Clique aqui para entrar em Literatura_e_Leitura
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior

Octavio Paz (1914 - 1998 )

Escritor mexicano, nascido na cidade do México, um dos mais proeminentes escritores da literatura da vanguarda latino-americana. No conjunto de sua produção escreveu poemas, ensaios e crítica literária. Obteve o Prêmio Nobel de Literatura no ano de 1990.

Paz recebeu formação acadêmica na Universidade Nacional do México. Já aos dezessete anos, inicia sua carreira literária ao fundar um jornal literário vanguardista. De 1936 a 1939 permaneceu na Espanha, onde se envolveu com as reformas sociais em curso no país no período da Guerra Civil Espanhola. De volta ao México, ainda em 1939, atua em um jornal esquerdista.

Com o pacto estabelecido durante a II Guerra entre a Alemanha e a União Soviética, Paz terminou por romper com o Partido Comunista. Atuou na carreira diplomática durante os anos de 1945 a 1968, tendo então viajado por vários países. Abandonou esta carreira em protesto ao governo, após o massacre de estudantes ocorrido na Cidade do México.

No período em que atuou na diplomacia a serviço de seu país, Paz escreveu suas mais importantes obras como poeta e ensaísta. Entre os anos de 1970 a 1972 foi professor nas Universidades de Harvard e Cambridge. Foi o primeiro mexicano a receber o Prêmio Nobel de Literatura.

Prêmio Nobel de Literatura
Prêmio Nobel de Literatura (wiki)
Octavio Paz

Octavio Paz (México)

Retorna

Fonte: •Enciclopédia Digital 99 • ( Literatura e Leitura ) •