Ferramentas de Linha de Comando

Comando Diskcopy


( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Diskcopy



Copia o conteúdo do disquete na unidade de origem para um disquete formatado ou não formatado na unidade de destino. Usado sem parâmetros, diskcopy usa a unidade atual para o disco de origem e o de destino.

Sintaxe
diskcopy [unidade1: [unidade2:]] [/v]

Parâmetros
unidade1
Especifica a unidade que contém o disquete de origem.
unidade2
Especifica a unidade que contém o disquete de destino.
/v
Verifica se as informações são copiadas corretamente. Essa opção de linha de comando reduz a velocidade do processo de cópia.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Usando discos
O comando diskcopy trabalha somente com discos removíveis, como disquetes. Não é possível utilizar o diskcopy com um disco rígido. Se você especificar uma unidade de disco rígido para unidade1 ou unidade2, diskcopy exibirá a mensagem de erro a seguir:

A unidade especificada não é válida
A unidade especificada não existe
ou não é removível

O comando diskcopy solicita a inserção dos discos de origem e de destino e espera você pressionar qualquer tecla no teclado antes de continuar.

Depois de copiar, diskcopy exibe a mensagem a seguir:

Copiar outro disco (S/N)?

Se você pressionar S, diskcopy solicitará a inserção dos discos de origem e de destino para a próxima operação de cópia. Para finalizar o processo do diskcopy, pressione N.

Se você estiver copiando para um disquete não formatado na unidade2, diskcopy o formatará com o mesmo número de lados e de setores do disquete da unidade1. Diskcopy exibe a mensagem a seguir enquanto formata o disquete e copia os arquivos:

Formatando enquanto copia

Números de série de discos
Se o disco de origem tiver um número de série de volume, diskcopy criará um novo número de série de volume para o disco de destino e o exibirá quando a operação de cópia terminar.

Omitindo os parâmetros de unidade
Se você omitir o parâmetro unidade2, diskcopy utilizará a unidade atual como a unidade de destino. Se você omitir os dois parâmetros de unidade, diskcopy utilizará a unidade atual para ambos. Se a unidade atual for igual a unidade1, diskcopy solicitará a troca de discos, quando necessário.

Usando uma única unidade para a cópia
Se unidade1 e unidade2 forem iguais, diskcopy solicitará a troca de discos. Se você omitir os dois parâmetros de unidade e a unidade de disco atual for uma unidade de disquetes, diskcopy avisará sempre que for necessário inserir um disquete. Se os discos tiverem mais informações do que a capacidade da memória, diskcopy não poderá ler todas as informações de uma vez. O comando diskcopy lê o disco de origem, grava no disco de destino e solicita que você insira o disco de origem novamente. Esse processo continua até que todo o disco tenha sido copiado.

Evitando fragmentação de discos
Como o diskcopy faz uma cópia exata do disco de origem no disco de destino, qualquer fragmentação do disco de origem é transferida para o disco de destino. A fragmentação é a presença de pequenas áreas de espaço de disco não utilizado entre os arquivos de um disco.

Um disco de origem fragmentado pode reduzir a velocidade do processo de pesquisa, leitura ou gravação de arquivos. Para evitar a transferência de fragmentação de um disco para outro, use o comando copy ou o comando xcopy para copiar seu disco. Como copy e xcopy copiam arquivos seqüencialmente, o novo disco não ficará fragmentado.

Aviso

Não é possível utilizar xcopy para copiar um disco de inicialização.
Noções básicas sobre códigos de saída de diskcopy
A tabela a seguir lista cada código de saída e uma descrição resumida.

Código de saída Descrição
0 A operação de cópia foi bem sucedida
1 Ocorreu um erro de leitura/gravação não fatal
3 Ocorreu um erro de hardware fatal
4 Erro de inicialização.

Para processar códigos de saída retornados por diskcomp, você pode usar o errorlevel na linha de comando if em um programa em lote. Para obter um exemplo de um programa em lote que processe códigos de saída, consulte diskcomp em Tópicos relacionados.

Exemplos
Para copiar o disco da unidade B no disco da unidade A, digite:

diskcopy b: a:

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •