Ferramentas de Linha de Comando

Comando Nslookup


( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Nslookup


Exibe informações que você pode usar para diagnosticar a infra-estrutura do sistema de nomes de domínios (DNS). Antes de utilizar esta ferramenta, você deve estar familiarizado com o funcionamento do DNS. A ferramenta de linha de comando Nslookup só estará disponível se você tiver instalado o protocolo TCP/IP.

Sintaxe
nslookup [-subcomando ...] [{computador_a_ser_localizado| [-servidor]}]

Parâmetros
-subcomando ...
Especifica um ou mais subcomandos nslookup como uma opção de linha de comando. Para obter uma lista de subcomandos, consulte Tópicos relacionados.
computador_a_ser_localizado
Pesquisa informações do computador_a_ser_localizado utilizando o servidor de nomes DNS padrão atual, se nenhum outro servidor tiver sido especificado. Para pesquisar um computador que não esteja no domínio DNS atual, acrescente um ponto ao nome.
-servidor
Especifica o uso deste servidor como o servidor de nomes DNS. Se você omitir -servidor, será utilizado o servidor de nomes DNS padrão.
{help|?}
Exibe um breve resumo dos subcomandos do nslookup.
Comentários
Se computador_a_ser_localizado for um endereço IP e a consulta for para um tipo de registro de recurso A ou PTR, será apresentado o nome do computador. Se computador_a_ser_localizado for um nome e não possuir um ponto à direita, o nome do domínio DNS padrão será anexado ao nome. Este comportamento depende do estado dos seguintes subcomandos de set: domain, srchlist, defname e search.
Se você digitar um hífen (-) no lugar do computador_a_ser_localizado, o prompt de comando passa ao modo interativo de nslookup.
O comprimento da linha de comando deve ser inferior a 256 caracteres.
Nslookup possui dois modos: interativo e não interativo.
Se você precisar pesquisar somente uma única informação, utilize o modo não interativo. Como primeiro parâmetro, digite o nome ou endereço IP do computador a ser pesquisado. Como segundo parâmetro, digite o nome ou endereço IP de um servidor de nomes DNS. Se você omitir o segundo argumento, nslookup utilizará o servidor de nomes DNS padrão.

Se você precisar pesquisar mais de uma informação, utilize o modo interativo. Digite um hífen (-) como primeiro parâmetro e o nome ou endereço IP de um servidor de nomes DNS como segundo parâmetro. Ou omita ambos os parâmetros para que nslookup utilize o servidor de nomes DNS padrão. Veja abaixo algumas dicas de como trabalhar no modo interativo:

Para interromper comandos interativos a qualquer momento, digite Ctrl+B.
Para sair, digite exit.
Para tratar um comando interno como um nome de computador, preceda o comando de um caractere de escape (\).
Um comando não reconhecido é interpretado como um nome de computador.
Se a solicitação de pesquisa falhar, nslookup imprimirá uma mensagem de erro. A tabela a seguir lista as possíveis mensagens de erro. Mensagem de erro Descrição
Tempo limite esgotado O servidor não respondeu a uma solicitação depois de certo período de tempo e certo número de tentativas. O período de tempo limite pode ser definido pelo subcomando set timeout. O número de tentativas pode ser definido pelo subcomando set retry.
Sem resposta do servidor Nenhum servidor de nomes DNS está sendo executado no computador servidor.
Nenhum registro O servidor de nomes DNS não possui registro de recurso do tipo de consulta atual ao computador, embora o nome do computador seja válido. O tipo de consulta é especificado pelo comando set querytype.
Nenhum domínio existente O computador ou nome DNS do domínio não existe.
Conexão recusada
-ou-

A rede não pode ser alcançada
A conexão com o servidor de nomes DNS ou servidor finger não pôde ser estabelecida. Este erro costuma ocorrer com solicitações ls e finger.
Falha do servidor O servidor de nomes DNS encontrou uma inconsistência interna em seu banco de dados e não pôde apresentar uma resposta válida.
Recusado O servidor de nomes DNS recusou-se a atender à solicitação.
Erro de formato O servidor de nomes DNS descobriu que o pacote de solicitação não estava no formato apropriado. Isso pode indicar um erro em nslookup.

Para obter mais informações sobre o comando nslookup e DNS, consulte os seguintes recursos.
Microsoft Windows Resource Kits Web site(http://www.microsoft.com/)

Lee, T., Davies, J. 2000. Microsoft Windows 2000 TCP/IP Protocols and Services Technical Reference. Redmond, Washington: Microsoft Press.
Albitz, P., Loukides, M. e C. Liu. 1998. DNS and BIND, Terceira edição. Sebastopol, California: O'Reilly and Associates, Inc.
Exemplos
Cada opção de linha de comando consiste em um hífen (-) seguido imediatamente do nome do comando e, em alguns casos, de um sinal de igual (=) e, em seguida, um valor. Por exemplo, para alterar o tipo de consulta padrão para informações do (computador) host e o tempo limite inicial para 10 segundos, digite:

nslookup -querytype=hinfo -timeout=10

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •