Ferramentas de Linha de Comando

Comando Path


( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Path


Define o caminho de comando, na variável de ambiente PATH, que reúne o conjunto de pastas usadas para localizar os arquivos executáveis. Utilizado sem parâmetros, path exibe o caminho de comando atual.

Sintaxe
path [[%path%] [unidade:]caminho [;...]]

Parâmetros
[unidade:]caminho
Especifica a unidade e a pasta a serem definidas no caminho de comando.
;
Separa as pastas no caminho de comando.
%path%
Especifica que o Windows XP deve anexar o caminho de comando ao conjunto de pastas existentes listadas na variável de ambiente PATH.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Usando ;
Quando usado como parâmetro único, o ; exclui o valor do caminho de comando existente encontrado na variável PATH.

Usando %path%
Quando você inclui %path% na sintaxe, o Cmd.exe o substitui pelo caminho de comando encontrado na variável PATH, eliminando a necessidade de inserir manualmente esses valores na linha de comando. Para obter mais informações sobre a substituição dos valores das variáveis de ambiente, consulte a visão geral sobre o shell de comandos em Tópicos relacionados.

Pasta atual
O sistema operacional sempre pesquisa na pasta atual antes de pesquisar nas pastas do caminho de comando.

Arquivos com nomes iguais e extensões diferentes
É possível que haja, na mesma pasta, arquivos com o mesmo nome, mas extensões diferentes. Por exemplo, você pode ter o arquivo Conta.com que inicia um programa de contas e o arquivo Conta.bat que faz a conexão do seu sistema com a rede do sistema de contas.

O sistema operacional tenta localizar um arquivo utilizando as extensões de nome de arquivo padrão na seguinte ordem de precedência: .exe, .com, .bat e .cmd. Para executar Conta.bat, caso exista Conta.com na mesma pasta, inclua a extensão .bat na linha de comando.

Dois ou mais nomes de arquivos idênticos no caminho
Se houver dois ou mais arquivos no caminho de comando com o mesmo nome de arquivo e extensão, o Windows XP tenta localizar o nome do arquivo especificado primeiro na pasta atual e, em seguida, nas pastas do caminho de comando na ordem em que estiverem listadas em PATH.

Pesquisando no subsistema MS-DOS
Se você incluir o comando path no arquivo Autoexec.nt, ele acrescentará automaticamente o caminho de pesquisa do subsistema MS-DOS especificado ao caminho de pesquisa do Windows XP toda vez que você fizer logon no computador. O Cmd.exe não utiliza o arquivo Autoexec.nt. Quando iniciado a partir de um atalho, Cmd.exe herda as variáveis de ambiente definidas em Meu computador/Propriedades/Avançadas/Ambiente.

Exemplos
O comando a seguir especifica que o Windows XP pesquisará em três pastas para localizar comandos externos. Os três caminhos para essas pastas são C:\Usuario\Impostos, B:\Usuario\Invest e B:\Bin:

path c:\usuario\impostos;b:\usuario\invest;b:\bin

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •