O tempo e o Vento - Erico Verissimo
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior
RESUMO DE O TEMPO E O VENTO DO QUAL FAZ PARTE "ANA TERRA"

Erico Verissimo
(Cruz Alta-RS, 1905 - Porto Alegre-RS, 1975)

Érico Veríssimo - Livros resumidos
"O Tempo e o Vento"

O Tempo e o Vento é a maior obra do escritor gaúcho Érico Veríssimo. Conta a história da família Terra Cambará durante dois séculos,tendo como pano de fundo a própria história do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Inicia-se com a paixão de Ana Terra pelo mameluco Pedro, na época da fundação da pequena cidade de Santa Fé - à qual os Terra Cambará estarão sempre ligados. A filha de Ana e Pedro, Bibiana, casa-se com o Capitão Rodrigo Cambará. É a partir da disputa entre Rodrigo e o Coronel Bento Amaral que inica-se a rivalidade entre as famílias Terra Cambará e Amaral.

A história prossegue com os descendentes do Capitão Rodrigo e sua participação na vida política gaúcha e nacional. Vemos a Guerra Farroupilha, a luta pela proclamação da Repúbica, a campanha pela eleição de Rui Barbosa para presidente, a ascenção e a deposição de Getúlio Vargas. Vê-se a degradação dos valores morais através dos tempos. Ao final, descobrimos que O Tempo e o Vento foi escrito por um dos sucessores do Capitão Rodrigo, Floriano.

O Tempo e o Vento tem cerca de duas mil e quatrocentas páginas. É formado por três grandes partes que, para facilitar o entendimento completo da história, apresentamos aqui em resumos separados: O continente, O retrato e O arquipélago. Estas três partes são, separdamente, também bastante longas e subdividem-se em outras tantas. Só O continente, por exemplo, tem cerca de setecentas páginas.

Um certo capitão Rodrigo, parte integrante de O continente, chegou a ser editado separadamente, como um livro independente.

Última atualização: Não iniciado