Logo WordPainel de tarefas Ajuda e janela da Ajuda
No painel de tarefas Ajuda
F1Exibe o painel de tarefas Ajuda.
F6Alterna entre o painel de tarefas Ajuda e o Word.
TABSeleciona o próximo item do painel de tarefas Ajuda.
SHIFT+TABSeleciona o item anterior do painel de tarefas Ajuda.
ENTERExecuta a ação do item selecionado.
SETA BAIXO e SETA CIMAEm sumários, seleciona o próximo item e o anterior, respectivamente.
SETA DIR e SETA ESQEm sumários, expande e recolhe o item selecionado, respectivamente.
ALT+SETA ESQVolta para o painel de tarefas anterior.
ALT+SETA DIRAvança para o próximo painel de tarefas.
CTRL+BARRA DE ESPAÇOAbre o menu de painéis de tarefas.
CTRL+F1Fecha e reabre o painel de tarefas atual.
SETA DIRExpande uma lista +/-.
SETA ESQRecolhe uma lista +/-.
Na janela Ajuda
TABSeleciona o próximo texto oculto ou hiperlink, Mostrar Tudo ou Ocultar Tudo na parte superior de um tópico.
SHIFT+TABSeleciona o texto oculto ou hiperlink anterior, ou o botão Modo de Exibição do Navegador na parte superior de um artigo do site do Microsoft Office.
ENTERExecuta a ação para Mostrar Tudo, Ocultar Tudo, texto oculto ou hiperlink selecionado.
ALT+SETA ESQVolta para o tópico anterior da Ajuda.
ALT+SETA DIRAvança para o próximo tópico da Ajuda.
CONTROL+PImprime o tópico da Ajuda atual.
SETA BAIXO e SETA CIMARola pequenas quantidades para cima e para baixo, respectivamente, dentro do tópico da Ajuda exibido.
PAGE UP E PAGE DOWNRola grandes quantidades para cima e para baixo, respectivamente, dentro do tópico da Ajuda exibido.
ALT+UConecta a janela da Ajuda ao Word (lado a lado) quando ela está separada dele.
SHIFT+F10Exibe um menu de comandos para a janela Ajuda; requer que a janela Ajuda esteja enfocada (clique em um item dessa janela).
Menus, barras de ferramentas, painéis de tarefas e caixas de diálogo
Acessar e usar os menus e as barras de ferramentas
F10 ou ALTSeleciona a barra de menus , ou fecha ao mesmo tempo um menu e submenu abertos.
CTRL+TAB ou
CTRL+SHIFT+TAB
Seleciona um painel de tarefas ou uma barra de ferramentas depois de pressionar F10 ou ALT para selecionar a barra de menus. O pressionamento repetido das teclas move o foco entre barras de ferramentas, barras de menus e painéis de tarefas abertos.
TAB ou SHIFT+TABQuando uma barra de ferramentas ou a barra de menus é selecionada, seleciona o botão ou o menu anterior ou seguinte.
ENTERAbre o menu selecionado, ou executa a ação do botão ou comando selecionado.
SHIFT+F10Exibe o menu de atalho do item selecionado.
ALT+BARRA DE ESPAÇOSExibe o menu de atalho da barra de título.
SETA CIMA ou
SETA BAIXO
Quando um menu ou submenu é aberto, seleciona o comando anterior ou o seguinte.
SETA ESQ ou SETA DIRSeleciona o menu para a direita ou esquerda. Quando um submenu é aberto, alterna entre o menu principal e o submenu.
HOME ou ENDSeleciona o primeiro ou o último comando no menu ou submenu.
ESCFecha um menu aberto. Quando um submenu é aberto, fecha somente o submenu.
SHIFT+SETA BAIXOAbre o menu selecionado.
CTRL+SETA BAIXOQuando um menu reduzido é aberto, exibe todo o conjunto de comandos.
ALT+CTRL+=
(sinal de igual)
Adiciona um botão da barra de ferramentas a um menu. Quando você digita essa tecla de atalho e clica em um botão da barra de ferramentas, o Microsoft Word adiciona o botão ao menu apropriado. Por exemplo, clique em Marcadores na barra de ferramentas Formatação para adicionar o comando Marcadores ao menu Formatar.
ALT+CTRL+-
(tecla de travessão)
Remove um comando de um menu. Quando você digita essa tecla de atalho e seleciona um comando de menu, o comando é removido. Você poderá adicionar o comando de menu novamente ao menu se mudar de idéia.
ALT+CTRL++
(tecla mais no
teclado numérico)
Personaliza a tecla de atalho para um comando de menu. Quando você digita essa tecla de atalho e seleciona um comando de menu, a caixa de diálogo Personalizar teclado é aberta para que você adicione, altere ou remova a tecla de atalho.
ObservaçãoVocê pode utilizar o teclado para selecionar qualquer comando de menu na barra de menus. Pressione ALT para selecionar a barra de menus. Pressione a letra sublinhada no nome do menu que contém o comando que você deseja. No menu que será exibido, pressione a letra sublinhada no nome do comando desejado.
Acessar e usar os painéis de tarefas
CTRL+F1Abre o painel de tarefas ou oculta o painel de tarefas atual.
F6Move para um painel de tarefas de outro painel na janela do programa. (Talvez você precise pressionar F6 mais de uma vez.)
Observação Se, ao pressionar F6, o painel de tarefas desejado não for exibido, tente pressionar ALT para colocar o foco na barra de menus e, em seguida, pressione CTRL+TAB para mover para o painel de tarefas. Além disso, se você abrir uma caixa de diálogo do painel de tarefas Revelar formatação, o foco poderá estar no documento após fechar a caixa de diálogo, e não no painel de tarefas. Você pode usar F6 ou CTRL+TAB para retornar ao painel de tarefas.
CTRL+TABQuando um menu ou uma barra de ferramentas estiver ativa, move para um painel de tarefas. (Talvez você precise pressionar CTRL+TAB mais de uma vez.)
CTRL+BARRA DE ESPAÇOAbre o menu de painéis de tarefas.
ALT+HOMEVai para o painel de tarefas Ponto de Partida.
ALT+SETA ESQInverte a seqüência de painéis de tarefas abertos.
ALT+SETA DIRRepete a seqüência de painéis de tarefas abertos.
ESCFecha um menu se houver algum aberto ou volta para o documento.
TAB ou SHIFT+TABQuando um painel de tarefas estiver ativo, seleciona a próxima opção ou a opção anterior no painel de tarefas.
SETA CIMA ou SETA BAIXOMove entre as escolhas de um submenu selecionado; move entre certas opções em um grupo de opções.
BARRA DE ESPAÇOS ou ENTERAbre o menu selecionado ou realiza a ação do botão selecionado.
SHIFT+F10Abre um menu de atalho em um documento; abre um menu suspenso para o item da galeria selecionado.
HOME ou ENDQuando um menu ou um submenu estiver visível, seleciona a primeiro ou o último comando do menu ou do submenu.
PAGE UP ou PAGE DOWNRola para cima ou para baixo na lista da galeria selecionada.
CTRL+SETA DIR ou CTRL+SETA ESQExpande ou recolhe um item recolhível da lista da galeria.
CTRL+HOME ou CTRL+ENDMove para a parte superior ou inferior da lista da galeria selecionada.
Redimensionar e mover barras de ferramentas, menus e painéis de tarefas
Pressione ALT para selecionar a barra de menus .
Pressione CTRL+TAB várias vezes para selecionar uma barra de ferramentas ou o painel de tarefas .
Siga um destes procedimentos:
Redimensionar uma barra de ferramentas
a- Na barra de ferramentas, pressione CTRL+BARRA DE ESPAÇO para exibir o menu Opções da Barra de Ferramentas.
b- Selecione o comando Dimensionar e pressione ENTER.
c- Use as teclas de direção para redimensionar a barra de ferramentas. Pressione CTRL+ as teclas de direção para redimensionar um pixel de cada vez.
Mover uma barra de ferramentas
a- Na barra de ferramentas, pressione CTRL+BARRA DE ESPAÇO para exibir o menu Opções da Barra de Ferramentas.
b- Selecione o comando Mover e pressione ENTER.
c- Use as teclas de direção para posicionar a barra de ferramentas. Pressione CTRL+ as teclas de direção para mover um pixel de cada vez. Para liberar a barra de ferramentas, pressione várias vezes a tecla de SETA BAIXO. Para ancorar a barra de ferramentas verticalmente do lado esquerdo ou direito, pressione a SETA ESQ ou a SETA DIR, respectivamente, se a barra de ferramentas estiver na extremidade esquerda ou direita.
Redimensionar um painel de tarefas
a- No painel de tarefas, pressione CTRL+BARRA DE ESPAÇO para exibir um menu com comandos adicionais.
b- Use a SETA BAIXO para selecionar o comando Dimensionar e pressione ENTER.
c- Use as teclas de direção para redimensionar o painel de tarefas. Use CTRL+ as teclas de direção para redimensionar um pixel de cada vez.
Mover um painel de tarefas
a- No painel de tarefas, pressione CTRL+BARRA DE ESPAÇO para exibir um menu com comandos adicionais.
b- Use a SETA BAIXO para selecionar o comando Mover e pressione ENTER.
c- Use as teclas de direção para posicionar o painel de tarefas. Use CTRL+ as teclas de direção para mover um pixel de cada vez.
Observação: Se você mover o painel de tarefas para cima das barras de ferramentas ou para baixo da barra de status, ele se anexará às barras e se reorientará horizontalmente. Para retorná-lo para a posição vertical, use as teclas de direção para afastá-lo das barras.
Ao terminar de mover ou redimensionar, pressione ESC ou ENTER.
Usar as caixas de diálogo
ALT+F6Sai de uma caixa de diálogo aberta e volta para o documento, em casos de caixas de diálogo, como Localizar e Substituir, que suportam esse comportamento.
TABAvança para a próxima opção ou para o próximo grupo.
SHIFT+TABVolta para a opção ou o grupo de opções anterior.
CTRL+TABAlterna para a próxima guia da caixa de diálogo.
CTRL+SHIFT+TABAlterna para a guia anterior da caixa de diálogo.
Teclas de direçãoAlterna entre as opções da lista suspensa aberta ou de um grupo de opções.
BARRA DE ESPAÇOSExecuta a ação atribuída ao botão selecionado; marca ou desmarca a caixa de seleção destacada.
Primeira letra de uma opção
em uma lista suspensa
Abre a lista se estiver fechada e vai para essa opção da mesma.
ALT+ a letra sublinhada em uma opçãoSeleciona uma opção; marca ou desmarca caixas de seleção.
ALT+ SETA BAIXOAbre a lista suspensa selecionada.
ESCFecha a lista suspensa selecionada; cancela um comando e fecha caixas de diálogo.
ENTERExecuta o comando selecionado.
Usar as caixas de edição dentro das caixas de diálogo
Uma caixa de edição é um espaço em branco em que você digita ou cola uma entrada, como o nome do usuário ou o caminho para uma pasta.
HOMEVai para o início da entrada.
ENDVai para o fim da entrada.
SETA ESQ ou SETA DIRAvança ou retrocede um caractere.
CTRL+SETA ESQRetrocede uma palavra à esquerda.
CTRL+SETA DIRAvança uma palavra à direita.
SHIFT+SETA ESQMarca ou desmarca um caractere à esquerda.
SHIFT+SETA DIRMarca ou desmarca um caractere à direita.
CTRL+SHIFT+SETA ESQMarca ou desmarca uma palavra à esquerda.
CTRL+SHIFT+SETA DIRMarca ou desmarca uma palavra à direita.
SHIFT+HOMESeleciona do ponto de inserção ao início da entrada.
SHIFT+ENDSeleciona do ponto de inserção ao fim da entrada.
Usar as caixas de diálogo Abrir, Salvar como e Inserir imagem
CTRL+F12Exibe a caixa de diálogo Abrir.
F12Exibe a caixa de diálogo Salvar como.
ALT+1Vai para a próxima pasta ().
ALT+2Abre a pasta um nível acima da pasta aberta (botão Um Nível Acima ).
ALT+3Fecha a caixa de diálogo e abre sua página de pesquisa da World Wide Web (botão Pesquisar na Web ).
ALT+4Exclui a pasta ou o arquivo selecionado(a) (botão Excluir ).
ALT+5Cria uma nova subpasta na pasta aberta (botão Criar Nova Pasta ).
ALT+6Alterna entre os modos de exibição Lista, Detalhes, Propriedades, Visualização Miniaturas, Lado a Lado e Ícones (clique na seta ao lado de Modos de Exibição ).
ALT+7 ou ALT+LMostra o menu Ferramentas (botão Ferramentas).
SHIFT+F10Exibe um menu de atalho para o item selecionado, como uma pasta ou um arquivo.
TABAlterna entre as opções ou as áreas da caixa de diálogo.
F4 ou ALT+IAbre a lista Examinar em ou Salvar em.
F5Atualiza os arquivos visíveis na caixa de diálogo Abrir ou Salvar como (menu Arquivo).
Referência rápida
Tarefas comuns realizadas em um documento do Microsoft Word
CTRL+SHIFT+BARRA DE ESPAÇOCria um espaço não separável.
CTRL+HÍFENCria um hífen não separável.
CTRL+NFormata as letras com negrito.
CTRL+IFormata as letras com itálico.
CTRL+SFormata as letras com sublinhado.
CTRL+SHIFT+<Diminui o tamanho da fonte.
CTRL+SHIFT+>Aumenta o tamanho da fonte.
CTRL+BARRA DE ESPAÇORemove a formatação do parágrafo ou do caractere.
CTRL+CCopia o texto ou objeto selecionado.
CTRL+XRecorta o texto ou objeto selecionado.
CTRL+VCola um texto ou objeto.
CTRL+ZDesfaz a última ação.
CTRL+YRefaz a última ação.
Barra de idiomas
Reconhecimento de voz e de manuscritos
ALT esquerda+SHIFTAlterna entre idiomas ou layouts de teclado.
+VLiga ou desliga o microfone.
+TAlterna entre os modos Voice Command e Dictation.
+CExibe a lista de alternativas de correção.
+HAtiva ou desativa manuscritos.
ALT+~Ativa ou desativa o IME (editor de método de entrada) japonês no teclado 101.
ALT direitaAtiva ou desativa o IME coreano no teclado 101.
CTRL+BARRA DE ESPAÇOAtiva ou desativa o IME chinês no teclado 101.
ObservaçõesVocê pode definir a combinação de teclas para alternar entre idiomas ou layouts de teclado na caixa de diálogo Configurações Avançadas de Tecla. Para abrir a caixa de diálogo Configurações Avançadas de Tecla, clique com o botão direito do mouse na Barra de idiomas e clique em Configurações. Em Preferências, clique em Configurações de Tecla.
A tecla do logotipo do Windows () está disponível na fileira de teclas inferior na maioria dos teclados.
Email
Enviando emails
Use as teclas a seguir (se você estiver enviando um documento ou mensagem por email) quando o ponto de inserção estiver no cabeçalho da mensagem. Para movê-lo até o cabeçalho, pressione as teclas SHIFT+TAB.
ALT+SEnvia a mensagem ou o documento ativo .
CTRL+SHIFT+BAbre o Catálogo de Endereços.
ALT+K, CTRL+KQuando o ponto de inserção estiver no cabeçalho da mensagem, verifica os nomes nas linhas Para, Cc e Cco com o Catálogo de endereços.
ALT+. (ponto)Abre o Catálogo de Endereços no campo Para.
ALT+CQuando o ponto de inserção está no cabeçalho da mensagem, abre o Catálogo de Endereços no campo Cc.
ALT+BSe o campo Cco estiver visível, abrirá o Catálogo de Endereços no campo Cco. Para exibir esse campo, abra o Catálogo de Endereços para qualquer campo e insira ou digite um nome na caixa Cco.
ALT+NVai para o campo Assunto.
ALT+PAbre a caixa de diálogo Opções de Mensagem do Microsoft Outlook.
CTRL+SHIFT+GCria um sinalizador de mensagem.
TABQuando o ponto de inserção está no cabeçalho da mensagem, vai para a próxima caixa do cabeçalho do email. Quando a última caixa do cabeçalho do email está ativa, move o ponto de inserção para o corpo do documento ou da mensagem.
SHIFT+TABSeleciona o campo ou botão anterior do cabeçalho da mensagem.
CTRL+TABQuando o ponto de inserção está no cabeçalho da mensagem, seleciona o botão Enviar. Você pode usar as teclas de direção para acessar outros botões. Para realizar a ação do botão ou do comando selecionado, pressione ENTER.
Trabalhando com documentos e páginas da Web
Criar, exibir e salvar documentos
CTRL+OCria um novo documento do mesmo tipo do atual ou do mais recente.
CTRL+AAbre um documento.
CTRL+WFecha um documento.
ALT+CTRL+SDivide a janela do documento.
ALT+SHIFT+CRemove a divisão da janela do documento.
CTRL+BSalva um documento.
Localizar, substituir e navegar pelo texto
CTRL+LLocaliza texto, formatação e itens especiais.
ALT+CTRL+YRepete a localização (depois de fechada a janela Localizar e Substituir).
CTRL+USubstitui texto, uma formatação específica e itens especiais.
CTRL+YVai para uma página, um indicador, uma nota de rodapé, uma tabela, um comentário, um elemento gráfico ou para outro local.
ALT+CTRL+ZAlterna entre documentos ou seções de um documento, e entre um documento e uma mensagem de email aberta se você utiliza o Word como editor de email.
ALT+CTRL+HOMEAbre uma lista de opções de navegação; use as setas de direção para selecionar uma opção e, em seguida, pressione ENTER para navegar em um documento usando a opção selecionada.
Desfazer e refazer ações
ESCCancela uma ação.
CTRL+ZDesfaz uma ação.
CTRL+YRefaz ou repete uma ação.
Alternar para outro modo de exibição
ALT+CTRL+PAlterna para o modo de exibição de layout de impressão.
ALT+CTRL+OAlterna para o modo de exibição de estrutura de tópicos.
ALT+CTRL+NAlterna para o modo de exibição normal.
ALT+RAlterna para o Modo de Exibição de Leitura.
CTRL+\Expande ou recolhe subdocumentos de um documento mestre.
Modo de exibição de estrutura de tópicos
No modo de exibição de estrutura de tópicos, pressione
ALT+SHIFT+SETA ESQEleva o nível de um parágrafo.
ALT+SHIFT+SETA DIRRebaixa o nível de um parágrafo.
CTRL+SHIFT+BRebaixa para corpo do texto.
ALT+SHIFT+SETA CIMAMove os parágrafos selecionados para cima.
ALT+SHIFT+SETA BAIXOMove os parágrafos selecionados para baixo.
ALT+SHIFT+SINAL DE ADIÇÃOExpande o texto embaixo de um título.
ALT+SHIFT+SINAL DE SUBTRAÇÃORecolhe o texto embaixo de um título.
ALT+SHIFT+AExpande ou recolhe todos os textos ou títulos.
A tecla de barra (/)
no teclado numérico
Oculta ou exibe a formatação dos caracteres.
ALT+SHIFT+LMostra a primeira linha do corpo do texto ou o corpo do texto inteiro.
ALT+SHIFT+1Mostra todos os títulos com o estilo Título 1.
ALT+SHIFT+nMostra todos os títulos até o Título n.
CTRL+TABInsere um caractere de tabulação.
Imprimindo e visualizando os documentos
CTRL+PImprime um documento.
ALT+CTRL+IEntra no modo de visualização de impressão e sai dele.
Teclas de direçãoMovimentação pela página de visualização quando ela está com mais zoom.
PAGE UP ou PAGE DOWNMovimentação pela página de visualização quando ela está com menos zoom.
CTRL+HOMEVai para a primeira página de visualização quando ela está com menos zoom.
CTRL+ENDVai para a última página de visualização quando ela está com menos zoom.
Revisando documentos
ALT+CTRL+MInsere um comentário .
CTRL+SHIFT+EAtiva ou desativa o controle de alterações .
ALT+SHIFT+CFecha o Painel de Revisão se ele estiver aberto.
Modo de exibição de layout de leitura
HOMEVai para o início do documento.
ENDVai para o fim do documento.
Número e, em seguida, ENTERVai para a página com esse número.
CTRL+]Aumenta em um ponto o tamanho do texto selecionado.
CTRL+[Diminui em um ponto o tamanho do texto selecionado.
ESCSai do modo de exibição de layout de leitura.
Referências, notas de rodapé e notas de fim
ALT+SHIFT+OMarca uma entrada do índice de autoridades (citação).
ALT+SHIFT+IMarca uma entrada do índice analítico.
ALT+SHIFT+XMarca uma entrada do índice remissivo.
ALT+CTRL+FInsere uma nota de rodapé.
ALT+CTRL+EInsere uma nota de fim.
Trabalhando com páginas da Web
CTRL+KInsere um hiperlink .
ALT+SETA ESQVolta uma página.
ALT+SETA DIRAvança um página.
F9Atualiza.
ObservaçãoPara usar teclas para voltar ou avançar uma página ou para atualizá-la, é necessária a exibição da barra de ferramentas Web. Se ela não estiver exibida, pressione ALT, pressione V, pressione T, use as teclas de direção para selecionar Web e pressione ENTER.
Editando e movendo textos e elementos gráficos
Excluir texto e elementos gráficos
BACKSPACEExclui um caractere à esquerda.
CTRL+BACKSPACEExclui uma palavra à esquerda.
DELETEExclui um caractere à direita.
CTRL+DELETEExclui uma palavra à direita.
CTRL+XRecorta o texto selecionado para a Área de transferência do Office.
CTRL+ZDesfaz a última ação.
CTRL+F3Recorta para o AutoTexto Especial .
Copiar e mover texto e elementos gráficos
CTRL+CCopia texto ou elementos gráficos.
CTRL+C, CTRL+CExibe a Área de transferência do Office.
F2 (e, em seguida, mova
o ponto de inserção e
pressione ENTER)
Move texto ou elementos gráficos.
ALT+F3Cria AutoTexto .
CTRL+VCola o conteúdo da Área de transferência do Office.
CTRL+SHIFT+F3Cola o conteúdo do AutoTexto Especial .
ALT+SHIFT+RCopia o cabeçalho ou o rodapé usado na seção anterior do documento.
Inserir caracteres especiais
CTRL+F9Um campo.
ENTER(depois de digitar os primeiros caracteres do nome da entrada de AutoTexto e quando aparecer a dica de tela) Uma entrada de AutoTexto .
SHIFT+ENTERUma quebra de linha.
CTRL+ENTERUma quebra de página.
CTRL+SHIFT+ENTERUma quebra de seção.
ALT+CTRL+SINAL DE MENOSUm travessão
CTRL+SINAL DE MENOSUm traço
CTRL+HÍFENUm hífen opcional.
CTRL+SHIFT+HÍFENUm hífen não separável.
CTRL+SHIFT+BARRA DE ESPAÇOUm espaço não separável.
ALT+CTRL+CO símbolo de copyright.
ALT+CTRL+RO símbolo de marca registrada.
ALT+CTRL+TO símbolo de marca.
ALT+CTRL+PONTOReticências.
CTRL+`, `Uma única aspa de abertura
CTRL+', 'Uma única aspa de fechamento
CTRL+`, SHIFT+'Aspas duplas de abertura
CTRL+', SHIFT+'Aspas duplas de fechamento
Inserir caracteres usando códigos de caractere
O código de caractere, ALT+X
O caractere Unicode para o código de caractere Unicode (hexadecimal) especificado. Por exemplo, para inserir o símbolo do euro (), digite 20AC e mantenha a tecla ALT pressionada enquanto pressiona X.
ALT+o código de caractere (no teclado numérico)
O caractere ANSI para o código de caractere ANSI (decimal) especificado. Por exemplo, para inserir o símbolo do euro, mantenha a tecla ALT pressionada enquanto pressiona 0128 no teclado numérico.
Selecionar texto e elementos gráficos
Selecione o texto mantendo pressionada a tecla SHIFT e pressionando a tecla que move o ponto de inserção.
Selecionar várias áreas que não estão ao lado umas das outras
Após fazer a primeira seleção, mantenha pressionada a tecla CTRL e selecione os itens desejados.
Estender uma seleção
F8Ativa o modo de extensão.
F8(e, em seguida, pressione a SETA ESQ ou a SETA DIR) Seleciona o caractere mais próximo.
F8(pressione uma vez para selecionar uma palavra; duas vezes para selecionar uma sentença e, assim, sucessivamente). Aumenta o tamanho de uma seleção.
SHIFT+F8Reduz o tamanho de uma seleção.
ESCDesativa o modo de extensão.
SHIFT+SETA DIRUm caractere para a direita.
SHIFT+SETA ESQUm caractere para a esquerda.
CTRL+SHIFT+SETA DIRAté o fim de uma palavra.
CTRL+SHIFT+SETA ESQAté o início de uma palavra.
SHIFT+ENDPara o fim de uma linha.
SHIFT+HOMEPara o início de uma linha.
SHIFT+SETA BAIXOUma linha para baixo.
SHIFT+SETA CIMAUm linha para cima.
CTRL+SHIFT+SETA BAIXOAté o fim de um parágrafo.
CTRL+SHIFT+SETA CIMAAté o início de um parágrafo.
SHIFT+PAGE DOWNUma tela para baixo.
SHIFT+PAGE UPUma tela para cima.
CTRL+SHIFT+HOMEPara o início de um documento.
CTRL+SHIFT+ENDPara o fim de um documento.
ALT+CTRL+SHIFT+PAGE DOWNAté o fim de uma janela.
CTRL+TPara incluir o documento inteiro.
CTRL+SHIFT+F8(e, em seguida, utilize as teclas de direção; pressione ESC para cancelar o modo de seleção) Um bloco de texto vertical.
F8+setas de direção (pressione ESC para cancelar o modo de seleção ) Até um local específico em um documento.
DicaSe você souber a combinação de teclas para mover o ponto de inserção, geralmente poderá selecionar o texto utilizando a mesma combinação de teclas enquanto mantém pressionada a tecla SHIFT. Por exemplo, CTRL+SETA DIR move o ponto de inserção para a palavra seguinte e CTRL+SHIFT+SETA DIR seleciona o texto do ponto de inserção até o início da palavra seguinte.
Selecionar texto e elementos gráficos em uma tabela
TABSeleciona o conteúdo da próxima célula.
SHIFT+TABSeleciona o conteúdo da célula anterior.
Mantenha pressionada a tecla
SHIFT e pressione repetidas
vezes uma tecla de direção
Estende a seleção para as células adjacentes.
Clique na primeira ou na última
célula da coluna. Mantenha
pressionada a tecla SHIFT e
pressione repetidas vezes a
tecla. SETA CIMA ou SETA BAIXO
Seleciona uma coluna.
CTRL+SHIFT+F8 e, em
seguida, utilize as teclas de
direção; pressione ESC
para cancelar o modo
de seleção
Estende uma seleção (ou um bloco).
SHIFT+F8Remove a seleção.
ALT+5 no teclado numérico
(com NUM LOCK desativado)
Seleciona uma tabela inteira.
Mover o ponto de inserção
SETA ESQUm caractere para a esquerda.
SETA DIRUm caractere para a direita.
CTRL+SETA ESQUma palavra para a esquerda.
CTRL+SETA DIRUma palavra para a direita.
CTRL+SETA CIMAUm parágrafo para cima.
CTRL+SETA BAIXOUm parágrafo para baixo.
SHIFT+TABUma célula para a esquerda (em uma tabela).
TABUma célula para a direita (em uma tabela).
SETA CIMAUma linha para cima.
SETA BAIXOUma linha para baixo.
ENDPara o fim de uma linha.
HOMEPara o início de uma linha.
ALT+CTRL+PAGE UPPara o início da janela.
ALT+CTRL+PAGE DOWNPara o fim da janela.
PAGE UPUma tela para cima (rolando).
PAGE DOWNUma tela para baixo (rolando).
CTRL+PAGE DOWNPara o início da página seguinte.
CTRL+PAGE UPPara o início da página anterior.
CTRL+ENDPara o fim de um documento.
CTRL+HOMEPara o início de um documento.
SHIFT+F5Para uma revisão anterior.
SHIFT+F5Depois de abrir um documento, para o local onde estava quando o documento foi fechado.
Mover-se por uma tabela
TABA célula seguinte em uma linha.
SHIFT+TABA célula anterior em uma linha.
ALT+HOMEA primeira célula da linha.
ALT+ENDA última célula da linha.
ALT+PAGE UPA primeira célula da coluna.
ALT+PAGE DOWNA última célula da coluna.
SETA CIMAA linha anterior.
SETA BAIXOA linha seguinte.
Inserir parágrafos e caracteres de tabulação em uma tabela
ENTERNovos parágrafos em uma célula.
CTRL+TABCaracteres de tabulação em uma célula.
Formatação de caracteres e de parágrafos
Copiar a formatação
CTRL+SHIFT+CCopia a formatação do texto.
CTRL+SHIFT+VAplica a formatação copiada ao texto.
Alterar ou redimensionar a fonte
CTRL+SHIFT+FAltera a fonte.
CTRL+SHIFT+PAltera o tamanho da fonte.
CTRL+SHIFT+>Aumenta o tamanho da fonte.
CTRL+SHIFT+<Diminui o tamanho da fonte.
CTRL+]Aumenta em 1 ponto o tamanho da fonte.
CTRL+[Diminui em 1 ponto o tamanho da fonte.
Aplicar formatos de caractere
CTRL+DAltera a formatação dos caracteres (comando Fonte, menu Formatar).
SHIFT+F3Alterna as letras entre maiúsculas e minúsculas.
CTRL+SHIFT+AFormata todas as letras com maiúsculas.
CTRL+NAplica negrito.
CTRL+SAplica sublinhado.
CTRL+SHIFT+WSublinha as palavras, mas não os espaços.
CTRL+SHIFT+DAplica sublinhado duplo ao texto.
CTRL+SHIFT+HAplica formatação de texto oculto.
CTRL+IAplica itálico.
CTRL+SHIFT+KFormata as letras com caixa alta.
CTRL+SINAL DE IGUALFormata com subscrito (espaçamento automático).
CTRL+SHIFT+SINAL DE ADIÇÃOFormata com sobrescrito (espaçamento automático).
CTRL+BARRA DE ESPAÇORemove a formatação manual dos caracteres.
CTRL+SHIFT+QAltera a seleção para a fonte Symbol.
Exibir e copiar formatos de texto
CTRL+SHIFT+* (asterisco)Exibe caracteres não-imprimíveis.
SHIFT+F1(e, em seguida, clique no texto cuja formatação você deseja revisar) Revisa a formatação do texto.
CTRL+SHIFT+CCopia formatação.
CTRL+SHIFT+VCola formatação.
Definir o espaçamento entre linhas
CTRL+1Aplica espaçamento simples entre linhas.
CTRL+2Aplica espaçamento duplo entre linhas.
CTRL+5Aplica espaçamento de 1,5 linhas.
CTRL+0 (zero)Adiciona ou remove um espaço de uma linha antes de um parágrafo.
Alinhar parágrafos
CTRL+ECentraliza o parágrafo.
CTRL+JJustifica o parágrafo.
F11Alinha o parágrafo à esquerda.
CTRL+GAlinha o parágrafo à direita.
CTRL+MRecua o parágrafo à esquerda.
CTRL+SHIFT+MRemove o recuo à esquerda do parágrafo.
CTRL+SHIFT+JCria um recuo deslocado.
CTRL+SHIFT+TReduz o recuo deslocado.
CTRL+QRemove a formatação do parágrafo.
Aplicar estilos de parágrafo
CTRL+SHIFT+UAplica um estilo.
ALT+CTRL+KInicia a AutoFormatação.
CTRL+SHIFT+BAplica o estilo Normal.
ALT+CTRL+1Aplica o estilo Título 1.
ALT+CTRL+2Aplica o estilo Título 2.
ALT+CTRL+3Aplica o estilo Título 3.
SHIFT+F11Aplica o estilo de lista.
Objetos de desenho e outros objetos
Inserindo e editando objetos
Inserir objetos usando o teclado.
a- Use o teclado para abrir a caixa de diálogo Objeto (menu Inserir).
b- Use a tecla SETA BAIXO para selecionar um objeto e, em seguida, pressione a tecla Tab até chegar a OK e pressione ENTER.
Editar objetos usando o teclado.
a- Com o ponto de inserção posicionado à esquerda do objeto no documento, selecione o objeto pressionando SHIFT+SETA DIR.
b- Pressione SHIFT+F10.
c- Pressione a tecla Tab até chegar a Objeto nome do Objeto, pressione ENTER e, em seguida, pressione ENTER novamente.
Inserir e selecionar objetos de desenho
Inserir uma AutoForma usando o teclado.
a- Use o teclado para mostrar a barra de ferramentas Desenho se ela não for exibida.
b- Pressione ALT+U para escolher AutoForma na barra de ferramentas Desenho.
c- Use as teclas de direção para mover-se pelas categorias de AutoFormas (AutoTexto) e selecione a AutoForma desejada.
d- Pressione CTRL+ENTER.
Observação: Para editar a AutoForma, selecione a AutoForma e use o teclado para escolher AutoForma no menu Formatar. Selecione as opções desejadas nas guias disponíveis.
Inserir uma caixa de texto usando o teclado
a- Use o teclado para selecionar Caixa de Texto no menu Inserir.
b- Use a SETA DIR para abrir o submenu, selecione Horizontal ou Vertical e, em seguida, pressione CTRL+ENTER.
c- Digite o texto desejado na caixa de texto .
d- Quando terminar de digitar e desejar voltar a editar o texto do documento, pressione as teclas SHIFT+F10, escolha Sair da edição do texto no menu de atalho e pressione ESC.
Observação: Para formatar a caixa de texto (adicionar uma cor de preenchimento ou alterar seu tamanho, por exemplo), selecione a caixa de texto, escolha Caixa de Texto no menu Formatar e selecione as opções desejadas nas guias disponíveis.
Inserir um objeto de desenho WordArt usando o teclado
a- Use o teclado para escolher WordArt (menu Inserir, submenu Imagem).
b- Use as teclas de direção para selecionar o estilo de WordArt desejado e pressione ENTER.
c- Digite o texto desejado e use a tecla TAB para selecionar outras opções na caixa de diálogo.
d- Pressione ENTER para inserir o objeto de desenho WordArt.
Observação: Para editar o objeto de desenho WordArt, selecione o objeto, escolha WordArt no menu Formatar e selecione as opções desejadas nas guias disponíveis.
Selecionar um objeto de desenho usando o teclado
Se o ponto de inserção estiver no texto de seu documento, siga este procedimento:
a- Pressione a tecla F10 para ativar a barra de menus .
b- Pressione as teclas CTRL+TAB até que a barra de ferramentas Desenho fique ativa.
c- Pressione a tecla SETA DIR para escolher Selecionar objetos .
d- Pressione as teclas CTRL+ENTER para selecionar o primeiro objeto de desenho .
e- Pressione a tecla TAB para avançar (ou SHIFT+TAB para retroceder) pelos objetos até que as alças de dimensionamento apareçam no objeto que você deseja selecionar.
Se o ponto de inserção estiver no texto de um objeto de desenho, siga este procedimento:
a- Pressione as teclas SHIFT+F10 e use o teclado para escolher Sair da edição do texto no menu de atalho.
b- Pressione a tecla TAB para avançar (ou SHIFT+TAB para retroceder) pelos objetos até que as alças de dimensionamento apareçam no objeto que você deseja selecionar.
Observação: Para alternar da seleção de objetos para a edição do texto do documento novamente, pressione ESC.
Editar objetos de desenho
Girar um objeto de desenho usando o teclado
a- Selecione o objeto de desenho que você deseja girar.
b- Use o teclado para escolher o comando para o tipo de objeto selecionado — por exemplo, no menu Formatar, escolha AutoForma ou Caixa de texto — e selecione a guia Tamanho.
c- Em Tamanho e rotação, use a tecla TAB para selecionar Rotação e digite a rotação desejada.
Alterar a posição de um objeto de desenho na página usando o teclado
a- Selecione o objeto de desenho que você deseja alterar.
b- Use o teclado para escolher o comando para o tipo de objeto selecionado — por exemplo, no menu Formatar, escolha AutoForma ou Caixa de texto — e selecione a guia Layout.
c- Selecione as opções desejadas.
Dica: Você pode deslocar o objeto selecionado para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita mantendo pressionada a tecla CTRL enquanto pressiona as teclas de direção.
Alterar o tamanho de um objeto de desenho usando o teclado
a- Selecione o objeto de desenho que você deseja alterar.
b- Use o teclado para escolher o comando para o tipo de objeto selecionado — por exemplo, no menu Formatar, escolha AutoForma ou Caixa de texto — e selecione a guia Tamanho.
c- Selecione as opções desejadas.
Copiar os atributos de um objeto de desenho usando o teclado
a- Selecione o objeto de desenho com os atributos que deseja copiar. Se você selecionar uma AutoForma com texto anexado, a aparência e o estilo do texto, assim como os atributos da AutoForma, serão copiados.
b- Pressione CTRL+SHIFT+C para copiar os atributos do objeto.
c- Pressione a tecla TAB ou SHIFT+TAB para selecionar o objeto cujos atributos você deseja copiar.
d- Pressione CTRL+SHIFT+V.
Mala direta e campos
Fazendo uma mala direta
Observação: Inicie o painel de tarefas Mala Direta (menu Ferramentas, comando Cartas e Correspondências, subcomando Mala Direta) antes de usar estes comandos.
ALT+SHIFT+KVisualiza a mala direta.
ALT+SHIFT+NMescla um documento.
ALT+SHIFT+MImprime o documento mesclado.
ALT+SHIFT+EEdita um documento com dados de mala direta.
ALT+SHIFT+FInsere um campo de mala direta
Trabalhando com campos
ALT+SHIFT+DInsere um campo DATE.
ALT+CTRL+LInsere o campo LISTNUM.
ALT+SHIFT+PInsere o campo PAGE.
ALT+SHIFT+TInsere o campo TIME.
CTRL+F9Insere um campo vazio.
CTRL+SHIFT+F7Atualiza informações vinculadas em um documento de origem do Microsoft Word.
F9Atualiza os campos selecionados.
CTRL+SHIFT+F9Desvincula um campo.
SHIFT+F9Alterna entre o código de campo selecionado e seu resultado .
ALT+F9Alterna entre todos os códigos de campo e seus resultados.
ALT+SHIFT+F9Executa GOTOBUTTON ou MACROBUTTON no campo que exibe os resultados dos campos.
F11Vai para o próximo campo.
SHIFT+F11Vai para o campo anterior.
CTRL+F11Protege um campo.
CTRL+SHIFT+F11Desprotege um campo.
Combinações de teclas
Teclas de função
F1Abre a Ajuda ou o Microsoft Office Online.
F2Move texto ou elementos gráficos.
F3Insere uma entrada de AutoTexto .
F4Repete a última ação.
F5Escolhe o comando Ir para (menu Editar).
F6Vai para o próximo painel ou quadro.
F7Escolhe o comando Ortografia (menu Ferramentas).
F8Estende uma seleção.
F9Atualiza os campos selecionados.
F10Ativa a barra de menus.
F11Vai para o próximo campo.
F12Escolhe o comando Salvar como (menu Arquivo).
SHIFT+Tecla de função
SHIFT+F1Inicia a ajuda contextual ou revela a formatação.
SHIFT+F2Copia texto.
SHIFT+F3Alterna as letras entre maiúsculas e minúsculas.
SHIFT+F4Repete a ação Localizar ou Ir para.
SHIFT+F5Vai para a última alteração.
SHIFT+F6Vai para o painel ou quadro anterior.
SHIFT+F7Escolhe o comando Dicionário de Sinônimos (menu Ferramentas, submenu Idioma).
SHIFT+F8Reduz uma seleção.
SHIFT+F9Alterna entre o código de campo e seu resultado.
SHIFT+F10Exibe um menu de atalho.
SHIFT+F11Vai para o campo anterior.
SHIFT+F12Escolhe o comando Salvar (menu Arquivo).
CTRL+Tecla de função
CTRL+F2Escolhe o comando Visualizar Impressão (menu Arquivo).
CTRL+F3Recorta para o AutoTexto Especial .
CTRL+F4Fecha a janela.
CTRL+F5Restaura o tamanho da janela do documento (por exemplo, depois de sua maximização).
CTRL+F6Vai para a próxima janela.
CTRL+F7Escolhe o comando Mover (menu de atalho da barra de título).
CTRL+F8Escolhe o comando Tamanho (menu de atalho da barra de título).
CTRL+F9Insere um campo vazio.
CTRL+F10Maximiza a janela do documento.
CTRL+F11Protege um campo.
CTRL+F12Escolhe o comando Abrir (menu Arquivo).
CTRL+SHIFT+Tecla de função
CTRL+SHIFT+F3Insere o conteúdo do AutoTexto Especial .
CTRL+SHIFT+F5Edita um indicador.
CTRL+SHIFT+F6Vai para a janela anterior.
CTRL+SHIFT+F7Atualiza informações vinculadas em um documento de origem do Microsoft Word.
CTRL+SHIFT+F8Estende uma seleção ou um bloco (em seguida, pressione uma tecla de direção).
CTRL+SHIFT+F9Desvincula um campo.
CTRL+SHIFT+F11Desprotege um campo.
CTRL+SHIFT+F12Escolhe o comando Imprimir (menu Arquivo).
ALT+Tecla de função
ALT+F1Vai para o próximo campo.
ALT+F3Cria uma entrada de AutoTexto .
ALT+F4Encerra o Microsoft Word.
ALT+F5Restaura o tamanho da janela do programa.
ALT+F6Sai de uma caixa de diálogo aberta e volta para o documento, em casos de caixas de diálogo, como Localizar e Substituir, que suportam esse comportamento.
ALT+F7Localiza o próximo erro ortográfico ou gramatical. A caixa de seleção Verificar ortografia ao digitar deverá estar marcada (menu Ferramentas, caixa de diálogo Opções, guia Ortografia e gramática).
ALT+F8Executa uma macro.
ALT+F9Alterna entre todos os códigos de campo e seus resultados.
ALT+F10Maximiza a janela do programa.
ALT+F11Exibe código do Microsoft Visual Basic.
ALT+SHIFT+Tecla de função
ALT+SHIFT+F1Vai para o campo anterior.
ALT+SHIFT+F2Escolhe o comando Salvar (menu Arquivo).
ALT+SHIFT+F9Executa GOTOBUTTON ou MACROBUTTON no campo que exibe os resultados dos campos.
ALT+SHIFT+F10Exibir o menu ou a mensagem para uma marca inteligente. Se mais de uma marca inteligente estiver presente, alterne para a próxima marca inteligente e exiba seu menu ou mensagem.
ALT+SHIFT+F11Inicia o Editor de Scripts Microsoft.
CTRL+ALT+Tecla de função
CTRL+ALT+F1Exibe informações do sistema Microsoft.
CTRL+ALT+F2Comando Abrir (menu Arquivo).
Glossário
VerbeteSignificado
Alteração Controlada Uma marca que mostra onde foi feita uma exclusão, inserção ou outra alteração de edição em um documento.
AutoFormas Um grupo de formas prontas que incluem formas básicas, como retângulos e círculos, além de uma variedade de linhas e conectores, setas largas, símbolos de fluxogramas, estrelas e faixas, e textos explicativos.
AutoTexto Um local de armazenamento para texto ou elementos gráficos que você deseja usar novamente, como uma cláusula de contrato padrão ou uma lista de distribuição extensa. Cada seleção de texto ou elemento gráfico é registrada como uma entrada de AutoTexto e recebe um nome exclusivo.
AutoTexto Especial Uma entrada de AutoTexto que armazena exclusões múltiplas. O Microsoft Word anexa um item a outro até você colar o conteúdo como um grupo em um novo local de seu documento. É possível também usar a Área de Transferência do Microsoft Office para obter o mesmo resultado.
Barra de Ferramentas Uma barra com botões e opções que podem ser usadas para executar comandos. Para exibir uma barra de ferramentas, clique em Personalizar no menu Ferramentas e, em seguida, clique na guia Barras de Ferramentas.
Barra de Menus A barra horizontal abaixo da barra de título que contém os nomes dos menus. A barra de menus pode ser a barra de menus interna ou uma barra de menus personalizada.
Caixa de Texto Um recipiente móvel, redimensionável, para texto ou elementos gráficos. Use caixas de texto para posicionar vários blocos de texto em uma página ou para atribuir ao texto uma orientação diferente de outro texto do documento.
Caminho A rota utilizada pelo sistema operacional para localizar uma pasta ou um arquivo; por exemplo, c:Finanças domésticasMarço.doc.
Campo Um conjunto de códigos que informa ao Microsoft Word para inserir texto, elementos gráficos, números de página e outros itens em um documento automaticamente. Por exemplo, o campo DATA insere a data atual.
Código de Campo Espaço reservado que mostra onde irão aparecer as informações especificadas de sua fonte de dados; os elementos de um campo que geram um resultado de campo. O código de campo inclui os caracteres de campo, o tipo de campo e instruções.
Comentário Uma observação ou anotação que um autor ou revisor adiciona a um documento. O Microsoft Word exibe o comentário em um balão na margem do documento ou no Painel de Revisão.
ANSI Um conjunto de caracteres de 8 bits usado pelo Microsoft Windows que permite representar até 256 caracteres (0 a 255) usando o teclado. O conjunto de caracteres ASCII é um subconjunto do conjunto ANSI.
Documento Ativo O documento no qual você está trabalhando. O texto digitado ou os elementos gráficos inseridos no Microsoft Word aparecem no documento ativo. A barra de título do documento ativo é realçada.
Hiperlink Texto ou elemento gráfico colorido e sublinhado no qual você clica para ir até um arquivo, um local de um arquivo, uma página da Web na World Wide Web ou uma página da Web em uma intranet. Os hiperlinks podem também levar a grupos de notícias e sites Gopher, Telnet e FTP.
IME Um programa que insere texto asiático oriental (chinês tradicional, chinês simplificado, japonês ou coreano) em programas por meio da conversão de pressionamentos de tecla em caracteres do leste asiático complexos. O IME é tratado como um tipo alternativo de layout de teclado.
Menu de Atalho Um menu que mostra uma lista de comandos relevantes a um item específico. Para exibir um menu de atalho, clique com o botão direito do mouse em um item ou pressione SHIFT+F10.
Layout de Impressão Um modo de exibição de um documento ou outro objeto da forma como ele aparecerá quando for impresso. Por exemplo, itens como cabeçalhos, notas de rodapé, colunas e caixas de texto aparecem em suas posições reais.
Estrutura de Tópicos Um modo de exibição que mostra os títulos de um documento com recuos para representar seu nível na estrutura do documento. É possível também usar o modo de estrutura de tópicos para trabalhar com documentos mestres.
Normal Um modo de exibição que mostra a formatação do texto e um layout de página simplificado. O modo de exibição Normal é conveniente para a maior parte das tarefas de edição e formatação.
Objeto de Desenho Qualquer elemento gráfico desenhado ou inserido, que pode ser alterado e melhorado. Os objetos de desenho incluem AutoFormas, curvas, linhas e WordArt.
Painel de Tarefas Uma janela dentro de um aplicativo do Office que fornece os comandos mais usados. Seu local e tamanho pequeno permitem que você use esses comandos enquanto ainda estiver trabalhando com seus arquivos.
Resultados de Campo Texto ou elementos gráficos inseridos em um documento quando o Microsoft Word executa instruções de um campo. Quando você imprime o documento ou oculta códigos de campo, os resultados de campo substituem os códigos de campo.
Submenu Um menu que aparece quando o usuário aponta para um comando em um menu de nível mais elevado.
Visualizar Impressão Um modo de exibição de um documento da maneira como ele aparecerá ao ser impresso.
WordArt Objetos de texto criados com efeitos predefinidos aos quais é possível aplicar opções de formatação adicionais.
World Wide Web A ramificação multimídia da Internet que apresenta não somente texto, mas também elementos gráficos, som e vídeo. Na Web, os usuários podem facilmente ir de um item para outro, de uma página para outra ou de um site para outro usando hiperlinks.)