Movimentos Literários seus principais autores e sua ligação com a História
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior

Humanismo

O humanismo é o nome do pensamento que tem como fundamento de sua doutrina uma determinação da essência do homem. Todavia, antes de se constituir como uma doutrina filosófica ou antropológica, o humanismo corresponde a um movimento de resgate cultural da educação clássica; ele nasce a partir da oposição entre o homo humano e o homo barbarus.

Este movimento, que vai ganhar uma grande relevância a partir do renascimento italiano e, depois, no século XVIII, com o pensamento de Winckelmann, Goethe (1749-1832) e Schiller (1759-1805), tem a sua origem na interpretação da cultura grega feita pela antiguidade latina.

Portanto, a primeira forma de humanismo apareceu na Roma antiga, a partir da incorporação do ideal grego de educação, a paidéia, transformado em eruditio et institutio in bonas artes.

No âmbito do pensamento filosófico, o humanismo se constitui em geral numa doutrina que possui como fundamento uma determinação da essência humana, a natureza de sua humanidade, cuja finalidade é formar o homem de acordo com esta sua natureza, a fim de promover a sua liberdade.

Efetivamente temos diversos tipos de humanismos - cristão, idealista, marxista (leia sobre Karl Marx), existencialista, etc. -, conforme as diferentes concepções de natureza humana e de liberdade, assim como vários caminhos para a sua concretização. Todavia, apesar de suas possíveis diferenças, todas as doutrinas humanistas concordam com o fato de buscar uma determinação da essência humana. É neste sentido que o filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1970) afirma, em sua obra Sobre o Humanismo, que: "Por mais diversas que sejam, segundo suas finalidades e seus fundamentos, quanto aos modos e meios de suas realizações específicas ou consoante a forma de suas doutrinas, essas espécies de humanismos, na realidade, coincidem no fato de todas elas determinarem a humanitas do homo humanus a partir de uma interpretação já assente da natureza, da história, do mundo, do fundamento do mundo, isto é, a partir de uma determinação já assente do ente em sua totalidade".

Podemos portanto determinar genericamente o humanismo em uma dupla vertente: como movimento artístico e cultural de resgate, renascimento, da educação clássica e como doutrina filosófica ou antropológica que tem como fundamento uma determinação já assente da essência do homem.

Retorna

Fonte: •Enciclopédia Digital 99 • ( Literatura e Leitura )•