Ferramentas de Linha de Comando

Comando Fsutil


( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Fsutil


Fsutil é um utilitário de linha de comando que pode ser usado para realizar várias tarefas relacionadas a sistemas de arquivo FAT e NTFS, como gerenciar pontos de nova análise, gerenciar arquivos esparsos, desmontar um volume ou estender um volume. Como o fsutil é um utilitário muito sofisticado, ele só deve ser usado por usuários avançados que tenham conhecimento exaustivo do Windows XP. Além disso, você precisa fazer logon como administrador ou como membro do grupo Administradores para usar o fsutil.

A tabela a seguir lista os subcomandos do fsutil.

Comando Descrição
behavior Consulta, altera, ativa ou desativa as configurações para gerar nomes de arquivo com comprimento de 8.3 caracteres em volumes NTFS, atualizando o carimbo de data/hora do último acesso nos volumes NTFS, a freqüência com que os eventos de quota são gravados no log do sistema e a quantidade de espaço em disco reservada para a zona MFT.
dirty Pesquisa se foi definido o bit com problemas no volume. Define o bit com problemas em um volume. Se for definido um bit com problemas no volume, autochk verificará automaticamente o volume em busca de erros na próxima vez em que o computador for reiniciado.
file Normalmente usado por profissionais de suporte. Localiza um arquivo por seu identificador de segurança, pesquisa intervalos alocados para um arquivo, define o nome curto de um arquivo, define a extensão de dados válida para um arquivo ou define um arquivo com nenhum dado.
fsinfo Normalmente usado por profissionais de suporte. Lista todas as unidades, pesquisa o tipo de unidade, pesquisa informações sobre o volume, pesquisa informações sobre volumes NTFS ou pesquisa estatísticas do sistema de arquivos.
hardlink Cria um vínculo físico. O vínculo físico é uma entrada de pasta para um arquivo. Considera-se que todo arquivo tem pelo menos um vínculo físico. Em volumes NTFS, cada arquivo pode ter vários vínculos físicos, portanto, um único arquivo pode aparecer em várias pastas (ou até na mesma pasta com nomes diferentes). Como todos os vínculos fazem referência ao mesmo arquivo, os programas podem abrir qualquer um dos vínculos e modificar o arquivo. Um arquivo é excluído do sistema de arquivos somente depois que todos os seus vínculos forem excluídos. Uma vez criado um vínculo físico, os programas poderão usá-lo como qualquer outro nome de arquivo.
objectid Normalmente usado por profissionais de suporte. Gerencia identificadores de objetos, que são usados pelo Windows XP para controlar objetos como arquivos e pastas.
quota Gerencia as cotas de disco em volumes NTFS para fornecer um controle mais preciso do armazenamento na rede. As cotas de disco são implementadas por volume e permitem que os limites físicos e lógicos para armazenamento sejam implementados por usuário.
reparsepoint Normalmente usado por profissionais de suporte. Consulta ou exclui pontos de nova análise, que são objetos de sistema de arquivos NTFS com um atributo definível contendo dados controlados pelo usuário, e são usados para estender a funcionalidade no sub-sistema de entrada/saída (E/S). Os pontos de nova análise são usados nos pontos de junção de pasta e pontos de montagem de volume. Além disso, são usados por drivers de filtro de sistema de arquivos para marcar determinados arquivos como especiais para esse driver.
sparse Gerencia arquivos esparsos. O arquivo esparso é um arquivo com uma ou mais regiões com dados não alocados. Um programa verá essas regiões não alocadas como contendo bytes com valor zero, mas na verdade não há espaço em disco usado para representar esses zeros. Em outras palavras, todos os dados significativos ou diferentes de zero estão alocados, ao passo que todos os dados não significativos (grandes seqüências de caracteres de dados compostos de zeros) não estão alocados. Quando um arquivo esparso é lido, os dados alocados são retornados como armazenados, e os dados não alocados são retornados, por padrão, como zeros, de acordo com a especificação de requisição de segurança C2. O suporte a arquivos esparsos permite que dados sejam desalocados de qualquer lugar do arquivo.
usn Normalmente usado por profissionais de suporte. Gerencia o diário de alteração do número de atualização de seqüência (USN), que fornece um log persistente de todas as alterações feitas nos arquivos do volume.
volume Gerencia um volume. Pesquisa se um volume está montado, desmonta um volume ou pesquisa quanto espaço livre está disponível em um disco.

Observação

Para exibir a ajuda para os subcomandos disponíveis no prompt de comando, digite fsutil, digite o subcomando e, em seguida, digite help (isto é, fsutil subcomando help).

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •