Ferramentas de Linha de Comando

Comando Tracert


( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Tracert


Determina o caminho adotado até um destino enviando mensagens de solicitação de eco do protocolo de mensagens de controle da Internet (ICMP) para o destino com valores cada vez maiores do campo Vida útil (TTL). O caminho exibido é a lista de interfaces próximas dos roteadores no caminho entre um host de origem e um destino. A interface próxima é a interface do roteador que está mais perto do host de envio no caminho. Usado sem parâmetros, tracert exibe ajuda.

Sintaxe
tracert [-d] [-h máximo_de_saltos] [-j lista_de_hosts] [-w tempo_limite] [nome_do_destino]

Parâmetros
-d
Impede que tracert tente resolver os endereços IP de roteadores intermediários para os respectivos nomes. Isso pode acelerar a exibição dos resultados de tracert.
-h máximo_de_saltos
Especifica o número máximo de saltos no caminho para pesquisar o destino. O padrão é 30 saltos.
-j lista_de_hosts
Especifica que as mensagens de solicitação de eco utilizem a opção Rota ampliada de origens no cabeçalho IP com o conjunto de destinos intermediários especificado em lista_de_hosts. Com o roteamento ampliado de origens, é possível separar destinos intermediários sucessivos por um ou vários roteadores. O número máximo de endereços ou nomes na lista de hosts é 9. A lista_de_hosts é uma seqüência de endereços IP (em notação decimal pontilhada) separados por espaços.
–w tempo_limite
Especifica o tempo, em milissegundos, de espera pela mensagem ICMP do tipo "Time Exceeded" (Término de tempo) ou "Echo Reply" (Resposta ao eco) que corresponde a uma determinada mensagem de solicitação de eco a ser recebida. Se a mensagem não for recebida no tempo limite, será exibido um asterisco (*). O tempo limite padrão é 4000 (4 segundos).
nome_do_destino
Especifica o destino, identificado pelo endereço IP ou pelo nome do host.
-?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Esta ferramenta de diagnóstico determina o caminho adotado até um destino enviando mensagens de solicitação de eco ICMP com valores Vida útil (TTL) diferentes para o destino. Cada roteador no caminho é solicitado a diminuir o TTL em um pacote IP em pelo menos 1 unidade antes de encaminhá-lo. De fato, o TTL é o contador máximo de links. Quando o TTL em um pacote alcança 0, o roteador deve retornar uma mensagem ICMP do tipo "Time Exceeded" para o computador de origem. O comando tracert determina o caminho enviando a primeira mensagem de solicitação de eco com um TTL de 1 e aumentando o TTL em 1, em cada transmissão subseqüente, até que o destino responda ou o número máximo de saltos seja alcançado. Por padrão, o número máximo de saltos é 30 e é possível especificá-lo com o parâmetro -h. O caminho é determinado através da análise das mensagens ICMP do tipo "Time Exceeded" retornadas por roteadores intermediários e da mensagem do tipo "Echo Reply" retornada pelo destino. No entanto, alguns roteadores não retornam mensagens do tipo "Time Exceeded" para pacotes com valores TTL expirados e são invisíveis ao comando tracert. Nesse caso, uma linha de asteriscos (*) é exibida para esse salto.
Para rastrear um caminho e fornecer latência de rede e perda de pacote para cada roteador e link no caminho, utilize o comando pathping.
Este comando estará disponível somente se o Protocolo Internet (TCP/IP) estiver instalado como um componente nas propriedades de um adaptador de rede em Conexões de rede.
Exemplos
Para rastrear o caminho para o host chamado corp7.microsoft.com, digite:

tracert corp7.microsoft.com

Para rastrear o caminho para o host chamado corp7.microsoft.com e impedir a resolução de cada endereço IP para o respectivo nome, digite:

tracert -d corp7.microsoft.com

Para rastrear o caminho para o host chamado corp7.microsoft.com e utilizar a rota ampliada de origens 10.12.0.1-10.29.3.1-10.1.44.1, digite:

tracert -j 10.12.0.1 10.29.3.1 10.1.44.1 corp7.microsoft.com

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •