Logo ExcelAtalhos do teclado para uso do painel de tarefas da Ajuda e da janela da Ajuda
No painel de tarefas da Ajuda
F1Exibe o painel de tarefas da Ajuda
F6Alterna entre o painel de tarefas da Ajuda e o aplicativo ativo.
TABSeleciona o próximo item no painel de tarefas da Ajuda.
SHIFT+TABSeleciona o item anterior no painel de tarefas da Ajuda.
ENTERExecuta a ação para o item selecionado.
SETA BAIXO e SETA CIMA Em um Sumário, seleciona o próximo item e o item anterior, respectivamente.
SETA DIR e SETA ESQ Em um Sumário, expande e recolhe, respectivamente, o item selecionado.
ALT+SETA ESQ Volta para o Painel de tarefas anterior.
ALT+SETA PARA A DIREITA Avança para o próximo Painel de tarefas.
CTRL+BARRA DE ESPAÇOS Abre o menu de opções do Painel.
CTRL+F1 Fecha e reabre o painel de tarefas atual.
SETA PARA A DIREITA Expande uma lista +/-.
SETA ESQ Recolhe uma lista +/-.
Na janela Ajuda
TABSeleciona o próximo texto ou hiperlink oculto, ou Mostra tudo ou Oculta tudo na parte superior de um tópico.
SHIFT+TABSeleciona o texto ou hiperlink oculto anterior, ou o botão para navegação na parte superior de um artigo do site Microsoft Office.
ENTERExecuta a ação para o texto ou hiperlink oculto, Mostrar tudo ou Ocultar tudo selecionado.
ALT+SETA ESQVolta para o tópico anterior da Ajuda.
ALT+SETA DIRAvança para o próximo tópico da Ajuda.
CTRL+PImprime o tópico atual da Ajuda.
SETA CIMA E SETA BAIXORola alguns itens para cima e para baixo, respectivamente, dentro do tópico da Ajuda exibido no momento.
PAGE UP E PAGE DOWNRola vários itens para cima e para baixo, respectivamente, dentro do tópico da Ajuda exibido no momento.
ALT+UAltera se a janela da Ajuda aparece conectada (lado a lado) ou separada (sem ser lado a lado) do aplicativo ativo.
SHIFT+F10Exibe um menu de comandos da janela da Ajuda; requer que a janela Ajuda tenha foco ativo (clique em um item na janela da Ajuda).
Teclas para a interface do Office
Exibir e usar as janelas
ALT+TABAlterna para o próximo programa.
ALT+SHIFT+TABAlterna para o programa anterior.
CTRL+ESCMostra o menu Iniciar do Windows.
CTRL+W ou CTRL+F4Fecha a janela da pasta de trabalho selecionada.
CTRL+F5Restaura o tamanho da janela da pasta de trabalho selecionada.
F6Alterna para o próximo painel de uma pasta de trabalho dividida (menu Janela, comando Dividir).
SHIFT+F6Alterna para o painel anterior de uma planilha dividida.
CTRL+F6Quando mais de uma janela de pasta de trabalho está aberta, alterna para a próxima janela de pasta de trabalho.
CTRL+SHIFT+F6Alterna para a janela da pasta de trabalho anterior.
CTRL+F7Quando uma janela de pasta de trabalho não está maximizada, executa o comando Mover (no menu Controle da janela da pasta de trabalho). Use as teclas de direção para mover a janela e, quando terminar, pressione ESC.
CTRL+F8Quando uma janela de pasta de trabalho não está maximizada, executa o comando Tamanho (no menu Controle da janela da pasta de trabalho). Use as teclas de direção para redimensionar a janela e, quando terminar, pressione ESC.
CTRL+F9Minimiza a janela da pasta de trabalho para um ícone.
CTRL+F10Maximiza ou restaura a janela da pasta de trabalho selecionada.
PRTSCRCopia uma imagem da tela para a área de transferência.
ALT+PRINT SCREENCopia uma imagem da janela selecionada para a área de transferência.
Acessar e usar as marcas inteligentes
ALT+SHIFT+F10Exibe o menu ou a mensagem de uma marca inteligente. Se mais de uma marca inteligente estiver presente, alterna para a marca inteligente seguinte e exibe seu menu ou sua mensagem.
SETA BAIXOSeleciona o item seguinte em um menu de marcas inteligentes.
SETA CIMASeleciona o item anterior em um menu de marcas inteligentes.
ENTERExecuta a ação para o item selecionado em um menu de marcas inteligentes.
ESCFecha o menu ou a mensagem de marcas inteligentes.
Acessar e usar os painéis de tarefas
F6 Move para um painel de tarefas de outro painel na janela do programa. (Talvez você precise pressionar F6 mais de uma vez.) Observação: Se o pressionamento de F6 não exibir o painel de tarefas desejado, tente pressionar ALT para colocar o foco na barra de menus e pressionar CTRL+TAB para mover para o painel de tarefas.
CTRL+TABQuando um menu ou uma barra de ferramentas está ativa, move para um painel de tarefas. (Talvez você precise pressionar CTRL+TAB mais de uma vez.)
TAB ou SHIFT+TABQuando um painel de tarefas está ativo, seleciona a opção seguinte ou a anterior no painel de tarefas.
CTRL+BARRA DE ESPAÇOSExibe o conjunto completo de comandos no menu do painel de tarefas.
SETA BAIXO ou SETA CIMAPercorre opções em um submenu selecionado; percorre determinadas opções em um grupo de opções.
BARRA DE ESPAÇOS ou ENTERAbre o menu selecionado ou executa a ação atribuída ao botão selecionado.
SHIFT+F10Abre um menu de atalho; abre um menu suspenso para o item selecionado da galeria.
HOME ou ENDQuando um menu ou submenu está visível, seleciona o primeiro ou o último comando no menu ou submenu.
PgUp ou PgDnRola para cima ou para baixo na lista selecionada da galeria.
CTRL+HOME ou CTRL+ENDMove para a parte superior ou inferior da lista selecionada da galeria.
Acessar e usar os menus e as barras de ferramentas
F10 ou ALTSeleciona a barra de menus ou fecha um menu e submenu abertos ao mesmo tempo.
TAB ou SHIFT+TABQuando uma barra de ferramentas está selecionada, seleciona o botão ou menu seguinte ou anterior na barra de ferramentas.
CTRL+TAB ou CTRL+SHIFT+TABQuando uma barra de ferramentas está selecionada, seleciona a barra de ferramentas seguinte ou anterior.
ENTERAbre o menu selecionado ou executa a ação do botão ou comando selecionado.
SHIFT+F10Exibe o menu de atalho do item selecionado.
ALT+BARRA DE ESPAÇOSExibe o menu Controle da janela do Excel.
SETA CIMA ou SETA BAIXOQuando um menu ou submenu está aberto, seleciona o comando seguinte ou anterior.
SETA ESQ ou SETA DIRSeleciona o menu à esquerda ou à direita. Quando um submenu está aberto, alterna entre o menu principal e o submenu.
HOME ou ENDSeleciona o primeiro ou o último comando no menu ou submenu.
ESCFecha um menu aberto. Quando um submenu está aberto, fecha somente o submenu.
CTRL+SETA BAIXOExibe o conjunto completo de comandos de um menu.
CTRL+7Exibe ou oculta a barra de ferramentas Padrão.
ObservaçãoVocê pode selecionar com o teclado qualquer comando de menu na barra de menus ou em uma barra de ferramentas exibida. Para selecionar a barra de menus, pressione ALT. Em seguida, para selecionar uma barra de ferramentas, pressione CTRL+TAB várias vezes até selecionar a barra de ferramentas desejada. Pressione a letra sublinhada no menu que contém o comando desejado. No menu exibido, pressione a letra sublinhada no comando desejado.
Redimensionar e mover barras de ferramentas e painéis de tarefas
1. Pressione ALT para selecionar a barra de menus.
2. Pressione CTRL+TAB várias vezes para selecionar a barra de ferramentas ou o painel de tarefas desejado.
3. Siga um destes procedimentos:
Redimensionar uma barra de ferramentas
a. Na barra de ferramentas, pressione CTRL+ESPAÇO para exibir o menu Opções da barra de ferramentas.
b. Selecione o comando Tamanho e pressione ENTER.
c. Use as teclas de direção para redimensionar a barra de ferramentas.
Mover uma barra de ferramentas
a. Na barra de ferramentas, pressione CTRL+ESPAÇO para exibir o menu Opções da barra de ferramentas.
b. Selecione o comando Mover e pressione ENTER.
c. Use as teclas de direção para posicionar a barra de ferramentas. Pressione CTRL+ as teclas de direção para mover um pixel por vez. Para liberar a barra de ferramentas, pressione a SETA BAIXO várias vezes. Para ancorar a barra de ferramentas verticalmente no lado direito ou esquerdo, pressione a SETA ESQ ou SETA PARA A DIREITA respectivamente quando a barra de ferramentas estiver toda para o lado direito ou esquerdo.
Redimensionar um painel de tarefas
a. No painel de tarefas, pressione CTRL+ESPAÇO para exibir um menu de comandos adicionais.
b. Use a tecla SETA BAIXO para selecionar o comando Tamanho e pressione ENTER.
c. Use as teclas de direção para redimensionar o painel de tarefas. Use CTRL+ as teclas de direção para redimensionar um pixel por vez.
Mover um painel de tarefas
a. No painel de tarefas, pressione CTRL+ESPAÇO para exibir um menu de comandos adicionais.
b. Use a SETA BAIXO para selecionar o comando Mover e pressione ENTER.
c. Use as teclas de direção para posicionar o painel de tarefas. Use CTRL+ as setas de direção para mover um pixel por vez.
4. Ao terminar de mover ou redimensionar, pressione ESC.
Usar as caixas de diálogo
TABMove para a próxima opção ou grupo de opções.
SHIFT+TAB Move para a opção ou grupo de opções anterior.
CTRL+TAB ou CTRL+PGDN Alterna para a próxima guia em uma caixa de diálogo.
CTRL+SHIFT+TAB ou CTRL+PGUP Alterna para a guia anterior em uma caixa de diálogo.
Teclas de direção Move entre opções em uma lista suspensa aberta ou entre opções em um grupo de opções
BARRA DE ESPAÇOS Executa a ação do botão selecionado, senão marca ou desmarca a caixa de seleção selecionada.
A primeira letra de uma opção em uma lista suspensaAbre a lista se ela estiver fechada e move para essa opção na lista.
ALT+ a letra sublinhada em uma opçãoSeleciona uma opção, senão marca ou desmarca uma caixa de seleção.
ALT+SETA BAIXOAbre a lista suspensa selecionada.
ENTERExecuta a ação do botão de comando padrão na caixa de diálogo (o botão com o contorno em negrito, geralmente o botão OK).
ESCCancela o comando e fecha a caixa de diálogo.
Usar caixas de edição dentro de caixas de diálogo
HOMEMove até o início da entrada.
ENDMove até o final da entrada.
SETA ESQ ou SETA DIRMove um caractere à esquerda ou à direita.
CTRL+SETA ESQMove uma palavra à esquerda.
CTRL+SETA DIRMove uma palavra à direita.
SHIFT+SETA ESQSeleciona ou cancela a seleção de um caractere à esquerda.
SHIFT+SETA DIRSeleciona ou cancela a seleção de um caractere à direita.
CTRL+SHIFT+SETA ESQSeleciona ou cancela a seleção de uma palavra à esquerda.
CTRL+SHIFT+SETA DIRSeleciona ou cancela a seleção de uma palavra à direita.
SHIFT+HOMESeleciona do ponto de inserção até o início da entrada.
SHIFT+ENDSeleciona do ponto de inserção até o final da entrada.
Usar as caixas de diálogo Abrir, Salvar como e Inserir imagem
ALT+1Vai para a pasta anterior .
ALT+2Botão Um nível acima : abre a pasta um nível acima da pasta aberta.
ALT+3Botão Pesquisar na Web : fecha a caixa de diálogo e abre sua página de pesquisa na Web.
ALT+4Botão Excluir : exclui a pasta ou o arquivo selecionado.
ALT+5Botão Criar Nova Pasta : cria uma nova pasta.
ALT+6Botão Modos de exibição : alterna entre modos de exibição de pasta disponíveis.
ALT+7 ou ALT+LBotão Ferramentas: mostra o menu Ferramentas.
SHIFT+F10Exibe um menu de atalho para um item selecionado como uma pasta ou um arquivo.
TABMove entre opções ou áreas na caixa de diálogo.
F4 ou ALT+IAbre a lista Examinar.
F5Atualiza a lista de arquivos.
Teclas para pastas de trabalho e planilhas
Visualizar e imprimir
CTRL+P ou CTRL+SHIFT+F12Exibe a caixa de diálogo Imprimir.
Use as seguintes teclas na visualização de impressão (para obter a visualização de impressão, pressione ALT+F e, em seguida, pressione V):
Teclas de direçãoMove pela página quando ela estiver com mais zoom.
PGUP ou PGDNMove por uma página quando estiver com menos zoom.
CTRL+SETA CIMA ou CTRL+SETA ESQUERDAMove até a primeira página quando estiver com menos zoom.
CTRL+SETA BAIXO ou CTRL+SETA DIRMove para a última página quando estiver com menos zoom.
Trabalhar com planilhas
SHIFT+F11 ou ALT+SHIFT+F1Insere uma nova planilha.
CTRL+PGDNMove para a próxima planilha na pasta de trabalho.
CTRL+PGUPMove para a planilha anterior na pasta de trabalho.
SHIFT+CTRL+PAGE DOWNSeleciona a planilha atual e a seguinte. Para cancelar a seleção de várias planilhas, pressione CTRL+PAGE DOWN ou para selecionar uma planilha diferente pressione CTRL+PAGE UP.
SHIFT+CTRL+PAGE UPSeleciona a planilha atual e a anterior.
ALT+O H RRenomeia a planilha atual (menu Formatar, submenu Planilha, comando Renomear).
ALT+E MMove ou copia a planilha atual (menu Editar, comando Mover ou copiar planilha).
ALT+E LExclui a planilha atual (menu Editar, comando Excluir planilha).
Mover e rolar dentro de planilhas
Teclas de direçãoMove uma célula para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita.
CTRL+ tecla de direçãoMove para a borda da região de dados atual.
HOMEMove para o início da linha.
CTRL+HOMEMove para o início da planilha.
CTRL+ENDMove para a última célula na planilha, na linha usada mais abaixo da coluna usada mais à direita.
PAGE DOWNMove para baixo uma tela.
PAGE UPMove para cima uma tela.
ALT+PAGE DOWNMove uma tela para a direita.
ALT+PAGE UPMove uma tela para a esquerda.
F6Alterna para o próximo painel em uma pasta de trabalho dividida (menu Janela, comando Dividir).
SHIFT+F6Alterna para o painel anterior em uma planilha dividida.
CTRL+BACKSPACERola para exibir a célula ativa.
F5Exibe a caixa de diálogo Ir para.
SHIFT+F5Exibe a caixa de diálogo Localizar.
SHIFT+F4Repete a última ação de Localizar (o mesmo que Localizar próxima)
TABMove entre células desprotegidas em uma planilha protegida.
Mover dentro de um intervalo selecionado
ENTERMove de cima para baixo no intervalo selecionado.
SHIFT+ENTERMove de baixo para cima no intervalo selecionado.
TABMove da esquerda para a direita no intervalo selecionado. Se estiverem selecionadas células em uma única coluna, move para baixo.
SHIFT+TABMove da direita para a esquerda no intervalo selecionado. Se estiverem selecionadas células em uma única coluna, move para cima.
CTRL+PONTOMove no sentido horário até o próximo intervalo selecionado.
CTRL+ALT+SETA DIREm seleções não adjacentes, alterna para a próxima seleção à direita.
CTRL+ALT+SETA ESQAlterna para a próxima seleção não adjacente à esquerda.
Observação Você pode alterar a direção do movimento após pressionar ENTER ou SHIFT+ENTER: pressione ALT+T e, em seguida, pressione O (menu Ferramentas, comando Opções), pressione CTRL+TAB até a guia Editar ficar selecionada e depois altere as configurações de Mover seleção após Enter.
Mover e rolar no Modo End
ENDaparece na barra de status quando o Modo End está selecionado.
Tecla ENDAtiva ou desativa o Modo End.
END+tecla de direçãoMove um bloco de dados dentro de uma linha ou coluna.
END+HOMEMove para a última célula na planilha, na linha usada mais abaixo da coluna usada mais à direita.
END+ENTERMove para a célula não vazia mais à direita na linha atual. Esta seqüência de teclas não funcionará se você tiver ativado as teclas de navegação de transição (menu Ferramentas, comando Opções, guia Transição).
Mover e rolar com SCROLL LOCK ativado
Quando você usa teclas de rolagem (exemplo PAGE UP e PAGE DOWN) com SCROLL LOCK desativado, sua seleção de célula se move na distância que você rola.
Para rolar sem alterar as células que estão selecionadas, primeiro ative SCROLL LOCK.
SCROLL LOCKAtiva e desativa SCROLL LOCK.
HOMEMove para a célula no canto superior esquerdo da janela.
ENDMove para a célula no canto inferior direito da janela.
SETA CIMA ou SETA BAIXORola uma linha para cima ou para baixo.
SETA ESQ ou SETA DIRRola uma coluna para a direita ou para a esquerda.
Teclas para selecionar dados e células
Selecionar células, linhas e colunas e objetos
CTRL+BARRA DE ESPAÇOSSeleciona a coluna inteira.
SHIFT+BARRA DE ESPAÇOSSeleciona a linha inteira.
CTRL+ASeleciona a planilha inteira.
SHIFT+BACKSPACECom várias células selecionadas, seleciona somente a célula ativa.
CTRL+SHIFT+BARRA DE ESPAÇOSCom um objeto selecionado, seleciona todos os objetos em uma planilha.
CTRL+6Alterna entre ocultar objetos, exibir objetos e exibir lugares reservados para objetos.
Selecionar células com características específicas
CTRL+SHIFT+* (asterisco)Seleciona a região atual em torno da célula ativa (a área de dados limitada por linhas e colunas vazias). Em um relatório de tabela dinâmica, seleciona o relatório inteiro.
CTRL+/Seleciona a matriz que contém a célula ativa.
CTRL+SHIFT+O (a letra O)Seleciona todas as células com comentários.
CTRL+\Em uma linha selecionada, seleciona as células que não correspondem ao valor da célula ativa.
CTRL+SHIFT+|Em uma coluna selecionada, seleciona as células que não correspondem ao valor da célula ativa.
CTRL+[
(colchete de abertura)
Seleciona todas as células referidas diretamente por fórmulas na seleção.
CTRL+SHIFT+{
(chave de abertura)
Seleciona todas as células referidas direta ou indiretamente por fórmulas na seleção.
CTRL+]
(colchete de fechamento)
Seleciona todas as células que contêm fórmulas que fazem referência direta à célula ativa.
CTRL+SHIFT+}
(chave de fechamento)
Seleciona as células que contêm fórmulas que fazem referência direta ou indireta à célula ativa.
ALT+; (ponto-e-vírgula)Seleciona as células visíveis na seleção atual.
Estender uma seleção
F8Ativa ou desativa o modo estendido. No nesse modo, EXT aparece na linha de status e as teclas de direção estendem a seleção.
SHIFT+F8Adiciona outro intervalo de células à seleção. Outra opção é usar as teclas de direção para mover para o início do intervalo que você deseja adicionar depois pressionar F8 e as teclas de direção para selecionar o próximo intervalo.
SHIFT+tecla de direçãoEstende a seleção em uma célula.
CTRL+SHIFT+tecla de direçãoEstende a seleção até a última célula não vazia na mesma coluna ou linha que a célula ativa.
SHIFT+HOMEEstende a seleção até o início da linha.
CTRL+SHIFT+HOMEEstende a seleção até o início da planilha.
CTRL+SHIFT+ENDEstende a seleção até a última célula usada na planilha (canto inferior direito).
SHIFT+PAGE DOWNEstende a seleção uma tela para baixo.
SHIFT+PAGE UPEstende a seleção uma tela para cima.
END+SHIFT+tecla de direçãoEstende a seleção até a última célula não vazia na mesma coluna ou linha que a célula ativa.
END+SHIFT+HOMEEstende a seleção até a última célula usada na planilha (canto inferior direito).
END+SHIFT+ENTEREstende a seleção até a última célula na linha atual. Essa seqüência de teclas não funcionará se você tiver ativado as teclas de navegação de transição (menu Ferramentas, comando Opções, guia Transição).
SCROLL LOCK+SHIFT+HOMEEstende a seleção até a célula no canto superior esquerdo da janela.
SCROLL LOCK+SHIFT+ENDEstende a seleção até a célula no canto inferior direito da janela.
Teclas para inserir, editar, formatar e calcular dados
Inserir dados
ENTERCompleta uma entrada de célula e seleciona a célula abaixo.
ALT+ENTERInicia uma nova linha na mesma célula.
CTRL+ENTERPreenche o intervalo de células selecionado com a entrada atual.
SHIFT+ENTERCompleta uma entrada de célula e seleciona a célula anterior acima.
TABCompleta uma entrada de célula e seleciona a próxima célula à direita.
SHIFT+TABCompleta uma entrada de célula e seleciona a célula anterior à esquerda.
ESCCancela uma entrada de célula.
Teclas de direçãoMovem um caractere para cima, para baixo, para a direita ou para a esquerda.
HOMEMove para o início da linha.
F4Repete a última ação.
CTRL+SHIFT+F3Cria nomes com base em rótulos de linha e coluna.
CTRL+DPreenche abaixo.
CTRL+RPreenche à direita.
CTRL+F3Define um nome.
CTRL+KInsere um hiperlink .
CTRL+; (ponto-e-vírgula)Insere a data.
CTRL+SHIFT+: (dois pontos)Insere a hora.
ALT+SETA BAIXOExibe uma lista suspensa dos valores na coluna atual de um intervalo.
CTRL+ZDesfaz a última ação.
Inserir caracteres especiais
Pressione F2 para editar a célula, ative NUM LOCK e pressione as teclas a seguir usando o teclado numérico:
ALT+0162Insere o caractere de centavo de dólar ¢.
ALT+0163Insere o caractere de libra esterlina £.
ALT+0165Insere o símbolo do iene ¥.
ALT+0128Insere o símbolo do euro €.
Inserir e calcular fórmulas
= (sinal de igual)Inicia uma fórmula.
F2Move o ponto de inserção para a barra de fórmulas quando a edição em uma célula for desativada.
BACKSPACENa barra de fórmulas, exclui um caractere à esquerda.
ENTERCompleta uma entrada de célula com base na célula ou barra de fórmulas.
CTRL+SHIFT+ENTERInsere uma fórmula como uma fórmula de matriz.
ESCCancela uma entrada na célula ou na barra de fórmulas.
SHIFT+F3Em uma fórmula, exibe a caixa de diálogo Inserir função.
CTRL+AQuando o ponto de inserção está à direita de um nome de função em uma fórmula, exibe a caixa de diálogo Argumentos da função.
CTRL+TQuando o ponto de inserção está à direita de um nome de função em uma fórmula, insere os nomes de argumentos e parênteses.
F3Cola um nome definido em uma fórmula.
ALT+= (sinal de igual)Insere uma fórmula de AutoSoma com a função SOMA.
CTRL+SHIFT+" (aspas)Copia o valor da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas.
CTRL+FCopia uma fórmula da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas.
CTRL+`
(aspa simples esquerda)
Alterna entre a exibição de valores de célula e a exibição de fórmulas.
F9Calcula todas as planilhas em todas as pastas de trabalho abertas. Quando uma parte de uma fórmula está selecionada, calcula a parte selecionada. Em seguida, você pode pressionar ENTER ou CTRL+SHIFT+ENTER (para fórmulas de matriz) para substituir a parte selecionada pelo valor calculado.
SHIFT+F9Calcula a planilha ativa.
CTRL+ALT+F9Calcula todas as planilhas em todas as pastas de trabalho abertas, independentemente de elas terem sido ou não alteradas desde o último cálculo.
CTRL+ALT+SHIFT+F9Verifica novamente as fórmulas dependentes e depois calcula todas as células em todas as pastas de trabalho abertas, inclusive as células que não estão marcadas para serem calculadas.
Editar dados
F2Edita a célula ativa e posiciona o ponto de inserção no fim do conteúdo da célula.
ALT+ENTERInicia uma nova linha na mesma célula.
BACKSPACEEdita a célula ativa e a limpa ou exclui o caractere anterior na célula ativa à medida que você edita o conteúdo da célula.
DELETEExclui o caractere à direita do ponto de inserção ou exclui a seleção.
CTRL+DELETEExclui o texto ao final da linha.
F7Exibe a caixa de diálogo Verificar ortografia.
SHIFT+F2Edita um comentário de célula.
ENTERCompleta uma entrada de célula e seleciona a próxima célula abaixo.
CTRL+ZDesfaz a última ação.
ESCCancela uma entrada de célula.
CTRL+SHIFT+ZQuando Marcas inteligentes de AutoCorreção é exibido, desfaz ou refaz a última correção automática.
Inserir, excluir e copiar células
CTRL+CCopia as células selecionadas.
CTRL+C, imediatamente seguido de outro CTRL+CExibe a Área de transferência do Microsoft Office (várias cópias e colagens).
CTRL+XRecorta as células selecionadas.
CTRL+VCola as células copiadas.
DELETELimpa o conteúdo das células selecionadas.
CTRL+HÍFENExclui as células selecionadas.
CTRL+SHIFT+SINAL DE MAISInsere células vazias.
Formatar dados
ALT+' (apóstrofo)Exibe a caixa de diálogo Estilo.
CTRL+1Exibe a caixa de diálogo Formatar células.
CTRL+SHIFT+~Aplica o formato de número Geral.
CTRL+SHIFT+$Aplica o formato Moeda com duas casas decimais (números negativos entre parênteses)
CTRL+SHIFT+%Aplica o formato Porcentagem sem casas decimais.
CTRL+SHIFT+^Aplica o formato de número Exponencial com duas casas decimais.
CTRL+SHIFT+#Aplica o formato Data com dia, mês e ano.
CTRL+SHIFT+@Aplica o formato Hora com a hora e os minutos, AM. ou PM.
CTRL+SHIFT+!Aplica o formato Número com duas casas decimais, separador de milhar e sinal de menos (–) para valores negativos.
CTRL+NAplica ou remove formatação em negrito.
CTRL+IAplica ou remove formatação em itálico.
CTRL+UAplica ou remove sublinhado.
CTRL+5Aplica ou remove tachado.
CTRL+9Oculta as linhas selecionadas.
CTRL+SHIFT+(
(parêntese de abertura)
Exibe novamente as linhas ocultas dentro da seleção.
CTRL+0 (zero)Oculta as colunas selecionadas.
CTRL+SHIFT+)
(parêntese de fechamento)
Exibe novamente as colunas ocultas dentro da seleção.
CTRL+SHIFT+&Aplica o contorno às células selecionadas.
CTRL+SHIFT+_Remove o contorno das células selecionadas.
Usar a guia Borda da caixa de diálogo Formatar células
Pressione CTRL+1 para exibir essa caixa de diálogo.
ALT+TAplica ou remove a borda superior.
ALT+BAplica ou remove a borda inferior.
ALT+LAplica ou remove a borda esquerda.
ALT+RAplica ou remove a borda direita.
ALT+HSe células de várias linhas estiverem selecionadas, aplica ou remove a linha divisória horizontal.
ALT+VSe células de várias colunas estiverem selecionadas, aplica ou remove a linha divisória vertical.
ALT+DAplica ou remove a borda diagonal para baixo.
ALT+UAplica ou remove a borda diagonal para cima.
Teclas para filtragem, organização em tópicos e gerenciamento de intervalos
Usar formulários de dados (menu Dados, comando Formulário)
SETA BAIXOMove para o mesmo campo no próximo registro.
SETA CIMAMove para o mesmo campo no registro anterior.
TAB e SHIFT+TABMove para cada campo no registro, depois para cada botão de comando.
ENTERMove para o primeiro campo no próximo registro.
SHIFT+ENTERMove para o primeiro campo no registro anterior.
PAGE DOWNMove para o mesmo campo 10 registros à frente.
CTRL+PGDNInicia um registro novo, em branco.
PAGE UPMove para o mesmo campo 10 registros para trás.
CTRL+PGUPMove para o primeiro registro.
HOME ou ENDMove para o início ou fim de um campo.
SHIFT+ENDEstende a seleção até o final de um campo.
SHIFT+HOMEEstende a seleção até o início de um campo.
SETA ESQ ou SETA DIRMove um caractere à esquerda ou à direita dentro de um campo.
SHIFT+SETA ESQSeleciona o caractere à esquerda dentro de um campo.
SHIFT+SETA DIRSeleciona o caractere à direita dentro de um campo.
Filtra intervalos (menu Dados, comando AutoFiltro)
ALT+SETA BAIXONa célula que contém a seta suspensa, exibe a lista AutoFiltro da coluna atual.
SETA BAIXOSeleciona o próximo item na lista AutoFiltro.
SETA CIMASeleciona o item anterior na lista AutoFiltro.
ALT+SETA CIMAFecha a lista AutoFiltro da coluna atual.
HOMESeleciona o primeiro item (Tudo) na lista AutoFiltro.
ENDSeleciona o último item na lista AutoFiltro.
ENTERFiltra o intervalo com base no item selecionado na lista AutoFiltro.
Exibir, ocultar e organizar os dados em tópicos
ALT+SHIFT+SETA DIRAgrupa linhas ou colunas.
ALT+SHIFT+SETA ESQDesagrupa linhas ou colunas.
CTRL+8Exibe ou oculta os símbolos de estrutura de tópicos.
CTRL+9Oculta as linhas selecionadas.
CTRL+SHIFT+(
(parêntese de abertura)
Exibe novamente as linhas ocultas dentro da seleção.
CTRL+0 (zero)Oculta as colunas selecionadas.
CTRL+SHIFT+)
(parêntese de fechamento)
Exibe novamente as colunas ocultas dentro da seleção.
Teclas para relatórios de tabela dinâmica e de gráfico dinâmico
Criar um layout de relatório na tela
1Pressione F10 para ativar a barra de menus.
2Pressione CTRL+TAB ou CTRL+SHIFT+TAB para ativar a Lista de campos da tabela dinâmica.
3Pressione a tecla SETA BAIXO ou SETA CIMA para selecionar o campo. Pressione a SETA DIR ou SETA ESQ para abrir ou fechar um campo que pode ser expandido.
4Pressione TAB para selecionar a lista Adicionar a e pressione a SETA BAIXO para abrir a lista.
5Pressione a SETA BAIXO ou SETA CIMA para selecionar a área para onde você desejar mover o campo e, em seguida, pressione ENTER.
6Pressione TAB para selecionar o botão Adicionar a e, em seguida, pressione ENTER.
Usar a caixa de diálogo Assistente da tabela dinâmica e gráfico dinâmico – layout
Para exibir esta caixa de diálogo, pressione TAB até Layout ser selecionado na etapa 3 do Assistente da tabela dinâmica e gráfico dinâmico.
SETA CIMA ou SETA BAIXOSeleciona botão de campo anterior ou posterior na lista à direita.
SETA ESQ ou SETA DIRCom dois ou mais colunas de botões de campo, seleciona o botão à esquerda ou à direita.
ALT+RMove o campo selecionado para a área de linha.
ALT+CMove o campo selecionado para a área de coluna.
ALT+DMove o campo selecionado para a área de dados.
ALT+PMove o campo selecionado para a área de página.
ALT+LExibe a caixa de diálogo Campo da tabela dinâmica do campo selecionado.
Exibir e ocultar itens em um campo
ALT+SETA BAIXOExibe a lista suspensa de um campo em um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico dinâmico. Use as teclas de direção para selecionar o campo.
SETA CIMASeleciona o item anterior no intervalo.
SETA BAIXOSeleciona o próximo item no intervalo.
SETA DIRPara um item com itens de nível inferior disponíveis, exibe os itens de nível inferior.
SETA ESQPara um item com itens de nível inferior exibidos, oculta os itens de nível inferior.
HOMESeleciona o primeiro item visível na lista.
ENDSeleciona o último item visível na lista.
ENTERFecha a lista e exibe os itens selecionados.
BARRA DE ESPAÇOSMarca, marca duas vezes ou desmarca uma caixa de seleção na lista. As marcas duplas selecionam um item e todos seus itens de nível inferior.
TABAlterna entre a lista, o botão OK e o botão Cancelar.
Alterar o layout de um relatório
CTRL+SHIFT+* (asterisco)Seleciona um relatório de tabela dinâmica inteiro.
ALT+SHIFT+SETA DIRAgrupa os itens selecionados em um campo de tabela dinâmica.
ALT+SHIFT+SETA ESQDesagrupa itens agrupados em um campo de tabela dinâmica.
Teclas para gráficos
Criar gráficos e selecionar elementos de gráfico
F11 ou ALT+F1Cria um gráfico dos dados no intervalo selecionado.
CTRL+PGDNSeleciona uma planilha de gráfico: seleciona a próxima planilha na pasta de trabalho até selecionar a planilha de gráfico desejada.
CTRL+PGUPSeleciona uma planilha de gráfico: seleciona a planilha anterior na pasta de trabalho até selecionar a planilha de gráfico desejada.
SETA BAIXOSeleciona o grupo anterior de elementos em um gráfico.
SETA CIMASeleciona o próximo grupo de elementos em um gráfico.
SETA DIRSeleciona o próximo elemento dentro de um grupo.
SETA ESQSeleciona o elemento anterior dentro de um grupo.
Selecionar um gráfico incorporado
1Exiba a barra de ferramentas Desenho: pressione ALT+V, pressione T, pressione a SETA BAIXO até Desenho estar selecionado e, em seguida, pressione ENTER.
2Pressione F10 para ativar a barra de menus.
3Pressione CTRL+TAB ou CTRL+SHIFT+TAB para selecionar a barra de ferramentas Desenho.
4Pressione a SETA DIR para selecionar o botão Selecionar Objetos na barra de ferramentas Desenho.
5Pressione CTRL+ENTER para selecionar o primeiro objeto.
6Pressione a tecla TAB para avançar alças de dimensionamento redondas aparecerem no gráfico incorporado a ser selecionado.
7Pressione CTRL+ENTER para ativar o gráfico e, então, poder selecionar elementos dentro dele.
Teclas para objetos de desenho e outros objetos
Quando as duas barras de ferramentas, Revisão e Desenho estão na tela, ALT+U alterna entre os comandos Revisão e AutoFormas, e ENTER executa o comando selecionado.
Selecionar um objeto de desenho
Enquanto você está editando texto em um objeto de desenho, é possível selecionar o objeto anterior ou seguinte pressionando TAB ou SHIFT+TAB. Iniciando em uma planilha, faça o seguinte:
1Pressione F10, pressione CTRL+TAB para selecionar a barra de ferramentas Desenho e, em seguida, pressione SETA DIR para selecionar o botão Selecionar Objetos .
2Pressione CTRL+ENTER para selecionar o primeiro objeto de desenho.
3Pressione a tecla TAB para avançar Inserir uma AutoForma
1Pressione ALT+O para selecionar o menu AutoFormas da barra de ferramentas Desenho.
2Use as teclas de direção a fim de mover-se para a categoria de AutoFormas que desejar e pressione a tecla SETA DIR.
3Use as teclas de direção para selecionar a AutoForma desejada.
4Pressione CTRL+ENTER.
5Para formatar a AutoForma, pressione CTRL+1 para exibir a caixa de diálogo Formatar AutoForma.
Inserir uma caixa de texto
1Pressione F10, pressione CTRL+TAB para selecionar a barra de ferramentas Desenho e, em seguida, pressione a SETA DIR para selecionar o botão Caixa de Texto .
2Pressione CTRL+ENTER.
3Digite o texto desejado na caixa de texto.
4Siga um destes procedimentos:
5Para retornar para a planilha ao terminar de digitar, pressione ESC duas vezes.
6Para formatar a caixa de texto, pressione ESC e, em seguida, pressione CTRL+1 para exibir a caixa de diálogo Formatar caixa de texto. Quando terminar de formatar, pressione ENTER e, em seguida, pressione ESC para retornar à planilha.
Inserir WordArt
1Pressione ALT+I, depois pressione P e, em seguida, pressione W (menu Inserir, submenuImagem, comando WordArt).
2Use as teclas de direção para selecionar o estilo de WordArt desejado e pressione ENTER.
3Digite o texto desejado e use a tecla TAB para selecionar outras opções na caixa de diálogo.
4Pressione ENTER para inserir o objeto de WordArt.
5Para formatar o objeto de WordArt, use as ferramentas da barra de ferramentas Word Art ou pressione CTRL+1 para exibir a caixa de diálogo Formatar WordArt.
Girar um objeto de desenho
1Selecione o objeto de desenho que você deseja girar.
2Pressione CTRL+1 para exibir o menu Formatar do objeto e, em seguida, pressione CTRL+TAB para selecionar a guia Tamanho.
3Pressione ALT+T para marcar a caixa Rotação.
4Use as teclas de direção para selecionar a quantidade de rotação desejada.
Alterar o tamanho de um objeto de desenho
1Selecione o objeto de desenho que você deseja redimensionar.
2Pressione CTRL+1 para exibir o menu Formatar do objeto e, em seguida, pressione CTRL+TAB para selecionar a guia Tamanho.
3Selecione as opções desejadas para alterar o tamanho.
Mover um objeto de desenho
1Selecione o objeto de desenho que você deseja mover.
2Pressione as teclas de direção para mover o objeto.
3Para posicionar o objeto com precisão, pressione CTRL+ uma tecla de direção para mover o objeto em incrementos de um pixel.
Copiar objetos de desenho e seus atributos
Para fazer uma cópia de um objeto de desenho, selecione-o e pressione CTRL+D. Para copiar os atributos de um objeto para outro, como a cor de preenchimento e o estilo de linha, faça o seguinte:
1Selecione o objeto de desenho com os atributos que você deseja copiar.
2Para AutoFormas com texto, o formato do texto será copiado juntamente com os outros atributos.
3Pressione CTRL+SHIFT+C para copiar os atributos do objeto.
4Pressione TAB ou SHIFT+TAB para selecionar o objeto para o qual você deseja copiar os atributos.
5Pressione CTRL+SHIFT+V para copiar os atributos para o objeto.
Teclas para serem usadas com fala, email, macros e outros idiomas
Usar reconhecimento de voz e conversão de texto em fala
CTRLAlterna entre o modo de comando e o modo de ditado.
ESCInterrompe a leitura quando o texto está sendo lido em voz alta.
Enviar emails
Para usar teclas para enviar emails, você deve configurar o Microsoft Outlook como seu programa de email padrão. A maioria destas teclas não funcionam no Outlook Express.
SHIFT+TABQuando a célula A1 está selecionada, move para a caixa Introdução no cabeçalho do email. No cabeçalho da mensagem, move para as caixas Assunto, Cco (se estiver exibida), Cc, Para e De (se estiver exibida), depois para o catálogo de endereços das caixas Cco, Cc, Para e De e, depois, para a célula A1.
ALT+SEnvia o email.
CTRL+SHIFT+BAbre o Catálogo de endereços.
ALT+OAbre o menu Opções para acesso aos comandos Opções, Campo Cco e Campo De.
ALT+PAbre a caixa de diálogo Opções de mensagem do Outlook (menu Opções, comando Opções).
ALT+KCompara os nomes das caixas Para, Cc e Cco em relação aos do Catálogo de endereços.
ALT+PONTOAbre o Catálogo de endereços da caixa Para.
ALT+CAbre o Catálogo de endereços da caixa Cc.
ALT+BSe a caixa Cco estiver exibida, abrirá o Catálogo de endereços da caixa Cco.
ALT+JVai para a caixa Assunto.
CTRL+SHIFT+GCria um sinalizador de mensagem.
ALT+AAdiciona interatividade à planilha ou ao intervalo que está sendo enviado.
Trabalhar com macros
ALT+F8Exibe a caixa de diálogo Macro.
ALT+F11Exibe o Editor do Visual Basic.
CTRL+F11Insere uma planilha de macro do Microsoft Excel 4.0.
Trabalhar com vários idiomas nacionais
CTRL+SHIFT DIREITAAlterna para a direção de parágrafo da direita para a esquerda (o texto precisa conter somente caracteres neutros .
CTRL+SHIFT ESQUERDAAlterna para a direção de parágrafo da esquerda para a direita (o texto precisa conter somente caracteres neutros).
ALT+SHIFT+SETA CIMAEm texto em japonês para o qual você exibiu guias fonéticos, move o ponteiro para os guias fonéticos.
ALT+SHIFT+SETA BAIXOMove o ponteiro dos guias fonéticos de volta para a seqüência de caracteres pai.
NUM LOCK, ALT+números do teclado numéricoInsere um caractere unicode.
ALT+XPressionados logo após a digitação do código hexadecimal de um caractere unicode, converte os números no caractere.Pressionados logo após um caractere unicode, converte o caractere em seu código hexadecimal.
Glossário
VerbeteSignificado
Alça de DimensionamentoUm dos pequenos círculos ou quadrados que aparecem nos cantos e lados de um objeto selecionado. Você arrasta essas alças para alterar o tamanho do objeto.
Barra de FerramentasUma barra com botões e opções que podem ser usadas para executar comandos. Para exibir uma barra de ferramentas, clique em Personalizar no menu Ferramentas e, em seguida, clique na guia Barras de Ferramentas.
Barra de Menus A barra horizontal abaixo da barra de título que contém os nomes dos menus. A barra de menus pode ser a barra de menus interna ou uma barra de menus personalizada.
Caracteres Neutros Caracteres que não têm atributos de idioma fortes da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita. Os numerais são um exemplo de caracteres neutros.
Fórmula de Matriz Uma fórmula que executa vários cálculos em um ou mais conjuntos de valores e retorna um único resultado ou vários resultados. As fórmulas de matriz ficam entre chaves { } e são inseridas pressionando CTRL+SHIFT+ENTER.
Hiperlink Texto ou elemento gráfico colorido e sublinhado no qual você clica para ir até um arquivo, um local de um arquivo, uma página da Web na World Wide Web ou uma página da Web em uma intranet. Os hiperlinks podem também levar a grupos de notícias e sites Gopher, Telnet e FTP.
Matriz Usado para criar fórmulas únicas que produzem vários resultados ou que operam em um grupo de argumentos organizados em linhas e colunas. Um intervalo de matrizes compartilha uma fórmula comum; uma constante de matriz é um grupo de constantes usado como um argumento.
Menu de Atalho Um menu que mostra uma lista de comandos relevantes a um item específico. Para exibir um menu de atalho, clique com o botão direito do mouse em um item ou pressione SHIFT+F10.
Nome Uma palavra ou seqüência de caracteres que representa uma célula, um intervalo de células, uma fórmula ou um valor constante. Use nomes fáceis de compreender, como Produtos, para se referir a intervalos de difícil compreensão, como Vendas!C20:C30.
Página de Pesquisa Uma página a partir da qual é possível localizar e ir para sites da Internet ou para documentos de uma intranet. Muitas páginas de pesquisa fornecem várias formas de pesquisar, como por tópico, por palavra-chave ou por coincidências com consultas de usuário.
Painel de Tarefas Uma janela dentro de um aplicativo do Office que fornece os comandos mais usados. Seu local e tamanho pequeno permitem que você use esses comandos enquanto ainda estiver trabalhando com seus arquivos.
Região de Dados Um intervalo de dados que contém dados e é limitado por células vazias ou bordas de planilha.