
Opções de sintaxe
[-s nome_do_computador] [-config nome_do_arquivo] [-b m/d/aaaa h:mm:ss[AM | PM]] [-e m/d/aaaa h:mm:ss[AM | PM]] [-m [start] [stop]] [-[-]r] [-o {caminho | DSN!counter_log}] [-f {bin | bincirc | csv | tsv | SQL}] [-[-]a] [-[-]v [{nnnnn | mmddhhmm}]] [-[-] rc [nome_do_arquivo]] [-[-] max {valor}] [-[-]cnf [[[hh:]]mm:]ss] [-c {caminho [caminho ...] | -cf nome_do_arquivo}] [-si [[hh:]mm:]ss] [-ln nome_do_agente_de_log] [-ets] [-[-] rt] [-p {GUID | provedor [(sinalizadores [,sinalizadores...]}] nível | -pf nome_do_arquivo}] [-[-] ul] [-bs valor] [-ft [[hh:]mm:]ss] [-nb min max] [-fd nome_do_agente_de_log] [-[-]u senha_do_usuário] [-rf [[hh:]mm:]ss] [-y] [-mode {modo_de_rastreamento [modo_de_rastreamento ...]}]

Parâmetros
-s nome_do_computador
Especifica que os comandos create, start, stop, delete, query ou update serão executados no sistema remoto. Por padrão, os comandos são usados no sistema local.
-config nome_do_arquivo
Especifica o caminho até o arquivo de configurações que contém os parâmetros de linha de comando.
-b m/d/aaaa h:mm:ss[AM | PM]
Especifica a hora de início das coletas em um formato de 24 horas. Você também pode especificar a hora de início das coletas em um formato de 12 horas adicionando AM ou PM à linha de comando. Por padrão, são usados o dia e a hora atuais, a menos que seja especificado de outra forma. Use a opção de início manual para iniciar a coleta imediatamente.
-e m/d/aaaa h:mm:ss[AM | PM]
Especifica a hora de término das coletas em um formato de 24 horas. Você também pode especificar a hora de término das coletas em um formato de 12 horas adicionando AM ou PM à linha de comando. Por padrão, são usados o dia e a hora atuais, a menos que seja especificado de outra forma. Use a interrupção manual e, em seguida, a opção de repetição para especificar uma hora de interrupção antes da hora do momento, ou você receberá uma mensagem de erro.
-m start stop
Especifica que as coletas serão iniciadas e interrompidas manualmente através dos parâmetros start e stop nas linhas de comando. Você não pode usar os parâmetros -m start e -b, ou -m stop e -e, ou -rf em conjunto na linha de comando para a mesma consulta.
-r
Repete a coleta todos os dias nos intervalos de tempo especificados através das opções -b e -rf, ou das opções -b e -e. Este comando só é válido para horas de início e término especificadas no mesmo dia, mês e ano.
--r
Desativa a opção de repetição.
-o {caminho | DSN!counter_log}
Especifica o caminho do arquivo de saída que coleta os dados do contador de desempenho e de rastreamento ou a localização do banco de dados e conjunto de dados SQL. Para especificar SQL usando o formato DSN!counter_log, use a opção -f na linha de comando. Por padrão, o nome do arquivo de log de coleta será o nome da consulta de coleta com o sufixo .blg para contadores de desempenho ou .etl para dados de rastreamento.
-f {bin | bincirc | csv | tsv | SQL}
Especifica o formato de arquivo usado para coleta dos dados do contador de desempenho e de rastreamento. Você pode usar os formatos binário (bin), binário circular (circbin), de valores separados por vírgulas (csv), valores separados por tabulações (tsv) ou de banco de dados SQL ao coletar contadores de desempenho. Use a opção -o na linha de comando com a opção DSN!Counter_log. No caso dos formatos de bancos de dados SQL, o nome do sistema de banco de dados (DSN) deve ser predefinido, e devem ser concedidos privilégios de gravação no banco de dados. O conjunto de dados log_do_contador é criado no banco de dados e é especificado pelo DSN. O padrão é binário.
-a
Use esta opção para anexar o arquivo.
--a
Desativa a opção de comando para anexar e reverte ao modo de substituição.
-v {nnnnn | mmddhhmm}
Anexa as informações de controle de versão ao final do arquivo de saída e do nome de caminho. Use o formato numérico nnnnn ou o formato de data mmddhhmm (mês, dia, 24 horas, minuto) para o controle de versão.
--v
Desativa a opção de versão.
-rc nome_do_arquivo
Especifica a execução do comando depois que o arquivo for fechado após o término da coleta ou durante o período de coleta. Use a opção -rf em conjunto com -cnf para fechar os arquivos durante os períodos de coleta. O uso da opção -stop não desativará o comando. Os comandos são sempre executados em primeiro plano.
--rc
Desativa a execução desta opção de comando.
-max valor
Especifica o tamanho máximo do arquivo de log coletado em megabytes. Se o arquivo de log exceder o tamanho máximo, a coleta será interrompida. Em um banco de dados SQL, o tamanho máximo corresponde ao número de registros a serem gravados.
--max
Desativa a opção de limite de tamanho máximo. Esta é a opção padrão.
-cnf [[hh:]mm:]ss
Cria um novo arquivo quando os arquivos de saída excedem o tamanho máximo ou quando o tempo especificado é ultrapassado. Você deve incluir a opção -v ao executar este comando. Por padrão, só um arquivo de log é criado durante cada coleta de dados.
--cnf
Desativa a opção de criação de novo arquivo.
-c {caminho [caminho ...] | -cf nome_do_arquivo}
Especifica o caminho do contador de desempenho a ser registrado em log ou especifica o caminho do arquivo de log que lista esses contadores. Para listar vários caminhos de contadores, separe a linha de comando com um espaço ou use a opção -cf para listar caminhos de contadores em um arquivo de entrada, um por linha.
O formato geral dos caminhos de contadores é o seguinte: [\\computador]\objeto[pai/instância#índice]\contador] onde:

Os componentes pai, instância, índice e contador nesse formato podem conter um nome válido ou um caractere curinga. Os componentes computador, pai, instância e índice não são necessários a todos os contadores.

Você determina os caminhos de contador a serem usados com base no próprio contador. Por exemplo, o objeto disco_lógico tem um índice de instância, sendo assim, você deve fornecer o #índice ou um curinga. Portanto, você poderia usar o seguinte formato:

\disco_lógico(*/*#*)\*

Por outro lado, o objeto processo não requer um índice de instância. Portanto, você poderia usar o seguinte formato:

\processo(*)\identificação processo

Segue-se uma lista dos possíveis formatos:

\\computador\objeto(pai/instância#índice)\contador
\\computador\objeto(pai/instância)\contador
\\computador\objeto(instância#índice)\contador
\\computador\objeto(instância)\contador
\\computador\objeto\contador
\objeto(pai/instância#índice)\contador
\objeto(pai/instância)\contador
\objeto(instância#índice)\contador
\objeto(instância)\contador
\objeto\contador
Se for especificado um caractere curinga no nome do pai, serão apresentadas como resposta todas as instâncias do objeto especificado que correspondam à instância especificada e aos campos do contador.

Se for especificado um caractere curinga no nome da instância, serão apresentadas como resposta todas as instâncias do objeto especificado e do objeto pai, caso todos os nomes de instância relativos ao índice especificado correspondam ao caractere curinga.

Se for especificado um caractere curinga no nome do contador, serão apresentados como resposta todos os contadores do objeto especificado.

Não foi previsto suporte para seqüências parciais de caminhos de contadores (por exemplo, pro*).

-si [[hh:]mm:]ss
Especifica intervalos de amostra para coleta do contador de desempenho em horas, minutos e segundos. O padrão é 15 segundos.
-ln nome_do_agente_de_log
Especifica um nome definido pelo usuário para a sessão de log do rastreador de eventos. Por padrão, o nome da coleta é usado como nome do agente de log.
-ets
Cria e inicia uma sessão de rastreamento de eventos com as opções especificadas na linha de comando. Você pode usar este parâmetro opcional com os parâmetros create trace, update, query e delete.
-rt
Especifica que a sessão de rastreamento de eventos seja executada em modo de tempo real e não como registro em arquivo de log. Por padrão, os dados são registrados em um arquivo.
--rt
Desativa a opção de log em tempo real.
-p {GUID | provedor [(sinalizadores[,sinalizadores ...])] nível] | -pf {nome_do_arquivo}
Especifica os provedores (coletores de dados de rastreamento) a serem usados na coleta de dados de rastreamento. Use os provedores de consulta logman para localizar o pname (provedores identificados) a partir da lista de provedores registrados. Use a opção -pf para listar vários provedores. A opção -pf identifica o arquivo de entrada que contém os nomes dos provedores. Os nomes dos provedores são delimitados por aspas ("") ou apresentam GUIDs delimitados por chaves, máscaras de sinalizadores e números inteiros (nível de ativação). Os sinalizadores são em formato hexadecimal (OXFFFF) ou (sinalizador, sinalizador).
-ul
Especifica que a sessão de rastreamento de eventos seja executada em modo de usuário. Se você usar a opção -ul, só um provedor poderá ser ativado para a sessão de rastreamento de eventos.
--ul
Especifica que o modo de usuário seja desativado e a sessão de rastreamento de eventos seja executada em modo de núcleo.
-bs valor
Especifica o tamanho do buffer em n kilobytes para coleta de dados de rastreamento.
-ft [[hh:]mm:]ss
Especifica o intervalo do temporizador de liberação, em minutos e segundos, para coleta dos dados de rastreamento.
-nb min max
Especifica o número mínimo e máximo de buffers para coleta de dados de rastreamento. O valor mínimo padrão é o número de processadores no sistema mais dois. O valor padrão máximo é 25.
-fd nome_do_agente_de_log
Libera todos os buffers ativos de uma sessão de rastreamenrto de eventos existente para um disco. Use este comando em conjunto com a opção -ln.
-u senha_do_usuário
Especifica o nome da conta e a senha que a consulta de coleta utiliza em sistemas locais ou remotos. Para iniciar a coleta de dados para consultas de coleta, faça o log de Logs e alertas de desempenho no sistema remoto. Você pode usar * como senha na linha de comando para gerar um prompt para a senha.
--u
Redefine o nome da conta como a conta do serviço Logs e alertas de desempenho.
-rf [[hh:]mm:]ss
Especifica que as coletas sejam executadas em um período de tempo determinado.
-y
Substitui as configurações de nome de coleta e, em seguida, aplica novas sem consultar o usuário final.
-mode {modo_de_rastreamento [modo_de_rastreamento ...]}
Especifica opções avançadas para sessões de rastreamento somente quando modo_de_rastreamento puder ser globalsequence, localsequence ou pagedmemory. Globalsequence especifica que o rastreador de eventos adicione um número seqüencial a cada evento recebido independentemente da sessão de rastreamento que receba o evento. Localsequence especifica que o rastreador de eventos adicione números seqüenciais a eventos recebidos em uma sessão de rastreamento específica. Quando a opção localsequence for usada, poderão existir números seqüenciais duplicados nas sessões em geral, porém, os números deverão ser únicos dentro de cada sessão de rastreamento. Pagedmemory especifica que o rastreador de eventos use memória paginada em vez do pool de memória não paginada padrão para suas alocações de buffer interno.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
As opções válidas para os verbos de linha de comando create update, start, stop, delete e query são:
-s nome_do_computador_remoto

-[-]u domínio/senha_do_usuário

As opções válidas para create e update e as opções comuns para counter e trace são:
-y

-b m/d/aaaa h:mm:ss [AM|PM]

-e m/d/aaaa h:mm:ss [AM|PM]

-rf hh:mm:ss

-m start stop

-f bin|bincirc

-[-]r

-o nome_do_caminho

-[-]a

-[-]v nnnnn|mmddhhmm

-[-]rc nome_do_caminho_do_comando

-[-]max n

-[-]cnf hh:mm:ss

As opções comuns somente para counters são:
-f bin|bincirc|csv|tsv|SQL

-o nome_do_caminho | DSN!counter_log

As opções comuns para create counter são:
-c caminho_do_contador | -cf arquivo_de_entrada

-si [[hh:]mm:]ss

Essas opções atualizam o contador e interromperão e iniciarão as coletas.

As opções de update para coleta de rastreamento são:
- max n

- o nome_do_caminho

-ft mm:ss

-fd

Essas opções farão consulta a coletas de rastreamento sem interromper as coletas.

As opções válidas somente com counters são:
-f bin|bincirc|csv|tsv|SQL

-o nome_do_caminho | DSN!counter_log

As opções válidas com comandos create counter são:
caminho_do_contador | -cf arquivo_de_entrada

-si hh:mm:ss

As opções válidas para comandos create trace são:
-ln nome_do_agente_de_log

-[-]rt

-p Guid | provedor (sinalizadores[,sinalizadores ...]) nível | -pf nome_do_arquivo

-[-]ul

-bs n

-ft mm:ss

-nb min max

-fd nome_do_agente_de_log

-ets

Usando a opção -config
O conteúdo do arquivo de configuração usado com a opção -config deverá ter o seguinte formato:

[opção_do_comando]

valor

onde opção_do_comando é uma opção de linha de comando e valor especifica seu valor. Por exemplo:
[create]

counter logx

[-s]

meu_sistema

[-u]

minha_senha

Usando a opção -mode
Você só deve usar essa opção se for um usuário avançado.

Gerenciando o monitor de desempenho

Você só poderá usar Logman para gerenciar sistemas que estejam executando Windows 2000 ou Windows XP.

Para obter mais informações sobre como incorporar Logman aos scripts da Instrumentação de gerenciamento do Windows (WMI), consulte Scripting Logs and Monitoring no site da Microsoft Windows Resource Kits.(http://www.microsoft.com/)

Exemplos
Os formatos de data nos exemplos a seguir são somente para hora local nos EUA.

Para criar consultas de coleta de contador diárias com horário de início e término, coletas repetidas, números de controle de versão, caminhos de contador e intervalos de amostra, digite:

Logman create counter daily_perf_log -b 7/27/2000 13:00:00 -e 7/27/2000 15:00:00 -r -v mmddhhmm -c "\Processor(_Total)\% Processor Time" "\Memory\Available bytes" -si 00:15 -o "c:\perflogs\daily_log"

Para criar consultas de coleta diárias com horário de início e término, coletas repetidas, coletas com arquivo de saída, números de controle de versão, caminhos de contador e intervalos de amostra, digite:

Logman create counter daily_perf_log -b 7/27/2000 13:00:00 -e 7/27/2000 15:00:00 -r -o "c:\perflogs\daily_log" -v mmddhhmm -c "\Processor(_Total)\% Processor Time" "\Memory\Available bytes" -si 00:15

Para criar consultas de coleta diárias usando o arquivo de configuração, em vez do arquivo de linha de comando, digite:

Logman -config file daily_perf.txt

Para criar consultas de coleta de rastreamento diárias com horário de início e término, coletas repetidas, números de controle de versão, nomes de provedor, coletas com arquivos de entrada e saída, digite:

Logman create trace daily_kernel_trace_log -b 7/27/2000 13:00:00 -e 7/27/2000 15:00:00 -r -v mmddhhmm -p "Windows Kernel Trace" 0xFFFFFFFF -rf 100 -o "c:\perflogs\daily_nt_trace"

Para criar consultas de coleta de rastreamento diárias com horário de início e término, coletas repetidas, números de controle de versão, Guid e nomes de agentes de log, coletas com arquivos de entrada e saída, digite:

Logman create trace daily_lsass_trace_log -b 7/27/2000 13:00:00 -e 7/27/2000 15:00:00 -r -v mmddhhmm -p "Local Security Authority(LSA) " 0x00000001 -rf 30:00 -o " c:\perflogs\daily_lsass_trace"

Para criar consultas de coleta de contador diárias com horário de início e término, coletas repetidas, números de controle de versão, caminhos de contador, intervalos de amostra, formatos SQL e coletas com arquivo de saída, digite:

Logman create counter daily_perf_log -b 7/27/2000 13:00:00 -e 7/27/2000 15:00:00 -r -v mmddhhmm -c "\Processor(_Total)\% Processor Time" "\Memory\Available bytes" -si 00:15 -f sql -o perfdb!daily_log

Para iniciar coletas diárias com intervalos de amostra, nomes de conta e senhas, digite:

Logman start daily_perf_log -s \\%computer_name% -u admin "adminpassword"

Para iniciar coletas de dados manuais, digite:

Logman start daily_perf_log

Para interromper coletas de dados, digite:

Logman stop daily_perf_log

Para excluir coletas de dados, digite:

Logman delete daily_perf_log

Para exibir o status das consultas de coleta, digite os seguintes comandos:

Logman query

Logman query daily_perf_log

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •