Visão geral sobre atalhos de teclado do Windows

Utilize as teclas de atalho como uma alternativa para o mouse quando estiver trabalhando no Windows. Você pode abrir, fechar e navegar no menu Iniciar, na área de trabalho, em menus, caixas de diálogo e páginas da Web utilizando atalhos do teclado. Esses atalhos podem facilitar a interação com o computador. 
Clique em um título ou pressione TAB para realçar um título e, em seguida, pressione ENTER.

Atalhos de teclado gerais

Pressione Para 
CTRL+C Copiar. 
CTRL+X Recortar. 
CTRL+V Colar. 
CTRL+Z Desfazer. 
DELETE Excluir. 
SHIFT+DELETE Excluir um item selecionado permanentemente sem colocá-lo na Lixeira. 
CTRL ao arrastar um item Copiar um item selecionado. 
CTRL+SHIFT ao arrastar um item Criar um atalho para um item selecionado. 
F2 Renomear um item selecionado. 
CTRL+SETA PARA A DIREITA Mover o ponto de inserção para o início da próxima palavra. 
CTRL+SETA PARA A ESQUERDA Mover o ponto de inserção para o início da palavra anterior. 
CTRL+SETA PARA BAIXO Mover o ponto de inserção para o início do próximo parágrafo. 
CTRL+SETA PARA CIMA Mover o ponto de inserção para o início do parágrafo anterior. 
CTRL+SHIFT com qualquer uma das teclas de direção Realçar um bloco de texto. 
SHIFT com qualquer uma das teclas de direção Selecionar mais de um item em uma janela ou na área de trabalho, ou selecionar texto dentro de um documento. 
CTRL+A Selecionar tudo. 
F3 Procurar um arquivo ou uma pasta. 
ALT+ENTER Exibir as propriedades do item selecionado. 
ALT+F4 Fechar o item ativo ou sair do programa ativo. 
ALT+Enter Exibir as propriedades do objeto selecionado. 
ALT+BARRA DE ESPAÇOS Abrir o menu de atalho para a janela ativa. 
CTRL+F4 Fechar o documento ativo em programas que permitem vários documentos abertos simultaneamente. 
ALT+TAB Alternar entre itens abertos. 
ALT+ESC Percorrer os itens na ordem em que foram abertos. 
F6 Percorrer os elementos da tela em uma janela ou na área de trabalho. 
F4 Exibir a lista da barra de endereços em Meu computador ou no Windows Explorer. 
SHIFT+F10 Exibir o menu de atalho para o item selecionado. 
ALT+BARRA DE ESPAÇOS Exibir o menu Sistema para a janela ativa. 
CTRL+ESC Exibir o menu Iniciar. 
ALT+Letra sublinhada em um nome de menu Exibir o menu correspondente. 
Letra sublinhada em um nome de comando de um menu aberto Executar o comando correspondente. 
F10 Ativar a barra de menus no programa ativo. 
SETA PARA A DIREITA Abrir o próximo menu à direita ou abrir um submenu. 
SETA PARA A ESQUERDA Abrir o próximo menu à esquerda ou fechar um submenu. 
F5 Atualizar a janela ativa. 
BACKSPACE Exibir a pasta um nível acima em Meu computador ou no Windows Explorer. 
ESC Cancelar a tarefa atual. 
SHIFT ao inserir um CD na unidade de CD-ROM Evitar que o CD seja executado automaticamente. 


Atalhos de teclado de caixas de diálogo

Pressione Para 
CTRL+TAB Avançar pelas guias. 
CTRL+SHIFT+TAB Recuar pelas guias. 
TAB Avançar pelas opções. 
SHIFT+TAB Recuar pelas opções. 
ALT+Letra sublinhada Executar o comando correspondente ou selecionar a opção correspondente. 
ENTER Executar o comando para a opção ou o botão ativo. 
BARRA DE ESPAÇOS Marcar ou desmarcar a caixa de seleção caso a opção ativa seja uma caixa de seleção. 
Teclas de direção Selecionar um botão caso a opção ativa seja um grupo de botões de opção. 
F1 Exibir a Ajuda. 
F4 Exibir os itens na lista ativa. 
BACKSPACE Abrir uma pasta um nível acima caso uma pasta esteja selecionada na caixa de diálogo Salvar como ou Abrir. 


Atalhos do Natural Keyboard

Você pode usar os seguintes atalhos de teclado com um Microsoft Natural Keyboard ou qualquer outro teclado compatível que inclua a tecla de logotipo do Windows () e a tecla de aplicativo ().

Pressione Para 
 Exibir ou ocultar o menu Iniciar. 
Tecla Logotipo Windows + Tecla Pause Break Exibir a caixa de diálogo Propriedades do sistema. 
Tecla Logotipo Windows +D Mostrar a área de trabalho. 
Tecla Logotipo Windows +M Minimizar todas as janelas. 
Tecla Logotipo Windows +Shift+M Restaurar as janelas minimizadas. 
Tecla Logotipo Windows +E Abrir Meu computador. 
Tecla Logotipo Windows +F Procurar um arquivo ou uma pasta. 
CTRL+ Tecla Logotipo Windows +F Procurar computadores. 
Tecla Logotipo Windows +F1 Exibir a Ajuda do Windows. 
Tecla Logotipo Windows + L Bloquear o computador se você estiver conectado a um domínio de rede ou alternar usuários se você não estiver conectado a um domínio de rede. 
Tecla Logotipo Windows +R Abrir a caixa de diálogo Executar. 
Tecla Menu de Aplicativo Exibir o menu de atalho para o item selecionado. 
Tecla Logotipo Windows + U Abrir o Gerenciador de utilitários. 

Atalhos de teclado para acessibilidade

Pressione Para 
SHIFT direita por oito segundos Ativar e desativar as teclas de filtragem. 
ALT esquerda + SHIFT esquerda + PRINT SCREEN Ativar e desativar o Alto contraste. 
ALT esquerda + SHIFT esquerda + NUM LOCK Ativar e desativar as teclas para mouse. 
SHIFT cinco vezes Ativar e desativar as teclas de aderência. 
NUM LOCK por cinco segundos Ativar e desativar as teclas de alternância. 
 +U Abrir o Gerenciador de utilitários. 


Atalhos de teclado do Windows Explorer

Pressione Para 
END Exibir a parte inferior da janela ativa. 
HOME Exibir a parte superior da janela ativa. 
NUM LOCK+ASTERISCO no teclado numérico (*) Exibir todas as subpastas da pasta selecionada. 
NUM LOCK+SINAL DE MAIS no teclado numérico (+) Exibir o conteúdo da pasta selecionada. 
NUM LOCK+SINAL DE MENOS no teclado numérico (-) Recolher a pasta selecionada. 
SETA PARA A ESQUERDA Recolher a seleção atual se estiver expandida ou selecionar a pasta pai. 
SETA PARA A DIREITA Exibir a seleção atual se estiver redcolhida ou selecionar a primeira subpasta. 


 Observações

Você deve associar uma senha à sua conta de usuário para impedir o acesso não-autorizado. Caso você não tenha uma senha associada à sua conta de usuário, quando pressionar a +L , os outros usuários não serão impedidos de acessar as informações da sua conta. 
Alguns atalhos de teclado podem não funcionar se as teclas de aderência estiverem ativadas em Opções de acessibilidade. 
Se você estiver conectado ao Windows através do cliente de serviços de terminal Microsoft, alguns atalhos estarão alterados. Para obter mais informações, consulte a documentação on-line do cliente de serviços de terminal. 
Tópicos relacionados

Logo ExcelAtalhos do teclado para uso do painel de tarefas da Ajuda e da janela da Ajuda
No painel de tarefas da Ajuda
Tecla F1Exibe o painel de tarefas da Ajuda
Tecla F6Alterna entre o painel de tarefas da Ajuda e o aplicativo ativo.
Tecla TABSeleciona o próximo item no painel de tarefas da Ajuda.
Tecla SHIFT + Tecla TABSeleciona o item anterior no painel de tarefas da Ajuda.
Tecla ENTERExecuta a ação para o item selecionado.
Tecla SETA BAIXO e Tecla SETA CIMA Em um Sumário, seleciona o próximo item e o item anterior, respectivamente.
Tecla SETA DIR e Tecla SETA ESQ Em um Sumário, expande e recolhe, respectivamente, o item selecionado.
Tecla ALT + Tecla SETA ESQ Volta para o Painel de tarefas anterior.
Tecla ALT + Tecla SETA DIR Avança para o próximo Painel de tarefas.
Tecla CTRL + Tecla BARRA DE ESPAÇOS Abre o menu de opções do Painel.
Tecla CTRL + Tecla F1 Fecha e reabre o painel de tarefas atual.
Tecla SETA DIR Expande uma lista + /-.
Tecla SETA ESQ Recolhe uma lista + /-.
Na janela Ajuda
Tecla TABSeleciona o próximo texto ou hiperlink oculto, ou Mostra tudo ou Oculta tudo na parte superior de um tópico.
Tecla SHIFT + Tecla TABSeleciona o texto ou hiperlink oculto anterior, ou o botão para navegação na parte superior de um artigo do site Microsoft Office.
Tecla ENTERExecuta a ação para o texto ou hiperlink oculto, Mostrar tudo ou Ocultar tudo selecionado.
Tecla ALT + Tecla SETA ESQVolta para o tópico anterior da Ajuda.
Tecla ALT + Tecla SETA DIRAvança para o próximo tópico da Ajuda.
Tecla CTRL + PImprime o tópico atual da Ajuda.
Tecla SETA CIMA e Tecla SETA BAIXORola alguns itens para cima e para baixo, respectivamente, dentro do tópico da Ajuda exibido no momento.
Tecla PAGE UP e Tecla PAGE DOWNRola vários itens para cima e para baixo, respectivamente, dentro do tópico da Ajuda exibido no momento.
Tecla ALT + UAltera se a janela da Ajuda aparece conectada (lado a lado) ou separada (sem ser lado a lado) do aplicativo ativo.
Tecla SHIFT + Tecla F10Exibe um menu de comandos da janela da Ajuda; requer que a janela Ajuda tenha foco ativo (clique em um item na janela da Ajuda).
Teclas para a interface do Office
Exibir e usar as janelas
Tecla ALT + Tecla TABAlterna para o próximo programa.
Tecla ALT + Tecla SHIFT + Tecla TABAlterna para o programa anterior.
Tecla CTRL + Tecla ESCMostra o menu Iniciar do Windows.
Tecla CTRL + W ou Tecla CTRL + Tecla F4Fecha a janela da pasta de trabalho selecionada.
Tecla CTRL + Tecla F5Restaura o tamanho da janela da pasta de trabalho selecionada.
Tecla F6Alterna para o próximo painel de uma pasta de trabalho dividida (menu Janela, comando Dividir).
Tecla SHIFT + Tecla F6Alterna para o painel anterior de uma planilha dividida.
Tecla CTRL + Tecla F6Quando mais de uma janela de pasta de trabalho está aberta, alterna para a próxima janela de pasta de trabalho.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla F6Alterna para a janela da pasta de trabalho anterior.
Tecla CTRL + Tecla F7Quando uma janela de pasta de trabalho não está maximizada, executa o comando Mover (no menu Controle da janela da pasta de trabalho). Use as teclas de direção Teclas de Direção para mover a janela e, quando terminar, pressione Tecla ESC.
Tecla CTRL + Tecla F8Quando uma janela de pasta de trabalho não está maximizada, executa o comando Tamanho (no menu Controle da janela da pasta de trabalho). Use as Teclas de Direção teclas de direção para redimensionar a janela e, quando terminar, pressione Tecla ESC.
Tecla CTRL + Tecla F9Minimiza a janela da pasta de trabalho para um ícone.
Tecla CTRL + Tecla F10Maximiza ou restaura a janela da pasta de trabalho selecionada.
Tecla PRINT SCREENCopia uma imagem da tela para a área de transferência.
Tecla ALT + Tecla PRINT SCREENCopia uma imagem da janela selecionada para a área de transferência.
Acessar e usar as marcas inteligentes
Tecla ALT + Tecla SHIFT + Tecla F10Exibe o menu ou a mensagem de uma marca inteligente. Se mais de uma marca inteligente estiver presente, alterna para a marca inteligente seguinte e exibe seu menu ou sua mensagem.
Tecla SETA BAIXOSeleciona o item seguinte em um menu de marcas inteligentes.
Tecla SETA CIMASeleciona o item anterior em um menu de marcas inteligentes.
Tecla ENTERExecuta a ação para o item selecionado em um menu de marcas inteligentes.
Tecla ESCFecha o menu ou a mensagem de marcas inteligentes.
Acessar e usar os painéis de tarefas
Tecla F6 Move para um painel de tarefas de outro painel na janela do programa. (Talvez você precise pressionar Tecla F6 mais de uma vez.) Observação: Se o pressionamento de Tecla F6 não exibir o painel de tarefas desejado, tente pressionar Tecla ALT para colocar o foco na barra de menus e pressionar Tecla CTRL + Tecla TAB para mover para o painel de tarefas.
Tecla CTRL + Tecla TABQuando um menu ou uma barra de ferramentas está ativa, move para um painel de tarefas. (Talvez você precise pressionar Tecla CTRL + Tecla TAB mais de uma vez.)
Tecla TAB ou Tecla SHIFT + Tecla TABQuando um painel de tarefas está ativo, seleciona a opção seguinte ou a anterior no painel de tarefas.
Tecla CTRL + Tecla BARRA DE ESPAÇOSExibe o conjunto completo de comandos no menu do painel de tarefas.
Tecla SETA BAIXO ou Tecla SETA CIMAPercorre opções em um submenu selecionado; percorre determinadas opções em um grupo de opções.
Tecla BARRA DE ESPAÇOS ou Tecla ENTERAbre o menu selecionado ou executa a ação atribuída ao botão selecionado.
Tecla SHIFT + Tecla F10Abre um menu de atalho; abre um menu suspenso para o item selecionado da galeria.
Tecla HOME ou Tecla ENDQuando um menu ou submenu está visível, seleciona o primeiro ou o último comando no menu ou submenu.
Tecla PAGE UP ou Tecla PAGE DOWNRola para cima ou para baixo na lista selecionada da galeria.
Tecla CTRL + Tecla HOME ou
Tecla CTRL + Tecla END
Move para a parte superior ou inferior da lista selecionada da galeria.
Acessar e usar os menus e as barras de ferramentas
Tecla F10 ou Tecla ALTSeleciona a barra de menus ou fecha um menu e submenu abertos ao mesmo tempo.
Tecla TAB ou Tecla SHIFT + Tecla TABQuando uma barra de ferramentas está selecionada, seleciona o botão ou menu seguinte ou anterior na barra de ferramentas.
Tecla CTRL + Tecla TAB ou
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla TAB
Quando uma barra de ferramentas está selecionada, seleciona a barra de ferramentas seguinte ou anterior.
Tecla ENTERAbre o menu selecionado ou executa a ação do botão ou comando selecionado.
Tecla SHIFT + Tecla F10Exibe o menu de atalho do item selecionado.
Tecla ALT + Tecla BARRA DE ESPAÇOSExibe o menu Controle da janela do Excel.
Tecla SETA CIMA ou Tecla SETA BAIXOQuando um menu ou submenu está aberto, seleciona o comando seguinte ou anterior.
Tecla SETA ESQ ou Tecla SETA DIRSeleciona o menu à esquerda ou à direita. Quando um submenu está aberto, alterna entre o menu principal e o submenu.
Tecla HOME ou Tecla ENDSeleciona o primeiro ou o último comando no menu ou submenu.
Tecla ESCFecha um menu aberto. Quando um submenu está aberto, fecha somente o submenu.
Tecla CTRL + Tecla SETA BAIXOExibe o conjunto completo de comandos de um menu.
Tecla CTRL + Tecla Número seteExibe ou oculta a barra de ferramentas Padrão.
ObservaçãoVocê pode selecionar com o teclado qualquer comando de menu na barra de menus ou em uma barra de ferramentas exibida. Para selecionar a barra de menus, pressione Tecla ALT. Em seguida, para selecionar uma barra de ferramentas, pressione Tecla CTRL + Tecla TAB várias vezes até selecionar a barra de ferramentas desejada. Pressione a letra sublinhada no menu que contém o comando desejado. No menu exibido, pressione a letra sublinhada no comando desejado.
Redimensionar e mover barras de ferramentas e painéis de tarefas
1. Pressione Tecla ALT para selecionar a barra de menus.
2. Pressione Tecla CTRL + Tecla TAB várias vezes para selecionar a barra de ferramentas ou o painel de tarefas desejado.
3. Siga um destes procedimentos:
Redimensionar uma barra de ferramentas
a. Na barra de ferramentas, pressione Tecla CTRL + Tecla BARRA DE ESPAÇOS para exibir o menu Opções da barra de ferramentas.
b. Selecione o comando Tamanho e pressione Tecla ENTER.
c. Use as Teclas de Direção teclas de direção para redimensionar a barra de ferramentas.
Mover uma barra de ferramentas
a. Na barra de ferramentas, pressione Tecla CTRL + Tecla BARRA DE ESPAÇOS para exibir o menu Opções da barra de ferramentas.
b. Selecione o comando Mover e pressione Tecla ENTER.
c. Use as Teclas de Direção teclas de direção para posicionar a barra de ferramentas. Pressione Tecla CTRL + as Teclas de Direção teclas de direção para mover um pixel por vez. Para liberar a barra de ferramentas, pressione a Tecla SETA BAIXO várias vezes. Para ancorar a barra de ferramentas verticalmente no lado direito ou esquerdo, pressione a Tecla SETA ESQ ou Tecla SETA DIR respectivamente quando a barra de ferramentas estiver toda para o lado direito ou esquerdo.
Redimensionar um painel de tarefas
a. No painel de tarefas, pressione Tecla CTRL + Tecla BARRA DE ESPAÇOS para exibir um menu de comandos adicionais.
b. Use a tecla Tecla SETA BAIXO para selecionar o comando Tamanho e pressione Tecla ENTER.
c. Use as Teclas de Direção teclas de direção para redimensionar o painel de tarefas. Use Tecla CTRL + as Teclas de Direção teclas de direção para redimensionar um pixel por vez.
Mover um painel de tarefas
a. No painel de tarefas, pressione Tecla CTRL + Tecla BARRA DE ESPAÇOS para exibir um menu de comandos adicionais.
b. Use a Tecla SETA BAIXO para selecionar o comando Mover e pressione Tecla ENTER.
c. Use as Teclas de Direção teclas de direção para posicionar o painel de tarefas. Use Tecla CTRL + as setas de direção para mover um pixel por vez.
4. Ao terminar de mover ou redimensionar, pressione Tecla ESC.
Usar as caixas de diálogo
Tecla TABMove para a próxima opção ou grupo de opções.
Tecla SHIFT + Tecla TAB Move para a opção ou grupo de opções anterior.
Tecla CTRL + Tecla TAB ou
Tecla CTRL + Tecla PAGE DOWN
Alterna para a próxima guia em uma caixa de diálogo.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla TAB ou Tecla CTRL + Tecla PAGE UP Alterna para a guia anterior em uma caixa de diálogo.
Teclas de Direção Move entre opções em uma lista suspensa aberta ou entre opções em um grupo de opções
Tecla BARRA DE ESPAÇOS Executa a ação do botão selecionado, senão marca ou desmarca a caixa de seleção selecionada.
A primeira letra de uma opção em uma lista suspensaAbre a lista se ela estiver fechada e move para essa opção na lista.
Tecla ALT + a letra sublinhada em uma opçãoSeleciona uma opção, senão marca ou desmarca uma caixa de seleção.
Tecla ALT + Tecla SETA BAIXOAbre a lista suspensa selecionada.
Tecla ENTERExecuta a ação do botão de comando padrão na caixa de diálogo (o botão com o contorno em negrito, geralmente o botão OK).
Tecla ESCCancela o comando e fecha a caixa de diálogo.
Usar caixas de edição dentro de caixas de diálogo
Tecla HOMEMove até o início da entrada.
Tecla ENDMove até o final da entrada.
Tecla SETA ESQ ou Tecla SETA DIRMove um caractere à esquerda ou à direita.
Tecla CTRL + Tecla SETA ESQMove uma palavra à esquerda.
Tecla CTRL + Tecla SETA DIRMove uma palavra à direita.
Tecla SHIFT + Tecla SETA ESQSeleciona ou cancela a seleção de um caractere à esquerda.
Tecla SHIFT + Tecla SETA DIRSeleciona ou cancela a seleção de um caractere à direita.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla SETA ESQSeleciona ou cancela a seleção de uma palavra à esquerda.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla SETA DIRSeleciona ou cancela a seleção de uma palavra à direita.
Tecla SHIFT + Tecla HOMESeleciona do ponto de inserção até o início da entrada.
Tecla SHIFT + Tecla ENDSeleciona do ponto de inserção até o final da entrada.
Usar as caixas de diálogo Abrir, Salvar como e Inserir imagem
Tecla ALT + Tecla Número umVai para a pasta anterior .
Tecla ALT + Tecla Número doisBotão Um nível acima : abre a pasta um nível acima da pasta aberta.
Tecla ALT + Tecla Número trêsBotão Pesquisar na Web : fecha a caixa de diálogo e abre sua página de pesquisa na Web.
Tecla ALT + Tecla Número quatroBotão Excluir : exclui a pasta ou o arquivo selecionado.
Tecla ALT + Tecla Número cincoBotão Criar Nova Pasta : cria uma nova pasta.
Tecla ALT + Tecla Número seisBotão Modos de exibição : alterna entre modos de exibição de pasta disponíveis.
Tecla ALT + Tecla Número sete ou Tecla ALT + LBotão Ferramentas: mostra o menu Ferramentas.
Tecla SHIFT + Tecla F10Exibe um menu de atalho para um item selecionado como uma pasta ou um arquivo.
Tecla TABMove entre opções ou áreas na caixa de diálogo.
Tecla F4 ou Tecla ALT + IAbre a lista Examinar.
Tecla F5Atualiza a lista de arquivos.
Teclas para pastas de trabalho e planilhas
Visualizar e imprimir
Tecla CTRL + P ou
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla F12
Exibe a caixa de diálogo Imprimir.
Use as seguintes teclas na visualização de impressão (para obter a visualização de impressão, pressione Tecla ALT + F e, em seguida, pressione V):
Teclas de DireçãoMove pela página quando ela estiver com mais zoom.
Tecla PAGE UP ou Tecla PAGE DOWNMove por uma página quando estiver com menos zoom.
Tecla CTRL + Tecla SETA CIMA ou
Tecla CTRL + Tecla SETA ESQ
Move até a primeira página quando estiver com menos zoom.
Tecla CTRL + Tecla SETA BAIXO ou
Tecla CTRL + Tecla SETA DIR
Move para a última página quando estiver com menos zoom.
Trabalhar com planilhas
Tecla SHIFT + Tecla F11 ou
Tecla ALT + Tecla SHIFT + Tecla F1
Insere uma nova planilha.
Tecla CTRL + Tecla PAGE DOWNMove para a próxima planilha na pasta de trabalho.
Tecla CTRL + Tecla PAGE UPMove para a planilha anterior na pasta de trabalho.
Tecla SHIFT + Tecla CTRL + Tecla PAGE DOWNSeleciona a planilha atual e a seguinte. Para cancelar a seleção de várias planilhas, pressione Tecla CTRL + Tecla PAGE DOWN ou para selecionar uma planilha diferente pressione Tecla CTRL + Tecla PAGE UP.
Tecla SHIFT + Tecla CTRL + Tecla PAGE UPSeleciona a planilha atual e a anterior.
Tecla ALT + O H RRenomeia a planilha atual (menu Formatar, submenu Planilha, comando Renomear).
Tecla ALT + E MMove ou copia a planilha atual (menu Editar, comando Mover ou copiar planilha).
Tecla ALT + E LExclui a planilha atual (menu Editar, comando Excluir planilha).
Mover e rolar dentro de planilhas
Teclas de DireçãoMove uma célula para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita.
Tecla CTRL + Teclas de DireçãoMove para a borda da região de dados atual.
Tecla HOMEMove para o início da linha.
Tecla CTRL + Tecla HOMEMove para o início da planilha.
Tecla CTRL + Tecla ENDMove para a última célula na planilha, na linha usada mais abaixo da coluna usada mais à direita.
Tecla PAGE DOWNMove para baixo uma tela.
Tecla PAGE UPMove para cima uma tela.
Tecla ALT + Tecla PAGE DOWNMove uma tela para a direita.
Tecla ALT + Tecla PAGE UPMove uma tela para a esquerda.
Tecla F6Alterna para o próximo painel em uma pasta de trabalho dividida (menu Janela, comando Dividir).
Tecla SHIFT + Tecla F6Alterna para o painel anterior em uma planilha dividida.
Tecla CTRL + Tecla BACKSPACERola para exibir a célula ativa.
Tecla F5Exibe a caixa de diálogo Ir para.
Tecla SHIFT + Tecla F5Exibe a caixa de diálogo Localizar.
Tecla SHIFT + Tecla F4Repete a última ação de Localizar (o mesmo que Localizar próxima)
Tecla TABMove entre células desprotegidas em uma planilha protegida.
Mover dentro de um intervalo selecionado
Tecla ENTERMove de cima para baixo no intervalo selecionado.
Tecla SHIFT + Tecla ENTERMove de baixo para cima no intervalo selecionado.
Tecla TABMove da esquerda para a direita no intervalo selecionado. Se estiverem selecionadas células em uma única coluna, move para baixo.
Tecla SHIFT + Tecla TABMove da direita para a esquerda no intervalo selecionado. Se estiverem selecionadas células em uma única coluna, move para cima.
Tecla CTRL + Tecla PONTOMove no sentido horário até o próximo intervalo selecionado.
Tecla CTRL + Tecla ALT + Tecla SETA DIREm seleções não adjacentes, alterna para a próxima seleção à direita.
Tecla CTRL + Tecla ALT + Tecla SETA ESQAlterna para a próxima seleção não adjacente à esquerda.
Observação Você pode alterar a direção do movimento após pressionar Tecla ENTER ou Tecla SHIFT + Tecla ENTER: pressione Tecla ALT + T e, em seguida, pressione O (menu Ferramentas, comando Opções), pressione Tecla CTRL + Tecla TAB até a guia Editar ficar selecionada e depois altere as configurações de Mover seleção após Enter.
Mover e rolar no Modo End
Tecla ENDaparece na barra de status quando o Modo End está selecionado.
Tecla Tecla ENDAtiva ou desativa o Modo End.
Tecla END + Teclas de DireçãoMove um bloco de dados dentro de uma linha ou coluna.
Tecla END + Tecla HOMEMove para a última célula na planilha, na linha usada mais abaixo da coluna usada mais à direita.
Tecla END + Tecla ENTERMove para a célula não vazia mais à direita na linha atual. Esta seqüência de teclas não funcionará se você tiver ativado as teclas de navegação de transição (menu Ferramentas, comando Opções, guia Transição).
Mover e rolar com Scroll Lock ativado
Quando você usa teclas de rolagem (exemplo Tecla PAGE UP e Tecla PAGE DOWN) com Tecla SCROLL LOCK desativado, sua seleção de célula se move na distância que você rola.
Para rolar sem alterar as células que estão selecionadas, primeiro ative Tecla SCROLL LOCK.
Tecla SCROLL LOCKAtiva e desativa Tecla SCROLL LOCK.
Tecla HOMEMove para a célula no canto superior esquerdo da janela.
Tecla ENDMove para a célula no canto inferior direito da janela.
Tecla SETA CIMA ou Tecla SETA BAIXORola uma linha para cima ou para baixo.
Tecla SETA ESQ ou Tecla SETA DIRRola uma coluna para a direita ou para a esquerda.
Teclas para selecionar dados e células
Selecionar células, linhas e colunas e objetos
Tecla CTRL + Tecla BARRA DE ESPAÇOSSeleciona a coluna inteira.
Tecla SHIFT + Tecla BARRA DE ESPAÇOSSeleciona a linha inteira.
Tecla CTRL + ASeleciona a planilha inteira.
Tecla SHIFT + Tecla BACKSPACECom várias células selecionadas, seleciona somente a célula ativa.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla BARRA DE ESPAÇOSCom um objeto selecionado, seleciona todos os objetos em uma planilha.
Tecla CTRL + Tecla Número seisAlterna entre ocultar objetos, exibir objetos e exibir lugares reservados para objetos.
Selecionar células com características específicas
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla asteriscoSeleciona a região atual em torno da célula ativa (a área de dados limitada por linhas e colunas vazias). Em um relatório de tabela dinâmica, seleciona o relatório inteiro.
Tecla CTRL + Tecla barra /Seleciona a matriz que contém a célula ativa.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + O (a letra O)Seleciona todas as células com comentários.
Tecla CTRL + Tecla barra \Em uma linha selecionada, seleciona as células que não correspondem ao valor da célula ativa.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla pipe |Em uma coluna selecionada, seleciona as células que não correspondem ao valor da célula ativa.
Tecla CTRL + Tecla colchete de abertura [Seleciona todas as células referidas diretamente por fórmulas na seleção.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla chave de abertura {Seleciona todas as células referidas direta ou indiretamente por fórmulas na seleção.
Tecla CTRL + Tecla colchete de fechamento ]Seleciona todas as células que contêm fórmulas que fazem referência direta à célula ativa.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla chave de fechamento }Seleciona as células que contêm fórmulas que fazem referência direta ou indireta à célula ativa.
Tecla ALT + Tecla ponto e virgula ;Seleciona as células visíveis na seleção atual.
Estender uma seleção
Tecla F8Ativa ou desativa o modo estendido. No nesse modo, EXT aparece na linha de status e as Teclas de Direção teclas de direção estendem a seleção.
Tecla SHIFT + Tecla F8Adiciona outro intervalo de células à seleção. Outra opção é usar as Teclas de Direção teclas de direção para mover para o início do intervalo que você deseja adicionar depois pressionar Tecla F8 e as Teclas de Direção teclas de direção para selecionar o próximo intervalo.
Tecla SHIFT + Teclas de DireçãoEstende a seleção em uma célula.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Teclas de DireçãoEstende a seleção até a última célula não vazia na mesma coluna ou linha que a célula ativa.
Tecla SHIFT + Tecla HOMEEstende a seleção até o início da linha.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla HOMEEstende a seleção até o início da planilha.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla ENDEstende a seleção até a última célula usada na planilha (canto inferior direito).
Tecla SHIFT + Tecla PAGE DOWNEstende a seleção uma tela para baixo.
Tecla SHIFT + Tecla PAGE UPEstende a seleção uma tela para cima.
Tecla END + Tecla SHIFT + Teclas de DireçãoEstende a seleção até a última célula não vazia na mesma coluna ou linha que a célula ativa.
Tecla END + Tecla SHIFT + Tecla HOMEEstende a seleção até a última célula usada na planilha (canto inferior direito).
Tecla END + Tecla SHIFT + Tecla ENTEREstende a seleção até a última célula na linha atual. Essa seqüência de teclas não funcionará se você tiver ativado as teclas de navegação de transição (menu Ferramentas, comando Opções, guia Transição).
Tecla SCROLL LOCK + Tecla SHIFT + Tecla HOMEEstende a seleção até a célula no canto superior esquerdo da janela.
Tecla SCROLL LOCK + Tecla SHIFT + Tecla ENDEstende a seleção até a célula no canto inferior direito da janela.
Teclas para inserir, editar, formatar e calcular dados
Inserir dados
Tecla ENTERCompleta uma entrada de célula e seleciona a célula abaixo.
Tecla ALT + Tecla ENTERInicia uma nova linha na mesma célula.
Tecla CTRL + Tecla ENTERPreenche o intervalo de células selecionado com a entrada atual.
Tecla SHIFT + Tecla ENTERCompleta uma entrada de célula e seleciona a célula anterior acima.
Tecla TABCompleta uma entrada de célula e seleciona a próxima célula à direita.
Tecla SHIFT + Tecla TABCompleta uma entrada de célula e seleciona a célula anterior à esquerda.
Tecla ESCCancela uma entrada de célula.
Teclas de DireçãoMovem um caractere para cima, para baixo, para a direita ou para a esquerda.
Tecla HOMEMove para o início da linha.
Tecla F4Repete a última ação.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla F3Cria nomes com base em rótulos de linha e coluna.
Tecla CTRL + DPreenche abaixo.
Tecla CTRL + RPreenche à direita.
Tecla CTRL + Tecla F3Define um nome.
Tecla CTRL + KInsere um hiperlink .
Tecla CTRL + Tecla ponto e virgula ;Insere a data.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla dois pontos :Insere a hora.
Tecla ALT + Tecla SETA BAIXOExibe uma lista suspensa dos valores na coluna atual de um intervalo.
Tecla CTRL + ZDesfaz a última ação.
Inserir caracteres especiais
Pressione Tecla F2 para editar a célula, ative Tecla NUM LOCK e pressione as teclas a seguir usando o teclado numérico:
Tecla ALT + 0162Insere o caractere de centavo de dólar ¢.
Tecla ALT + 0163Insere o caractere de libra esterlina £.
Tecla ALT + 0165Insere o símbolo do iene ¥.
Tecla ALT + 0128Insere o símbolo do euro €.
Inserir e calcular fórmulas
Tecla sinal de igual =Inicia uma fórmula.
Tecla F2Move o ponto de inserção para a barra de fórmulas quando a edição em uma célula for desativada.
Tecla BACKSPACENa barra de fórmulas, exclui um caractere à esquerda.
Tecla ENTERCompleta uma entrada de célula com base na célula ou barra de fórmulas.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla ENTERInsere uma fórmula como uma fórmula de matriz.
Tecla ESCCancela uma entrada na célula ou na barra de fórmulas.
Tecla SHIFT + Tecla F3Em uma fórmula, exibe a caixa de diálogo Inserir função.
Tecla CTRL + AQuando o ponto de inserção está à direita de um nome de função em uma fórmula, exibe a caixa de diálogo Argumentos da função.
Tecla CTRL + TQuando o ponto de inserção está à direita de um nome de função em uma fórmula, insere os nomes de argumentos e parênteses.
Tecla F3Cola um nome definido em uma fórmula.
Tecla ALT + Tecla sinal de igual =Insere uma fórmula de AutoSoma com a função SOMA.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla aspas(aspas)Copia o valor da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas.
Tecla CTRL + FCopia uma fórmula da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas.
Tecla CTRL + Tecla aspa simples esquerda ou crase
(aspa simples esquerda)
Alterna entre a exibição de valores de célula e a exibição de fórmulas.
Tecla F9Calcula todas as planilhas em todas as pastas de trabalho abertas. Quando uma parte de uma fórmula está selecionada, calcula a parte selecionada. Em seguida, você pode pressionar Tecla ENTER ou Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla ENTER (para fórmulas de matriz) para substituir a parte selecionada pelo valor calculado.
Tecla SHIFT + Tecla F9Calcula a planilha ativa.
Tecla CTRL + Tecla ALT + Tecla F9Calcula todas as planilhas em todas as pastas de trabalho abertas, independentemente de elas terem sido ou não alteradas desde o último cálculo.
Tecla CTRL + Tecla ALT + Tecla SHIFT + Tecla F9Verifica novamente as fórmulas dependentes e depois calcula todas as células em todas as pastas de trabalho abertas, inclusive as células que não estão marcadas para serem calculadas.
Editar dados
Tecla F2Edita a célula ativa e posiciona o ponto de inserção no fim do conteúdo da célula.
Tecla ALT + Tecla ENTERInicia uma nova linha na mesma célula.
Tecla BACKSPACEEdita a célula ativa e a limpa ou exclui o caractere anterior na célula ativa à medida que você edita o conteúdo da célula.
Tecla DELETEExclui o caractere à direita do ponto de inserção ou exclui a seleção.
Tecla CTRL + Tecla DELETEExclui o texto ao final da linha.
Tecla F7Exibe a caixa de diálogo Verificar ortografia.
Tecla SHIFT + Tecla F2Edita um comentário de célula.
Tecla ENTERCompleta uma entrada de célula e seleciona a próxima célula abaixo.
Tecla CTRL + ZDesfaz a última ação.
Tecla ESCCancela uma entrada de célula.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + ZQuando Marcas inteligentes de AutoCorreção é exibido, desfaz ou refaz a última correção automática.
Inserir, excluir e copiar células
Tecla CTRL + CCopia as células selecionadas.
Tecla CTRL + C, imediatamente seguido de outro Tecla CTRL + CExibe a Área de transferência do Microsoft Office (várias cópias e colagens).
Tecla CTRL + XRecorta as células selecionadas.
Tecla CTRL + VCola as células copiadas.
Tecla DELETELimpa o conteúdo das células selecionadas.
Tecla CTRL + Tecla HÍFEN ou SINAL DE MENOSExclui as células selecionadas.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla SINAL DE MAISInsere células vazias.
Formatar dados
Tecla ALT + Tecla APÓSTROFOExibe a caixa de diálogo Estilo.
Tecla CTRL + Tecla Número umExibe a caixa de diálogo Formatar células.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla ACENTO TILAplica o formato de número Geral.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla CIFRÃO $Aplica o formato Moeda com duas casas decimais (números negativos entre parênteses)
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla PERCENTUAL %Aplica o formato Porcentagem sem casas decimais.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla ACENTO CIRCUNFLEXOAplica o formato de número Exponencial com duas casas decimais.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla JOGO DA VELHA #Aplica o formato Data com dia, mês e ano.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla ARROBA @Aplica o formato Hora com a hora e os minutos, AM. ou PM.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla PONTO DE EXCLAMAÇÃOAplica o formato Número com duas casas decimais, separador de milhar e sinal de menos (–) para valores negativos.
Tecla CTRL + NAplica ou remove formatação em negrito.
Tecla CTRL + IAplica ou remove formatação em itálico.
Tecla CTRL + UAplica ou remove sublinhado.
Tecla CTRL + Tecla Número cincoAplica ou remove tachado.
Tecla CTRL + Tecla Número noveOculta as linhas selecionadas.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla PARÊNTESE ABERTURA (Exibe novamente as linhas ocultas dentro da seleção.
Tecla CTRL + Tecla número Zero 0Oculta as colunas selecionadas.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla PARÊNTESE FECHAMENTO )Exibe novamente as colunas ocultas dentro da seleção.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla E COMERCIAL &Aplica o contorno às células selecionadas.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla UNDERLINE _Remove o contorno das células selecionadas.
Usar a guia Borda da caixa de diálogo Formatar células
Pressione Tecla CTRL + Tecla Número um para exibir essa caixa de diálogo.
Tecla ALT + TAplica ou remove a borda superior.
Tecla ALT + BAplica ou remove a borda inferior.
Tecla ALT + LAplica ou remove a borda esquerda.
Tecla ALT + RAplica ou remove a borda direita.
Tecla ALT + HSe células de várias linhas estiverem selecionadas, aplica ou remove a linha divisória horizontal.
Tecla ALT + VSe células de várias colunas estiverem selecionadas, aplica ou remove a linha divisória vertical.
Tecla ALT + DAplica ou remove a borda diagonal para baixo.
Tecla ALT + UAplica ou remove a borda diagonal para cima.
Teclas para filtragem, organização em tópicos e gerenciamento de intervalos
Usar formulários de dados (menu Dados, comando Formulário)
Tecla SETA BAIXOMove para o mesmo campo no próximo registro.
Tecla SETA CIMAMove para o mesmo campo no registro anterior.
Tecla TAB e Tecla SHIFT + Tecla TABMove para cada campo no registro, depois para cada botão de comando.
Tecla ENTERMove para o primeiro campo no próximo registro.
Tecla SHIFT + Tecla ENTERMove para o primeiro campo no registro anterior.
Tecla PAGE DOWNMove para o mesmo campo 10 registros à frente.
Tecla CTRL + Tecla PAGE DOWNInicia um registro novo, em branco.
Tecla PAGE UPMove para o mesmo campo 10 registros para trás.
Tecla CTRL + Tecla PAGE UPMove para o primeiro registro.
Tecla HOME ou Tecla ENDMove para o início ou fim de um campo.
Tecla SHIFT + Tecla ENDEstende a seleção até o final de um campo.
Tecla SHIFT + Tecla HOMEEstende a seleção até o início de um campo.
Tecla SETA ESQ ou Tecla SETA DIRMove um caractere à esquerda ou à direita dentro de um campo.
Tecla SHIFT + Tecla SETA ESQSeleciona o caractere à esquerda dentro de um campo.
Tecla SHIFT + Tecla SETA DIRSeleciona o caractere à direita dentro de um campo.
Filtra intervalos (menu Dados, comando AutoFiltro)
Tecla ALT + Tecla SETA BAIXONa célula que contém a seta suspensa, exibe a lista AutoFiltro da coluna atual.
Tecla SETA BAIXOSeleciona o próximo item na lista AutoFiltro.
Tecla SETA CIMASeleciona o item anterior na lista AutoFiltro.
Tecla ALT + Tecla SETA CIMAFecha a lista AutoFiltro da coluna atual.
Tecla HOMESeleciona o primeiro item (Tudo) na lista AutoFiltro.
Tecla ENDSeleciona o último item na lista AutoFiltro.
Tecla ENTERFiltra o intervalo com base no item selecionado na lista AutoFiltro.
Exibir, ocultar e organizar os dados em tópicos
Tecla ALT + Tecla SHIFT + Tecla SETA DIRAgrupa linhas ou colunas.
Tecla ALT + Tecla SHIFT + Tecla SETA ESQDesagrupa linhas ou colunas.
Tecla CTRL + Tecla Número oitoExibe ou oculta os símbolos de estrutura de tópicos.
Tecla CTRL + Tecla Número noveOculta as linhas selecionadas.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla PARÊNTESE ABERTURA (Exibe novamente as linhas ocultas dentro da seleção.
Tecla CTRL + Tecla número Zero 0Oculta as colunas selecionadas.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla PARÊNTESE FECHAMENTO ) Exibe novamente as colunas ocultas dentro da seleção.
Teclas para relatórios de tabela dinâmica e de gráfico dinâmico
Criar um layout de relatório na tela
1Pressione Tecla F10 para ativar a barra de menus.
2Pressione Tecla CTRL + Tecla TAB ou Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla TAB para ativar a Lista de campos da tabela dinâmica.
3Pressione a tecla Tecla SETA BAIXO ou Tecla SETA CIMA para selecionar o campo. Pressione a Tecla SETA DIR ou Tecla SETA ESQ para abrir ou fechar um campo que pode ser expandido.
4Pressione Tecla TAB para selecionar a lista Adicionar a e pressione a Tecla SETA BAIXO para abrir a lista.
5Pressione a Tecla SETA BAIXO ou Tecla SETA CIMA para selecionar a área para onde você desejar mover o campo e, em seguida, pressione Tecla ENTER.
6Pressione Tecla TAB para selecionar o botão Adicionar a e, em seguida, pressione Tecla ENTER.
Usar a caixa de diálogo Assistente da tabela dinâmica e gráfico dinâmico – layout
Para exibir esta caixa de diálogo, pressione Tecla TAB até Layout ser selecionado na etapa 3 do Assistente da tabela dinâmica e gráfico dinâmico.
Tecla SETA CIMA ou Tecla SETA BAIXOSeleciona botão de campo anterior ou posterior na lista à direita.
Tecla SETA ESQ ou Tecla SETA DIRCom dois ou mais colunas de botões de campo, seleciona o botão à esquerda ou à direita.
Tecla ALT + RMove o campo selecionado para a área de linha.
Tecla ALT + CMove o campo selecionado para a área de coluna.
Tecla ALT + DMove o campo selecionado para a área de dados.
Tecla ALT + PMove o campo selecionado para a área de página.
Tecla ALT + LExibe a caixa de diálogo Campo da tabela dinâmica do campo selecionado.
Exibir e ocultar itens em um campo
Tecla ALT + Tecla SETA BAIXOExibe a lista suspensa de um campo em um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico dinâmico. Use as Teclas de Direção teclas de direção para selecionar o campo.
Tecla SETA CIMASeleciona o item anterior no intervalo.
Tecla SETA BAIXOSeleciona o próximo item no intervalo.
Tecla SETA DIRPara um item com itens de nível inferior disponíveis, exibe os itens de nível inferior.
Tecla SETA ESQPara um item com itens de nível inferior exibidos, oculta os itens de nível inferior.
Tecla HOMESeleciona o primeiro item visível na lista.
Tecla ENDSeleciona o último item visível na lista.
Tecla ENTERFecha a lista e exibe os itens selecionados.
Tecla BARRA DE ESPAÇOSMarca, marca duas vezes ou desmarca uma caixa de seleção na lista. As marcas duplas selecionam um item e todos seus itens de nível inferior.
Tecla TABAlterna entre a lista, o botão OK e o botão Cancelar.
Alterar o layout de um relatório
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla asteriscoSeleciona um relatório de tabela dinâmica inteiro.
Tecla ALT + Tecla SHIFT + Tecla SETA DIRAgrupa os itens selecionados em um campo de tabela dinâmica.
Tecla ALT + Tecla SHIFT + Tecla SETA ESQDesagrupa itens agrupados em um campo de tabela dinâmica.
Teclas para gráficos
Criar gráficos e selecionar elementos de gráfico
Tecla F11 ou Tecla ALT + Tecla F1Cria um gráfico dos dados no intervalo selecionado.
Tecla CTRL + Tecla PAGE DOWNSeleciona uma planilha de gráfico: seleciona a próxima planilha na pasta de trabalho até selecionar a planilha de gráfico desejada.
Tecla CTRL + Tecla PAGE UPSeleciona uma planilha de gráfico: seleciona a planilha anterior na pasta de trabalho até selecionar a planilha de gráfico desejada.
Tecla SETA BAIXOSeleciona o grupo anterior de elementos em um gráfico.
Tecla SETA CIMASeleciona o próximo grupo de elementos em um gráfico.
Tecla SETA DIRSeleciona o próximo elemento dentro de um grupo.
Tecla SETA ESQSeleciona o elemento anterior dentro de um grupo.
Selecionar um gráfico incorporado
1Exiba a barra de ferramentas Desenho: pressione Tecla ALT + V, pressione T, pressione a Tecla SETA BAIXO até Desenho estar selecionado e, em seguida, pressione Tecla ENTER.
2Pressione Tecla F10 para ativar a barra de menus.
3Pressione Tecla CTRL + Tecla TAB ou Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla TAB para selecionar a barra de ferramentas Desenho.
4Pressione a Tecla SETA DIR para selecionar o botão Selecionar Objetos na barra de ferramentas Desenho.
5Pressione Tecla CTRL + Tecla ENTER para selecionar o primeiro objeto.
6Pressione a tecla Tecla TAB para avançar (ou Tecla SHIFT + Tecla TAB para voltar) pelos objetos até as alças de dimensionamento redondas aparecerem no gráfico incorporado a ser selecionado.
7Pressione Tecla CTRL + Tecla ENTER para ativar o gráfico e, então, poder selecionar elementos dentro dele.
Teclas para objetos de desenho e outros objetos
Quando as duas barras de ferramentas, Revisão e Desenho estão na tela, Tecla ALT + U alterna entre os comandos Revisão e AutoFormas, e Tecla ENTER executa o comando selecionado.
Selecionar um objeto de desenho
Enquanto você está editando texto em um objeto de desenho, é possível selecionar o objeto anterior ou seguinte pressionando Tecla TAB ou Tecla SHIFT + Tecla TAB. Iniciando em uma planilha, faça o seguinte:
1Pressione Tecla F10, pressione Tecla CTRL + Tecla TAB para selecionar a barra de ferramentas Desenho e, em seguida, pressione Tecla SETA DIR para selecionar o botão Selecionar Objetos .
2Pressione Tecla CTRL + Tecla ENTER para selecionar o primeiro objeto de desenho.
3Pressione a tecla Tecla TAB para avançar (ou Tecla SHIFT + Tecla TAB para voltar) através dos objetos até aparecerem alças de dimensionamento no objeto que deseja selecionar.
4Se um objeto estiver agrupado, Tecla TAB selecionará o grupo, depois cada objeto dentro do grupo e, em seguida, o próximo objeto.
5Para retornar à planilha quando um objeto estiver selecionado, pressione Tecla ESC.
Inserir uma AutoForma
1Pressione Tecla ALT + O para selecionar o menu AutoFormas da barra de ferramentas Desenho.
2Use as Teclas de Direção teclas de direção a fim de mover-se para a categoria de AutoFormas que desejar e pressione a tecla Tecla SETA DIR.
3Use as Teclas de Direção teclas de direção para selecionar a AutoForma desejada.
4Pressione Tecla CTRL + Tecla ENTER.
5Para formatar a AutoForma, pressione Tecla CTRL + Tecla Número um para exibir a caixa de diálogo Formatar AutoForma.
Inserir uma caixa de texto
1Pressione Tecla F10, pressione Tecla CTRL + Tecla TAB para selecionar a barra de ferramentas Desenho e, em seguida, pressione a Tecla SETA DIR para selecionar o botão Caixa de Texto .
2Pressione Tecla CTRL + Tecla ENTER.
3Digite o texto desejado na caixa de texto.
4Siga um destes procedimentos:
5Para retornar para a planilha ao terminar de digitar, pressione Tecla ESC duas vezes.
6Para formatar a caixa de texto, pressione Tecla ESC e, em seguida, pressione Tecla CTRL + Tecla Número um para exibir a caixa de diálogo Formatar caixa de texto. Quando terminar de formatar, pressione Tecla ENTER e, em seguida, pressione Tecla ESC para retornar à planilha.
Inserir WordArt
1Pressione Tecla ALT + I, depois pressione P e, em seguida, pressione W (menu Inserir, submenuImagem, comando WordArt).
2Use as Teclas de Direção teclas de direção para selecionar o estilo de WordArt desejado e pressione Tecla ENTER.
3Digite o texto desejado e use a tecla Tecla TAB para selecionar outras opções na caixa de diálogo.
4Pressione Tecla ENTER para inserir o objeto de WordArt.
5Para formatar o objeto de WordArt, use as ferramentas da barra de ferramentas Word Art ou pressione Tecla CTRL + Tecla Número um para exibir a caixa de diálogo Formatar WordArt.
Girar um objeto de desenho
1Selecione o objeto de desenho que você deseja girar.
2Pressione Tecla CTRL + Tecla Número um para exibir o menu Formatar do objeto e, em seguida, pressione Tecla CTRL + Tecla TAB para selecionar a guia Tamanho.
3Pressione Tecla ALT + T para marcar a caixa Rotação.
4Use as Teclas de Direção teclas de direção para selecionar a quantidade de rotação desejada.
Alterar o tamanho de um objeto de desenho
1Selecione o objeto de desenho que você deseja redimensionar.
2Pressione Tecla CTRL + Tecla Número um para exibir o menu Formatar do objeto e, em seguida, pressione Tecla CTRL + Tecla TAB para selecionar a guia Tamanho.
3Selecione as opções desejadas para alterar o tamanho.
Mover um objeto de desenho
1Selecione o objeto de desenho que você deseja mover.
2Pressione as Teclas de Direção teclas de direção para mover o objeto.
3Para posicionar o objeto com precisão, pressione Tecla CTRL + uma das teclas Teclas de Direção para mover o objeto em incrementos de um pixel.
Copiar objetos de desenho e seus atributos
Para fazer uma cópia de um objeto de desenho, selecione-o e pressione Tecla CTRL + D. Para copiar os atributos de um objeto para outro, como a cor de preenchimento e o estilo de linha, faça o seguinte:
1Selecione o objeto de desenho com os atributos que você deseja copiar.
2Para AutoFormas com texto, o formato do texto será copiado juntamente com os outros atributos.
3Pressione Tecla CTRL + Tecla SHIFT + C para copiar os atributos do objeto.
4Pressione Tecla TAB ou Tecla SHIFT + Tecla TAB para selecionar o objeto para o qual você deseja copiar os atributos.
5Pressione Tecla CTRL + Tecla SHIFT + V para copiar os atributos para o objeto.
Teclas para serem usadas com fala, email, macros e outros idiomas
Usar reconhecimento de voz e conversão de texto em fala
Tecla CTRLAlterna entre o modo de comando e o modo de ditado.
Tecla ESCInterrompe a leitura quando o texto está sendo lido em voz alta.
Enviar emails
Para usar teclas para enviar emails, você deve configurar o Microsoft Outlook como seu programa de email padrão. A maioria destas teclas não funcionam no Outlook Express.
Tecla SHIFT + Tecla TABQuando a célula A1 está selecionada, move para a caixa Introdução no cabeçalho do email. No cabeçalho da mensagem, move para as caixas Assunto, Cco (se estiver exibida), Cc, Para e De (se estiver exibida), depois para o catálogo de endereços das caixas Cco, Cc, Para e De e, depois, para a célula A1.
Tecla ALT + SEnvia o email.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + BAbre o Catálogo de endereços.
Tecla ALT + OAbre o menu Opções para acesso aos comandos Opções, Campo Cco e Campo De.
Tecla ALT + PAbre a caixa de diálogo Opções de mensagem do Outlook (menu Opções, comando Opções).
Tecla ALT + KCompara os nomes das caixas Para, Cc e Cco em relação aos do Catálogo de endereços.
Tecla ALT + Tecla PONTOAbre o Catálogo de endereços da caixa Para.
Tecla ALT + CAbre o Catálogo de endereços da caixa Cc.
Tecla ALT + BSe a caixa Cco estiver exibida, abrirá o Catálogo de endereços da caixa Cco.
Tecla ALT + JVai para a caixa Assunto.
Tecla CTRL + Tecla SHIFT + GCria um sinalizador de mensagem.
Tecla ALT + AAdiciona interatividade à planilha ou ao intervalo que está sendo enviado.
Trabalhar com macros
Tecla ALT + Tecla F8Exibe a caixa de diálogo Macro.
Tecla ALT + Tecla F11Exibe o Editor do Visual Basic.
Tecla CTRL + Tecla F11Insere uma planilha de macro do Microsoft Excel 4.0.
Trabalhar com vários idiomas nacionais
Tecla CTRL + Tecla SHIFT da DireitaAlterna para a direção de parágrafo da direita para a esquerda (o texto precisa conter somente caracteres neutros .
Tecla CTRL + Tecla SHIFT da EsquerdaAlterna para a direção de parágrafo da esquerda para a direita (o texto precisa conter somente caracteres neutros).
Tecla ALT + Tecla SHIFT + Tecla SETA CIMAEm texto em japonês para o qual você exibiu guias fonéticos, move o ponteiro para os guias fonéticos.
Tecla ALT + Tecla SHIFT + Tecla SETA BAIXOMove o ponteiro dos guias fonéticos de volta para a seqüência de caracteres pai.
Tecla ALT + Números do teclado numércioInsere um caractere unicode. ( Com Tecla NUM LOCK ligado, usar o teclado numérico )
Tecla ALT + XPressionados logo após a digitação do código hexadecimal de um caractere unicode, converte os números no caractere.Pressionados logo após um caractere unicode, converte o caractere em seu código hexadecimal.
Glossário
VerbeteSignificado
Alça de DimensionamentoUm dos pequenos círculos ou quadrados que aparecem nos cantos e lados de um objeto selecionado. Você arrasta essas alças para alterar o tamanho do objeto.
Barra de FerramentasUma barra com botões e opções que podem ser usadas para executar comandos. Para exibir uma barra de ferramentas, clique em Personalizar no menu Ferramentas e, em seguida, clique na guia Barras de Ferramentas.
Barra de Menus A barra horizontal abaixo da barra de título que contém os nomes dos menus. A barra de menus pode ser a barra de menus interna ou uma barra de menus personalizada.
Caracteres Neutros Caracteres que não têm atributos de idioma fortes da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita. Os numerais são um exemplo de caracteres neutros.
Fórmula de Matriz Uma fórmula que executa vários cálculos em um ou mais conjuntos de valores e retorna um único resultado ou vários resultados. As fórmulas de matriz ficam entre chaves { } e são inseridas pressionando Tecla CTRL + Tecla SHIFT + Tecla ENTER.
Hiperlink Texto ou elemento gráfico colorido e sublinhado no qual você clica para ir até um arquivo, um local de um arquivo, uma página da Web na World Wide Web ou uma página da Web em uma intranet. Os hiperlinks podem também levar a grupos de notícias e sites Gopher, Telnet e FTP.
Matriz Usado para criar fórmulas únicas que produzem vários resultados ou que operam em um grupo de argumentos organizados em linhas e colunas. Um intervalo de matrizes compartilha uma fórmula comum; uma constante de matriz é um grupo de constantes usado como um argumento.
Menu de Atalho Um menu que mostra uma lista de comandos relevantes a um item específico. Para exibir um menu de atalho, clique com o botão direito do mouse em um item ou pressione Tecla SHIFT + Tecla F10.
Nome Uma palavra ou seqüência de caracteres que representa uma célula, um intervalo de células, uma fórmula ou um valor constante. Use nomes fáceis de compreender, como Produtos, para se referir a intervalos de difícil compreensão, como Vendas!C20:C30.
Página de Pesquisa Uma página a partir da qual é possível localizar e ir para sites da Internet ou para documentos de uma intranet. Muitas páginas de pesquisa fornecem várias formas de pesquisar, como por tópico, por palavra-chave ou por coincidências com consultas de usuário.
Painel de Tarefas Uma janela dentro de um aplicativo do Office que fornece os comandos mais usados. Seu local e tamanho pequeno permitem que você use esses comandos enquanto ainda estiver trabalhando com seus arquivos.
Região de Dados Um intervalo de dados que contém dados e é limitado por células vazias ou bordas de planilha.