Clique aqui para entrar em Literatura_e_Leitura
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior

Cândido Rondon (1865 - 1958)

Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon, militar e sertanista brasileiro, nasceu em Mimoso, Mato Grosso. Sua celebridade, aliás internacional, deve-se ao fato de ter desbravado a região brasileira mais inacessível e até então menos conhecida, a região norte do Brasil, penetrando, com suas expedições, nas florestas e entrando em amplo contato pacífico com os povos indígenas ali instalados.

Estipula-se que, somando a distância percorrida de todas as jornadas que Rondon empreendeu, teria percorrido ao todo o suficiente para dar uma volta completa à circunferência terrestre. Assim, as expedições de Rondon ao todo teriam somado cerca de quarenta mil quilômetros de terras percorridas.

Além dos objetivos elementares a serem cumpridos em suas expedições, como por exemplo a ligação telegráfica do Rio de Janeiro até a região norte, estendendo-a da capital aos territórios dos estados do Acre e Amazonas, Rondon travou importante contato com os povos das florestas brasileiras, do qual se originaram um maior conhecimento da língua e da cultura destes povos.

Seu idealismo observado na preocupação pacífica com que estabeleceu contato com os indígenas procedeu, entre outras razões, do fato de ter sido filho de uma descendente de índios bororos. Este aspecto rendeu-lhe certa consciência dos valores culturais indígenas, ainda que tenha se tornado órfão de pai e mãe desde os dois anos de idade.

Entra para a carreira militar aos dezesseis anos, primeiramente ingressando na Cavalaria em Cuiabá e, em seguida, rumando para o Rio de Janeiro a fim de ingressar na Escola Militar. Ali, filiou-se à doutrina positivista.

Foi a partir de 1890 que Rondon passou a empreender sua primeira expedição, com a missão de ligar países como a Bolívia e o Paraguai ao Brasil por linhas telegráficas. Em 1906, passa a realizar a mesma tarefa, desta vez ligando A Amazônia e o Acre ao Rio de Janeiro.

Em 1910, é criado o Serviço de Proteção ao Índio, que Rondon passa a dirigir. Em 1927, é incumbido da inspeção de fronteiras entre Brasil e Guianas, expedição esta que rumaria gradualmente ao sul.

Esta viagem tem encerramento em 1930, quando Rondon já havia chegado até a Argentina. Terminou sua carreira presidindo o Conselho Nacional de Proteção ao Índio, elevado a Marechal e homenageado pela nova nomeação do então chamado Território do Guaporé, atual estado de Rondônia.



Retorna

Fonte: •Enciclopédia Digital 99 • ( Literatura e Leitura ) •