Ferramentas de Linha de Comando

Comando Chkntfs

( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Chkntfs


Exibe ou especifica se a verificação automática do sistema está agendada para ser executada em um volume FAT, FAT32 ou NTFS quando o computador for iniciado.



Sintaxe

chkntfs volume: [...]



chkntfs [/d]



chkntfs [/t[:tempo]]



chkntfs [/x volume: [...]]



chkntfs [/c volume: [...]]



Parâmetros

volume: [...]

Necessário. Especifica a letra da unidade (seguida de dois-pontos), o ponto de montagem ou o nome do volume. Exibe uma mensagem que identifica o sistema de arquivos do volume especificado. Se a verificação automática de arquivos estiver agendada para ser executada, este parâmetro exibirá uma mensagem indicando se o volume foi ou não corrompido, o que exigirá que o comando chkdsk seja executado.

/d

Restaura todas as configurações padrão de chkntfs, com exceção do tempo de contagem regressiva para a verificação automática de arquivos. O comportamento padrão é verificar todos os volumes quando o computador é iniciado.

/t[:tempo]

Altera o tempo de contagem regressiva inicial de Autochk.exe para o tempo especificado em segundos. Se você não especificar :tempo, /t exibirá o tempo de contagem regressiva atual.

/x volume: [...]

Exclui o volume especificado da verificação quando o computador é iniciado, mesmo se o volume estiver marcado de modo a exigir que chkdsk seja executado.

/c volume: [...]

Agenda a verificação do volume especificado para quando o computador for iniciado.

/?

Exibe informações de ajuda no prompt de comando.

Comentários

Para executar chkntfs, é necessário que você seja membro do grupo Administradores.

Embora você possa definir o tempo de contagem regressiva inicial de Autochk.exe como zero, não será possível cancelar uma verificação automática de arquivos que levará provavelmente muito tempo se você defini-lo como zero.

Exemplos

Para exibir o tempo de contagem regressiva inicial de Autochk.exe, digite:



chkntfs /t



Ao alterar o tempo de contagem regressiva inicial de Autochk.exe, digite-o em segundos. Por exemplo, para alterá-lo para 30 segundos, digite:



chkntfs /t:30



A opção de linha de comando /x não é cumulativa. Se você digitá-la mais de uma vez, a entrada mais nova substituirá a entrada anterior. Para excluir vários volumes, liste todos eles em um comando. Por exemplo, para excluir os volumes E: e F:, digite:



chkntfs /x e: f:



Para excluir apenas o volume F:, digite:



chkntfs /x e:



chkntfs /x f:



A opção de linha de comando /c é cumulativa. Se você desejar que somente o volume especificado seja verificado, redefina primeiro os padrões para limpar os comandos anteriores, depois exclua todos os volumes da verificação e, finalmente, agende a verificação automática de arquivos no volume desejado.



Por exemplo, para agendar a verificação automática de arquivos apenas no volume D:, digite:



chkntfs /d



chkntfs /x c: d: e:



chkntfs /c d:

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •