Ferramentas de Linha de Comando

Comando Evntcmd


( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Evntcmd


Configura a conversão de eventos em desvios, em destinos das interceptações ou em ambos, baseado nas informações de um arquivo de configuração.

Sintaxe
evntcmd [/s nome_do_computador] [/v nível_de_detalhe] [/n] nome_do_arquivo

Parâmetros
/s nome_do_computador
Especifica, por nome, o computador em que você deseja configurar a conversão de eventos em desvios, em destinos das interceptações ou em ambos. Se você não especificar um computador, a configuração ocorrerá no computador local.
/v nível_de_detalhe
Especifica os tipos de mensagens de status que são exibidos como desvios e destinos das interceptações e estão configurados. Este parâmetro precisa ser um inteiro entre 0 e 10. Se você especificar 10, todos os tipos de mensagem serão exibidos, incluindo mensagens e avisos de rastreamento sobre o êxito ou não da configuração do desvio. Se você especificar 0, nenhuma mensagem será exibida.
/n
Especifica que o serviço SNMP não deve ser reiniciado se este computador receber alterações de configuração de desvio.
nome_do_arquivo
Especifica, por nome, o arquivo de configuração que contém informações sobre a conversão de eventos em desvios e em destinos das interceptações que você deseja configurar.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Se desejar configurar desvios mas não os destinos das interceptações, você poderá criar um arquivo de configuração válido usando o Conversor de evento em interceptação, que é um utilitário gráfico. Se o serviço SNMP estiver instalado, você poderá iniciar o Conversor de evento em interceptação digitando evntwin no prompt de comando. Depois de definir os desvios desejados, clique em Exportar para criar um arquivo adequado para uso com evntcmd. Você pode usar o Conversor de evento em interceptação para criar facilmente um arquivo de configuração e usá-lo com evntcmd no prompt de comando para configurar rapidamente os desvios em vários computadores.
A sintaxe para configuração de um desvio é esta:
#pragma ADD arquivo_do_log_de_eventos fonte_do_evento identificação_do_evento [contagem [período]]

O texto #pragma deve ser exibido no início de cada entrada no arquivo.
O parâmetro ADD especifica que você deseja adicionar um novo evento para configuração de desvio.
Os parâmetros arquivo_de_log_de_eventos, fonte_do_evento e identificação_do_evento são necessários. O parâmetro arquivo_de_log_de_eventos especifica o arquivo em que o evento é registrado. O parâmetro fonte_do_evento especifica o aplicativo que gera o evento. O parâmetro identificação_do_evento especifica o número exclusivo que identifica cada evento. Para saber quais valores correspondem a determinados eventos, inicie o Conversor de evento em interceptação digitando evntwin em um prompt de comando. Clique em Personalizar e, em seguida, clique em Editar. Em Fontes de evento, procure nas pastas até localizar o evento a ser configurado, clique nele e, em seguida, clique em Adicionar. As informações sobre a fonte de evento, o arquivo de log de eventos e a identificação do evento são exibidos em Origem, Log e Ident. específica da interceptação, respectivamente.
O parâmetro contagem é opcional e especifica quantas vezes o evento precisa ocorrer antes que uma mensagem de desvio seja enviada. Se você não usar esse parâmetro, a mensagem de desvio será enviada depois que o evento ocorrer uma vez.
O parâmetro período é opcional, mas requer o uso do parâmetro contagem. O parâmetro período especifica o tempo (em segundos) durante o qual o evento precisa ocorrer um número de vezes especificado pelo parâmetro contagem antes que uma mensagem de desvio seja enviada. Se você não usar o parâmetro período, uma mensagem de desvio será enviada depois que o evento ocorrer um número de vezes especificado no parâmetro contagem, independentemente do tempo decorrido entre ocorrências.
A sintaxe para remoção de um desvio é esta:f
#pragma DELETE arquivo_do_log_de_eventos fonte_do_evento identificação_do_evento

O texto #pragma deve ser exibido no início de cada entrada no arquivo.
O parâmetro DELETE especifica que você deseja remover um novo evento para configuração de desvio.
Os parâmetros arquivo_de_log_de_eventos, fonte_do_evento e identificação_do_evento são necessários. O parâmetro arquivo_de_log_de_eventos especifica o log em que o evento é registrado. O parâmetro fonte_do_evento especifica o aplicativo que gera o evento. O parâmetro identificação_do_evento especifica o número exclusivo que identifica cada evento.
A sintaxe para configuração de um destino de interceptação é esta:
#pragma ADD_TRAP_DEST nome_da_comunidade identificação_do_host

O texto #pragma deve ser exibido no início de cada entrada no arquivo.
O parâmetro ADD_TRAP_DEST especifica que você deseja que as mensagens de desvio sejam enviadas para um host específico em uma comunidade.
O parâmetro nome_da_comunidade especifica, por nome, a comunidade para a qual as mensagens de desvio são enviadas.
O parâmetro identificação_do_host especifica, por nome ou endereço IP, o host para o qual as mensagens de desvio devem ser enviadas.
A sintaxe para remoção de um destino de interceptação é esta:
#pragma DELETE_TRAP_DEST nome_da_comunidade identificação_do_host

O texto #pragma deve ser exibido no início de cada entrada no arquivo.
O parâmetro DELETE_TRAP_DEST especifica que você não deseja que as mensagens de desvio sejam enviadas para um host específico em uma comunidade.
O parâmetro nome_da_comunidade especifica, por nome, a comunidade para a qual as mensagens de desvio são enviadas.
O parâmetro identificação_do_host especifica, por nome ou endereço IP, o host para o qual as mensagens de desvio não devem ser enviadas.
Exemplos
Os exemplos a seguir ilustram entradas em um arquivo de configuração para o comando evntcmd. Eles não são projetados para serem digitados em um prompt de comando.

Para enviar uma mensagem de desvio se o serviço Log de eventos for reiniciado, digite:

#pragma ADD System "Eventlog" 2147489653

Para enviar uma mensagem de desvio se o serviço Log de eventos for reiniciado duas vezes em três minutos, digite:

#pragma ADD System "Eventlog" 2147489653 2 180

Para parar o envio de uma mensagem de desvio sempre que o serviço Log de eventos for reiniciado, digite:

#pragma DELETE System "Eventlog" 2147489653

Para enviar mensagens de desvio dentro da comunidade chamada Public para o host com endereço IP 192.168.100.100, digite:

#pragma ADD_TRAP_DEST public 192.168.100.100

Para enviar mensagens de desvio dentro da comunidade chamada Private para o host chamado Host1, digite:

#pragma ADD_TRAP_DEST private Host1

Para parar o envio de mensagens de desvio dentro da comunidade chamada Private para o mesmo computador em que você está configurando os destinos das interceptações, digite:

#pragma DELETE_TRAP_DEST private localhost

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •