Ferramentas de Linha de Comando

Comando at

( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando at


Agenda a execução de comandos e programas em um computador em uma data e hora especificadas. Você só poderá usar o comando at quando o serviço de agendamento estiver sendo executado. Quando utilizado sem parâmetros, at lista os comandos agendados.

Sintaxe
at [\\nome_do_computador] [{[id] [/delete]|/delete [/yes]}]

at [[\\nome_do_computador] horas:minutos [/interactive] [{/every:data[,...]|/next:data[,...]}] comando]

Parâmetros
\\nome_do_computador
Especifica um computador remoto. Se esse parâmetro for omitido, at agendará os comandos e programas no computador local.


id
Especifica o número de identificação atribuído a um comando agendado.


/delete
Cancela um comando agendado. Se id for omitido, todos os comandos agendados no computador serão cancelados.


/yes
Fornece uma resposta afirmativa a todas as consultas do sistema quando você excluir eventos agendados.


horas:minutos
Especifica a hora em que o comando deve ser executado. A hora é expressa como horas:minutos na notação de 24 horas (isto é, 00:00 [meia-noite] a 23:59).


/interactive
Permite a interação entre o comando e a área de trabalho do usuário que estiver conectado durante a execução do comando.


/every:
Executa o comando em todos os dias especificados da semana ou do mês (por exemplo, todas as quintas-feiras ou no terceiro dia de cada mês).


data
Especifica a hora em que o comando deve ser executado. Você pode especificar um ou mais dias da semana (isto é, digite seg,ter,qua,qui,sex,sáb,dom) ou um ou mais dias do mês (isto é, digite 1 a 31). Separe as várias entradas de data com vírgulas. Se você omitir data, at usará o dia atual do mês.


/next:
Executa o comando na próxima ocorrência do dia (por exemplo, na próxima quinta-feira).


comando
Especifica o comando, programa (isto é, arquivo .exe ou .com) ou programa em lotes (isto é, arquivo .bat ou .cmd) do Windows que você deseja executar. Quando o comando exigir um caminho como argumento, utilize o caminho absoluto (isto é, o caminho completo, começando com a letra da unidade). Se o comando estiver em um computador remoto, especifique a notação da convenção universal de nomenclatura (UNC) referente ao nome do servidor e do compartilhamento, em vez de uma letra de unidade remota.


/?
Exibe informações de ajuda no prompt de comando.


Comentários
Schtasks é uma ferramenta de agendamento de linha de comando mais avançada e completa que inclui toda a funcionalidade fornecida pelo utilitário de linha de comando at. Use schtasks em vez de at para todas as tarefas de agendamento de linha de comando. Para obter mais informações sobre schtasks, consulte Tópicos relacionados.



Usando at
Para usar at, é necessário que você seja membro do grupo Administradores local.



Carregando Cmd.exe
O comando at não carrega automaticamente Cmd.exe, o interpretador de comando, antes de executar comandos. Se não estiver executando um arquivo executável (.exe), você deverá carregar explicitamente Cmd.exe no início do comando da seguinte forma:

cmd /c dir > c:\test.out


Exibindo comandos agendados
Quando você usa at sem opções de linha de comando, as tarefas agendadas são exibidas em um formato de tabela semelhante ao formato a seguir:

Status ID Dia Hora Linha de comando
OK 1 Toda sex 4:30 PM net send group leads status due
OK 2 Toda seg 12:00 AM chkstor > check.file
OK 3 Toda sex 11:59 PM backup2.bat

Incluindo o número de identificação (id)
Quando você inclui o número de identificação (id) com at em um prompt de comando, as informações referentes a uma única entrada são exibidas em um formato semelhante ao seguinte:

ID da tarefa: 1

Status: OK

Agenda: Toda sex

Hora do dia: 4:30 PM

Comando: net send group leads status due


Depois de agendar a execução de um comando com at, especialmente um comando que tenha opções de linha de comando, verifique se a sintaxe do comando está correta digitando at sem opções de linha de comando. Se as informações da coluna "Linha de comando" não estiverem corretas, exclua o comando e digite-o novamente. Se continuarem incorretas, redigite o comando com menos opções de linha de comando.


Exibindo resultados
Os comandos agendados por meio de at são executados como processos em segundo plano. A saída não é exibida na tela do computador. Para redirecionar a saída para um arquivo, utilize o símbolo de redirecionamento (>). Se você redirecionar a saída para um arquivo, precisará usar o símbolo de escape (^) antes do símbolo de redirecionamento, independentemente de estar usando at na linha de comando ou em um arquivo em lotes. Por exemplo, para redirecionar a saída para Output.text, digite:


at 14:45 c:\test.bat ^>c:\output.txt

A pasta atual do comando que está sendo executado é a pasta systemroot.


Alterando a hora do sistema
Se você alterar a hora do sistema em um computador depois de agendar um comando a ser executado com at, sincronize o agendador de at com a hora do sistema modificada digitando at sem opções de linha de comando.


Armazenando comandos
Os comandos agendados são armazenados no Registro. Conseqüentemente, você não perderá tarefas agendadas se reiniciar o serviço de agendamento.


Conectando-se a unidades de rede
Não use uma unidade redirecionada para tarefas agendadas que acessem a rede. É possível que o serviço de agendamento não consiga acessar a unidade redirecionada ou ela poderá estar ausente se outro usuário conectar-se quando a tarefa agendada estiver sendo executada. Em vez disso, use caminhos UNC para as tarefas agendadas. Por exemplo:


at 1:00pm meu_backup \\servidor\compartilhamento

Não use a seguinte sintaxe, em que x: é uma conexão feita pelo usuário:

at 1:00pm meu_backup x:

Se você agendar um comando at que utilize a letra de uma unidade para conectar-se a uma pasta compartilhada, deverá incluir um comando at para desconectar a unidade quando terminar de usá-la. Se a unidade não for desconectada, a letra atribuída a ela não estará disponível no prompt de comando.

Exemplos
Para exibir uma lista de comandos agendados no servidor Marketing, digite:

at \\marketing
Para saber mais sobre um comando com o número de identificação 3 no servidor Corp, digite:

at \\corp 3
Para agendar a execução de um comando net share no servidor Corp às 8:00 A.M. e redirecionar a listagem para o servidor Manutenção, na pasta compartilhada Relatórios, e o arquivo Corp.txt, digite:

at \\corp 08:00 cmd /c "net share relatórios=d:\marketing\relatórios >> \\manutenção\relatórios\corp.txt"
Para fazer backup da unidade de disco rígido do servidor Marketing em uma unidade de fita à meia-noite, de cinco em cinco dias, criar um programa em lotes denominado Arquivo.cmd contendo os comandos de backup e depois agendar esse programa para ser executado, digite:

at \\marketing 00:00 /every:5,10,15,20,25,30 arquivo
Para cancelar todos os comandos agendados no servidor atual, limpe a informação de agendamento de at digitando:

at /delete
Para executar um comando que não seja um arquivo executável (isto é, .exe), digite cmd /c antes do comando para carregar Cmd.exe conforme especificado a seguir:

cmd /c dir > c:\test.out

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •