Clique aqui para entrar em Literatura_e_Leitura
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior

Erasmo de Roterdã (1469 - 1536)

Pensador renascentista, considerado um dos principais representantes do movimento humanista. Erasmo Desidério nasceu em Rotterdam, filho ilegítimo de um padre. Realizou seus primeiros estudos em Gouda e em Deventer, na escola dos Irmãos da Vida Comum. Ingressou, 1488, no convento agostiniano de Steyer, onde ordenou-se sacerdote quatro anos depois.

Nomeado secretário do bispo de Cambrai, viajou a Paris a fim de completar seus estudos em teologia. Em 1499, viajou para a Inglaterra, estabelecendo estreita amizade com Thomas More. Neste país, aprofundou seus estudos clássicos e dos Padres da Igreja. Dedicando-se ao aprendizado da língua grega, elaborou uma tradução crítica do Novo Testamento, editada em 1515, considerada um marco na história da hermenêutica bíblica.

Realizou, durante todo este período, inúmeras viagens pelos grandes centros de cultura humanista da Europa, doutorando-se em teologia em Turim, no ano de 1506. Mudando-se para Basiléia, travou seus primeiros contatos, através de cartas, com Martinho Lutero (1483-1546). Quando a Reforma protestante, encabeçada por Lutero (1483-1546), eclodiu na Europa, Erasmo manteve-se irredutível a suas pressões; Lutero (1483-1546) lhe rogava que participasse deste movimento, enquanto a Igreja lhe solicitava escrever sua condenação.

Erasmo se havia firmado, através de seus escritos, como um crítico contundente à rigidez e hipocrisia reinantes na Igreja de sua época; por outro lado, discordava das idéias de Lutero (1483-1546), por defender o livre-arbítrio nas relações do homem com a divindade. Deste modo, recusou-se a tomar partido, uma vez que não podia concordar com nenhum dos dois lados da contenda.

Com a dominação dos reformadores em Basiléia, em 1529, Erasmo foi obrigado a fugir para Friburgo. Alguns anos depois, sua saúde abalada o leva a desejar regressar à Rotterdam. Dirigindo-se antes à Basiléia, termina por falecer nesta cidade. Os escritos de Erasmo lhe granjearam popularidade ainda em vida, exercendo enorme influência entre os pensadores de sua época.

Algumas de suas obras: Colóquios, Adágios, antologia de citações e provérbios latinos, Manual do cristão militante, Sobre o livre-arbítrio. As proposições deste texto foram contestadas por Lutero (1483-1546) no livro Servo arbítrio, marcando a divergência radical entre os dois pensadores. Contudo, sua obra-prima é O Elogio da Loucura, dedicada a Thomas More, onde Erasmo ridiculariza os costumes e as principais figuras de autoridade, tanto eclesiástica quanto temporal, de sua época.

Este livro repercutiu amplamente, por representar a voz do humanismo nascente contra todos os entraves ao novo pensamento, que tenta edificar a ciência, a moral, a política e a arte tomando a razão como fundamento.

Ainda que Erasmo não possua uma filosofia no sentido rigoroso da palavra, ele deve ser encarado como um dos mais importantes propagadores do humanismo renascentista. Sua própria vida encarna este ideal, ao pregar a difusão da cultura clássica bem como o estudo dos Padres da Igreja, o livre-arbítrio em conformidade com a vida devotada a Deus.

Seu projeto teórico pretende, em última instância, conciliar o cristianismo e a tradição clássica em seu fundamento comum: como verdades largamente humanas, servindo ambas a uma compreensão que possa orientar o homem na busca das virtudes, a um só tempo temporais e espirituais.

Foi amigo de Thomas Morus. (1478-1535)

Leia sobre Filosofia

Leia sobre a expansão do Humanisno, o "Príncipe dos Humanistas" e outros grandes Humanistas.

Erasmo de Roterdã (Países Baixos)


Obras
Adágios
Colóquios
Erasmo de Roterdã - Elogio da loucura (262K) (pdf)
Elogio da Loucura


Texto II

Humanista e teólogo holandês nascido em Roterdã em 28 de outubro de 1469. Entrou para o convento dos agostinianos e ordenou-se padre em 1492. Estudou latim e grego lendo os escritores da Antiguidade, adquirindo uma invejável cultura humanística.

Desistiu da vida monástica e passou a viajar e a ensinar primeiro na Universidade de Paris. Vai em seguida à Inglaterra, onde conhece e se torna amigo de Thomas More.

Em 1509 publica sua principal obra Elogio da Loucura, uma obra de conteúdo satírico e de ironia cáustica que pregava reformas nos costumes e na Igreja. Passa a delinear um humanismo cristão, bem diferente dos dogmas da Igreja medieval, ou seja, torna-se contra a superstição e os excessos, adotando uma posição moderada.

Passa a residir em Basiléia em 1521, que por sua presença se tornou um polo cultural e a deixou famosa pela Europa.

Em 1516 publicou o Novo Testamento numa edição em grego, de que se serviria mais tarde Lutero (1483-1546) para traduzir a Bíblia para o alemão.

Pode-se dizer que Erasmo foi o precursor da Reforma, mas não uniu-se à ela, criticando duramente o radicalismo de Lutero (1483-1546) que se colocava contra a cultura e o humanismo, era antes de tudo um moderado.

Foi atacado de ambos os lados, pelos católicos e pelos protestantes. Professou um cristianismo que lhe era próprio, ou seja, sem radicalismos e dogmatismos.

Os excessos da Reforma o obrigaram a sair de Basiléia e a mudar para Friburgo. Porém morreu na primeira em 12 de julho de 1536.

Retorna

Fonte: •Enciclopédia Digital 99 • ( Literatura e Leitura ) •