Ferdinand de Saussure (1857 - 1913)
Linguista suíço, nascido em Genebra, considerado o “pai da linguística moderna” e ainda um dos precursores da corrente linguística estruturalista.
Realizou estudos nas Universidades de Genebra e Leipzig, tendo publicado, neste período de estudo, uma obra sobre o sistema vocálico nas línguas indo-européias primitivas. Já como professor, inicia carreira como filólogo, mas posteriormente passa a interessar-se por linguística geral.
Tornou-se professor na Universidade de Genebra. As idéias de Saussure, contidas no livro Curso de Linguística Geral, na verdade, foram registradas através das anotações de classe de dois de seus alunos. Em suas idéias, enxergava a língua como um sistema de signos.
O conceito de signo é central nos estudos de Saussure: para ele, os signos possuem uma estrutura dicotômica, formada por significante e significado. Saussure também iniciou as distinções entre estudo sincrônico e diacrônico da linguagem (respectivamente, estudo de uma determinada língua através de um recorte no tempo e estudo do desenvolvimento de uma dada língua ao longo do tempo).
Ainda formulou a distinção entre língua (ou langue, um sistema linguístico) e fala (ou parole, o uso concreto da língua). O Curso de Linguística Geral foi publicado somente após a morte de Saussure e, apesar de posteriores críticas aos seus conceitos, como por exemplo no que toca à arbitrariedade do signo, sua contribuição é capital para a fundação e desenvolvimento da moderna ciência da linguagem.
Outra obra de Saussure, um tanto obscura e tendo sido publicada por ele ainda em vida, foi As Palavras sob as Palavras, os Anagramas.
Ferdinand de Saussure (Suíça)