Ferramentas de Linha de Comando

Comando Compact

( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Compact


Exibe e altera a compactação de arquivos ou pastas em partições NTFS. Quando utilizado sem parâmetros, o comando compact exibe o estado de compactação da pasta atual.



Sintaxe

compact [{/c|/u}] [/s[:dir]] [/a] [/i] [/f] [/q] [nome_de_arquivo[...]]



Parâmetros

/c

Compacta a pasta ou o arquivo especificado.

/u

Descompacta a pasta ou o arquivo especificado.

/s:pasta

Especifica que a ação solicitada (compactar ou descompactar) seja aplicada a todas as subpastas da pasta especificada ou da pasta atual se nenhuma for especificada.



/a

Exibe arquivos ocultos ou de sistema.

/i

Ignora erros.

/f

Força a compactação ou descompactação da pasta ou do arquivo especificado. É utilizado no caso de um arquivo que foi compactado parcialmente quando a operação foi interrompida devido a uma falha no sistema. Para forçar o arquivo a ser compactado integralmente, use os parâmetros /c e /f e especifique o arquivo parcialmente compactado.

/q

Reporta somente as informações mais essenciais.

nome_de_arquivo

Especifica o arquivo ou pasta. Você pode usar vários nomes de arquivo e caracteres curingas (* e ?).

/?

Exibe informações de ajuda no prompt de comando.

Comentários

O comando compact, a versão de linha de comando do recurso de compactação do sistema de arquivos NTFS, exibe e altera o atributo de compactação de arquivos e pastas em partições NTFS. O estado de compactação de uma pasta indica se os arquivos adicionados a ela serão compactados automaticamente. Ao definir o estado de compactação de uma pasta, você não altera necessariamente o estado de compactação dos arquivos já existentes nela.

Você não pode utilizar compact para ler, gravar ou montar volumes que tenham sido compactados utilizando o DriveSpace ou o DoubleSpace.

Exemplos

Para definir o estado de compactação das pasta atual e de suas subpastas e arquivos existentes, a partir da pasta atual, digite:



compact /c /s



Para definir o estado de compactação dos arquivos e subpastas na pasta atual e dos arquivos em todas as subpastas sem alterar o estado de compactação da pasta atual, a partir dessa pasta, digite:



compact /c /s *.*



Para compactar um volume, a partir da pasta raiz do volume, digite:



compact /c /i /s:\



Este exemplo define o estado de compactação da pasta raiz e de todas as pastas no volume e compacta todos os arquivos contidos nele. Ao usar o parâmetro /i, você assegura que as mensagens de erro não interrompam o processo de compactação.



Para compactar todos os arquivos que terminam em .bmp na pasta \Tmp e todas as suas subpastas sem, no entanto, modificar o atributo "compactado" dessas pastas, digite:



compact /c /s:\tmp *.bmp



Para forçar a compactação completa do arquivo Zebra.bmp, que foi compactado parcialmente durante uma falha no sistema, digite:



compact /c /f zebra.bmp



Para remover o atributo "compactado" da pasta C:\Tmp sem, no entanto, alterar o estado de compactação de qualquer arquivo nessa pasta, digite:



compact /u c:\tmp

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •