http://urs.bira.nom.br

Espiritismo Literatura e Leitura 21/01/2005 (00131)
Imprimir esta página Anterior Índice Próxima
O Trabalhador e a Tarefa

Constância

http://www.geocities.com/jornalcem/kardec.jpg Quando chega outubro, sempre volta-nos uma grande reflexão sobre a figura do prof. Hipolite e sobre a tarefa de Alan Kardec. Certamente não consideramos que haja duas criaturas, mas pensamos no homem e na tarefa que assumiu pra valer. Pelos próprios passos, a vida do professor foi sendo deslocada para a tarefa de reconhecer "um mundo de coisas novas", através de suas conversas com "as almas dos Homens que já morreram". E daí para a frente, uma grande modificação foi ocorrendo nas atividades e nos pensamentos dele e de sua esposa Amelie. As qualidades do então professor foram sendo aplicadas e ampliadas, no agora pesquisador, cientista de uma nova ciência humana e nos estudos diuturnos, nas descobertas desse mundo novo, no entendimento de suas leis e no profundo discernimento que lhe foi sendo pedido. Afinal, que enorme e que bela responsabilidade, essa de desvendar para a humanidade da Terra a realidade espiritual em que sempre viveu! A coragem, a dedicação e a confiança coroaram-no de êxito.

Quando se pensa no prof. Hipolite e na tarefa de Alan Kardec, outra grande reflexão nos volta... : a pessoa e a tarefa que assumimos,pela própria conta, de melhorarmos a nossa vida ( e por isso, tudo ao nosso derredor), através dos estudos espíritas e da prática deles, no dia-a-dia. Também aqui não há duas pessoas, mas há a pessoa imbuída de uma nova responsabilidade e diante de um mundo de coisas novas que lhe chegam pelos estudos, reflexões e experiências. Nossas qualidades e recursos, agora aplicados e até ampliados nesse empreendimento pessoal de crescimento, estão acompanhados de nossas dificuldades, temores e limitações. O que é perfeitamente natural e por isso não deve criar desânimo ou confrontações, já que os passos que conseguirmos dar sempre dependem de um conjunto de fatores, que incluem o passado, os esforços do presente e o momento íntimo vivenciado agora. O que se espera? A exemplo de Kardec, pensamentos, sentimentos e atos renovados. Coragem, dedicação e confiança criarão o êxito possível.
CEM - Grupo Espírita de Iniciativas Doutrinárias
Caixa Postal 16174 - CEP: 03402-970 - São Paulo - SP
Fone/Fax: (011)6192-8137 - Cristina Helena Sarraf
Fonte (não citada no e-mail original): http://www.geocities.com/jornalcem
Anterior Índice Próxima


Literatura e LeituraLista de EscritoresFilósofosHistória da FilosofiaHistória da Literatura ☼ Fonte: Email recebido de projeto_espirita@grupos.com.br