Ferramentas de Linha de Comando

Comando Set


( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Set


Exibe, define ou remove variáveis de ambiente. Quando utilizado sem parâmetros, set exibe as configurações do ambiente atual.

Sintaxe
set [[/a [expressão]] [/p [variável=]] seqüência]

Parâmetros
/a
Define seqüência como uma expressão numérica que é avaliada.
/p
Define o valor de variável como uma linha de entrada.
variável
Especifica a variável que você deseja definir ou modificar.
seqüência
Especifica a seqüência que você deseja associar à variável especificada.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Usando set no Console de recuperação
O comando set, com parâmetros diferentes, está disponível no Console de recuperação.

Usando caracteres especiais
Os caracteres <, >, |, &, ^ são caracteres especiais de shell de comando e precisam ser antecedidos pelo caractere de escape (^) ou colocados entre aspas quando utilizados na seqüência (isto é, "Seqüência_que_contém_o_símbolo_&". Se você colocar uma seqüência que contém um dos caracteres especiais entre aspas, elas serão definidas como parte do valor da variável de ambiente.

Usando variáveis de ambiente
Use variáveis de ambiente para controlar o comportamento de alguns arquivos e programas em lotes, bem como controlar o modo como o Windows XP e o subsistema MS-DOS são exibidos e funcionam. O comando set é freqüentemente usado no arquivo Autoexec.nt para definir variáveis de ambiente.

Exibindo as configurações do ambiente atual
Quando você digita somente o comando set, as configurações do ambiente atual são exibidas. Em geral, essas configurações incluem as variáveis de ambiente COMSPEC e PATH, que são usadas para ajudar a localizar programas no disco. Duas outras variáveis de ambiente usadas pelo Windows XP são PROMPT e DIRCMD.

Usando parâmetros
Quando você especifica valores para uma variável e uma seqüência, o valor especificado da variável é adicionado ao ambiente e a seqüência é associada a essa variável. Se a variável já existir no ambiente, o novo valor da seqüência substituirá o valor antigo.

Se você especificar somente uma variável e um sinal de igual (sem uma seqüência) para o comando set, o valor da seqüência associado à variável será limpo (como se não houvesse variável).

Usando /a
A tabela a seguir lista os operadores para os quais há suporte em /a, em ordem decrescente de prioridade.

Operador Operação realizada
< > Agrupamento
* / % + - Aritmética
<< >> Alternância lógica
& Bit a bit E
^ Bit a bit exclusivo OU
| Bit a bit OU
= *= /= %= += -= &= ^= |= <<= >>= Atribuição
, Separador de expressões

Se você usar operadores lógicos (&& ||) ou de módulo (%), coloque a seqüência da expressão entre aspas. Todas as seqüências não numéricas na expressão são consideradas nomes de variável de ambiente cujos valores são convertidos em números antes de serem processados. Se você especificar um nome de variável de ambiente que não está definido no ambiente atual, será alocado um valor de zero, que permite fazer aritmética com valores de variável de ambiente sem usar o sinal de % para recuperar um valor.

Se você executar set /a desde a linha de comando fora de um script de comando, será exibido o valor final da expressão.

Os valores numéricos são números decimais, a menos que sejam antecedidos de 0× para números hexadecimais ou 0 para números octais. Portanto, 0×12 é o mesmo que 18 e o mesmo que 022. A notação octal pode ser confusa. Por exemplo, 08 e 09 não são números válidos porque 8 e 9 não são dígitos octais válidos.

Usando /p
Você não precisa incluir uma seqüência de prompt.

Oferecendo suporte à expansão de variáveis de ambiente atrasada
O suporte à expansão de variáveis de ambiente atrasada foi adicionado. Por padrão, esse suporte está desativado, mas é possível ativá-lo ou desativá-lo usando cmd /v.

Trabalhando com extensões de comando
Quando as extensões de comando estão ativadas (isto é, o padrão) e você executa set sozinho, o comando exibe todas as variáveis do ambiente atual. Se você executar set com um valor, o comando exibirá as variáveis que correspondem ao valor.

Usando set em arquivos em lotes
Ao criar arquivos em lotes, você poderá usar set para criar variáveis e usá-las da mesma forma que usaria as variáveis numeradas de %0 a %9. Também é possível usar as variáveis de %0 a %9 como entrada para set.

Chamando uma variável do comando set a partir de um arquivo em lotes
Quando você chamar um valor da variável a partir de um arquivo em lotes, coloque o valor entre sinais de porcentagem (%). Por exemplo, se o programa em lotes criar uma variável de ambiente denominada BAUD, você poderá usar a seqüência associada a BAUD como um parâmetro de substituição digitando %baud% na linha de comando.

Exemplos
Para definir uma variável de ambiente chamada TEST^1, digite:

set testVar=test^^1

Para definir uma variável de ambiente chamada TEST&1, digite:

set testVar=test^&1

Set define o valor da variável como tudo após o sinal de igual (=). Se você digitar:

set testVar="test^1"

O resultado obtido será:
testVar="test^1"

Para definir uma variável de ambiente denominada INCLUDE de modo que a seqüência C:\Inc (a pasta \Inc na unidade C) esteja associada a ela, digite:

set include=c:\inc

É possível utilizar depois a seqüência C:\Inc em arquivos em lotes colocando o nome INCLUDE entre sinais de porcentagem (%). Por exemplo, você pode incluir o comando a seguir em um arquivo em lotes para exibir o conteúdo da pasta associado à variável de ambiente INCLUDE:

dir %include%

Quando esse comando for processado, a seqüência C:\Inc substituirá %include%.

Também é possível utilizar o comando set em um programa em lotes que adiciona uma nova pasta à variável de ambiente PATH. Por exemplo:

@echo off
rem ADDPATH.BAT adiciona uma nova pasta
rem à variável de ambiente path.
set path=%1;%path%
set

Quando as extensões de comando estão ativadas (isto é, o padrão) e você executa set com um valor, esse comando exibe variáveis que correspondem ao valor. Por exemplo, se digitar set p no prompt de comando, você obterá estes resultados:

Path=C:\WINNT\system32;C:\WINNT;C:\WINNT\System32\Wbem
PATHEXT=.COM;.EXE;.BAT;.CMD;.VBS;.VBE;.JS;.JSE;.WSF;.WSH
PROCESSOR_ARCHITECTURE=x86
PROCESSOR_IDENTIFIER=x86 Família 6 Modelo 8 Nível 1, GenuineIntel
PROCESSOR_LEVEL=6
PROCESSOR_REVISION=0801
ProgramFiles=C:\Arquivos de programas
PROMPT=$P$G

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •