Anaxágoras de Clazômenas (499-428 a.C)
Filósofo grego que foi um dos primeiro a pregar o espiritualismo filosófico de Sócrates (470/69-399 a.C.), Platão e Aristóteles (384-322 a.C.). Ao opor-se ao culto idólatra, criou a teoria dos Homeomerias.
Filósofo pré-socrático. Nascido em Clazômenas, transferiu-se em 453 para Atenas. Em 434 foi banido da cidade sob acusação de impiedade, por haver declarado não serem o Sol e a Lua divindades. Mudou-se para Lâmpsaco, na Jônia, onde permaneceu até sua morte.
Anaxágoras pensa o princípio da realidade desde um número infinito de substâncias simples, igualmente participantes da matéria e compostas, cada qual, de uma única qualidade. O movimento constante de choques, aproximações e afastamentos entre tais substâncias é o responsável por compor a totalidade das coisas que são.
Estas unidades de matéria são denominadas, por este filósofo, homeomerias. Para Anaxágoras, uma coisa não pode ser gerada de outra totalmente distinta; antes, é preciso que haja, em cada coisa, uma porção de todas as outras, de modo que seus elementos constitutivos sejam comuns. Neste sentido encontramos, em seu fragmento 12: Todas as outras coisas contém todas as coisas.
Assim, isso que chamamos geração e morte não são mais que determinadas combinações e separações, operadas no nível das homeomerias.
Há, porém, algo que não é composto pelas homeomerias, e que constitui seu princípio: é o que este filósofo denomina Nous, termo que pode ser traduzido por Pensamento ou Espírito. O Nous é, para todas as coisas, princípio de movimento. Por sua vez, este movimento é compreendido como um processo de separação, de divisão a partir de uma comunhão indissociada de substâncias.
O Nous é o princípio, separado de tudo, que tem, todavia, poder de conhecer e dar movimento a todas as coisas.
Aristóteles (384-322 a.C.) atribui a Anaxágoras uma definição de homem tornada célebre na história da filosofia : O homem é o animal que tem mãos.
Anaxágoras de Clazômenas na wiki
Leia sobre Filosofia