Isabel Allende (1942 - )
Escritora nascida na cidade de Lima, capital do Peru. Tornou-se mundialmente célebre por sua obra, A Casa dos Espíritos, de 1982. Filha de um diplomata e sobrinha do ex-presidente do Chile Salvador Allende, foi exilada do país na época do golpe militar que levou o General Pinochet à presidência do país e que resultou no assassinato de seu tio.
Assim, refugiou-se na Venezuela desde 1975 e, em 1988, partiu para os Estados Unidos, mesmo ano em que seu exílio teve fim após a população chilena ter rejeitado através de plebiscito a permanência do governo de Pinochet.
Desde sua primeira obra, o estilo de Isabel Allende traz ressonâncias das técnicas já consagradas por escritores latino-americanos, sobretudo no que toca ao chamado realismo mágico. A obra de Allende comporta tanto o teor psicológico quanto social e político segundo as influências recebidas por sua própria vivência na época da ditadura militar e do exílio.
Tais temas também são estendidos à posterior carreira jornalística empreendida pela escritora. Outras obras de Allende são: De Amor e de Sombras (1984), Eva Luna (contos, 1990) e Plano Infinito (1993). Sua primeira obra ganhou versão cinematográfica em 1993 com o filme “A Casa dos Espíritos” (The House of Spirits), dirigido por Bille August.
Isabel Allende (Chile)
Obras:
A Casa dos Espíritos, de 1982
De Amor e de Sombras (1984)
Eva Luna (contos, 1990)
Plano Infinito (1993)