Ferramentas de Linha de Comando

Comando dir


( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Dir




Exibe uma lista de arquivos e subpastas de uma pasta. Usado sem parâmetros, dir exibe o rótulo de volume e número de série do disco, seguido de uma lista de pastas e arquivos no disco, incluindo seus nomes e a data e hora da última modificação de cada um. Para arquivos, dir exibe a extensão de nome e o tamanho em bytes. Dir também exibe o número total de arquivos e pastas listados, seu tamanho cumulativo e o espaço livre (em bytes) restante no disco.

Sintaxe
dir [unidade:][caminho][nome_do_arquivo] [...] [/p] [/q] [/w] [/d] [/a[[:]atributos]][/o[[:]ordem_de_classificação]] [/t[[:]campo_de_hora]] [/s] [/b] [/l] [/n] [/x] [/c] [/4]

Parâmetros
[unidade:][caminho]
Especifica a unidade e a pasta das quais você deseja ver uma listagem.
[nome_do_arquivo]
Especifica um arquivo ou grupo de arquivos específico do qual você deseja ver uma listagem.
/p
Exibe a lista de informações, uma tela por vez. Para exibir a tela seguinte, pressione qualquer tecla no teclado.
/q
Exibe informações de propriedade.
/w
Exibe a lista em formato ampliado, com até cinco nomes de arquivos ou pastas por linha.
/d
Igual a /w, mas os arquivos são classificados por coluna.
/a [[:] atributos]
Exibe somente os nomes das pastas e arquivos com os atributos especificados. Se essa opção for omitida, dir exibirá os nomes de todos os arquivos, com exceção dos arquivos ocultos e de sistema. Se você usar essa opção sem especificar atributos, dir exibirá os nomes de todos os arquivos, inclusive os arquivos ocultos e de sistema. A lista a seguir descreve os valores válidos para atributos. O dois-pontos (:) é opcional. Use qualquer combinação desses valores e não os separe por espaços. Valor Descrição
h Arquivos ocultos
s Arquivos de sistema
d Pastas
a Arquivo pronto para ser arquivado
r Arquivos somente leitura
-h Arquivos não ocultos
-s Arquivos que não são de sistema
-d Somente arquivos (não pastas)
-a Arquivos que não receberam alterações desde o último backup
-r Arquivos que não são somente leitura

/o [[:]ordem_de_classificação]
Controla a ordem em que dir classifica e exibe os nomes de pastas e nomes de arquivos. Se essa opção for omitida, dir exibirá os nomes na ordem em que são exibidos na pasta. Se você usar essa opção sem especificar ordem_de_classificação, dir exibirá os nomes das pastas, classificadas em ordem alfabética, e exibirá os nomes dos arquivos, classificados em ordem alfabética. O dois-pontos (:) é opcional. A lista a seguir descreve os valores que podem ser utilizados para ordem_de_classificação. Use qualquer combinação dos valores e não os separe por espaços. Valor Descrição
n Em ordem alfabética por nome
e Em ordem alfabética por extensão
d Por data e hora, primeiro os mais antigos
s Por tamanho, primeiro os menores
g Com pastas agrupadas antes dos arquivos
-n Em ordem alfabética inversa por nome (de Z a A)
-e Em ordem alfabética inversa por extensão (de .ZZZ a .AAA)
-d Por data e hora, primeiro os mais recentes
-s Por tamanho, primeiro os maiores
-g Com as pastas agrupadas depois dos arquivos

/t [[:]campo_de_hora]
Especifica o campo hora a ser exibido ou usado para a classificação. A lista a seguir descreve os valores que podem ser usados para campo_de_hora. Valor Descrição
c Criação
a Acessado por último
w Gravado por último

/s
Exibe todas as ocorrências, na pasta especificada e em todas as subpastas, do nome de arquivo especificado.
/b
Exibe todos os nomes de pastas ou de arquivos, um por linha, inclusive a extensão do arquivo. /b não exibe informações de cabeçalho ou um resumo. /b substitui /w.
/l
Exibe nomes de pastas e de arquivos em letras minúsculas não ordenados. /l não converte os caracteres estendidos em letras minúsculas.
/n
Exibe um formato de lista longo com nomes de arquivos na extrema direita da tela.
/x
Exibe os nomes curtos gerados para os arquivos em volumes NTFS e FAT. A exibição é igual à da opção /n, mas os nomes curtos são exibidos depois do nome completo.
/c
Exibe o separador de milhar em tamanhos de arquivo.
/4
Exibe o formato de ano de quatro dígitos.
/?
Exibe ajuda no prompt de comando.
Comentários
Usando vários nomes_de_arquivos
Você pode usar vários nomes_de_arquivos. Separe-os por espaços, vírgulas ou ponto-e-vírgulas. É possível usar caracteres curinga (? e *) no parâmetro nome_do_arquivo para exibir um grupo de arquivos.

Usando caracteres curinga
É possível usar caracteres curinga (? e *) para exibir uma lista de um subconjunto de arquivos e subpastas.


Especificando atributos de exibição de arquivos


Se você usar a opção /a com mais de um valor em atributos, dir exibirá somente os nomes dos arquivos que possuírem todos os atributos especificados. Por exemplo, se você especificar a opção /a com os valores r e -h para os atributos, usando /a:r-h ou /ar-h, dir exibirá apenas os nomes dos arquivos somente leitura que não estejam ocultos.

Especificando a classificação de nome de arquivo
Se você especificar mais de um valor de ordem_de_classificação, dir classificará os nomes de arquivos, primeiro, pelo primeiro critério; em seguida, pelo segundo critério e assim por diante. Por exemplo, se você especificar a opção /o com os valores e e -s para ordem_de_classificação, usando /o:e-s ou /oe-s, dir classificará os nomes de pastas e arquivos pela extensão, com o maior em primeiro lugar, e exibirá o resultado final. A classificação alfabética por extensão faz os nomes de arquivos sem extensão serem exibidos primeiro, seguidos pelos nomes de pastas e pelos nomes de arquivos com extensões.


Usando símbolos de redirecionamento e pipes


Ao usar um símbolo de redirecionamento (>) para enviar as saídas de dir para um arquivo ou um pipe (|) para enviar as saídas de dir para outro comando, use as opções /a:-d e /b para listar somente os nomes de arquivos. Você pode usar o parâmetro nome_do_arquivo com as opções /b e /s para especificar que dir deve procurar na pasta atual e em suas subpastas todos os nomes de arquivos que coincidirem com nome_do_arquivo. Dir lista somente a letra da unidade, o nome da pasta, o nome do arquivo e a extensão do nome do arquivo, um caminho por linha, para cada nome de arquivo localizado. Antes de usar um pipe para redirecionamento, você deve definir a variável de ambiente TEMP no arquivo Autoexec.nt.


Predefinindo parâmetros de dir


Você pode predefinir os parâmetros e opções de dir incluindo o comando set com a variável de ambiente DIRCMD no arquivo Autoexec.nt. É possível usar qualquer combinação válida de parâmetros de dir com o comando set dircmd, incluindo o local e o nome de um arquivo.

Por exemplo, para usar a variável de ambiente DIRCMD para definir o formato de exibição ampliada (/w) como o formato padrão, inclua o comando a seguir no arquivo Autoexec.nt:

set dircmd=/w

Para uso único do comando dir, você pode substituir um parâmetro usando a variável de ambiente DIRCMD. Para isso, digite o parâmetro que deseja substituir no prompt de comando de dir precedido do sinal de menos. Por exemplo:

dir /-w

Para alterar as configurações padrão de DIRCMD, digite:

set=novo_parâmetro

As novas configurações padrão terão efeito para todos os comandos dir subseqüentes, até que você utilize set dircmd novamente na linha de comando ou reinicie o computador.

Para limpar todas as configurações padrão:

set dircmd=

Para exibir as configurações atuais da variável de ambiente DIRCMD, digite:

set

Set exibe uma lista de variáveis de ambiente e suas configurações. Para obter mais informações sobre como definir variáveis de ambiente, consulte Tópicos relacionados.


O comando dir, com diferentes parâmetros, está disponível no Console de recuperação.


Exemplos


Para exibir todas as pastas, uma após a outra, em ordem alfabética, em formato amplo e parando em cada tela, certifique-se de que a pasta atual é a raiz e digite:

dir /s/w/o/p

Dir exibe o nome da pasta raiz, os nomes das subpastas da pasta raiz e os nomes dos arquivos da pasta raiz, inclusive extensões. Em seguida, dir lista os nomes de subpastas e arquivos de cada subpasta da árvore.

Para alterar o exemplo anterior para que dir exiba os nomes de arquivos e extensões, mas omita os nomes de pastas, digite:

dir /s/w/o/p/a:-d

Para imprimir uma lista de pastas, digite:

ir > prn

Quando você especifica prn, a lista de pastas é enviada para a impressora conectada à porta LPT1. Se a sua impressora estiver conectada a outra porta, substitua prn pelo nome da porta correta.

Você pode, ainda, redirecionar as saídas do comando dir para um arquivo, substituindo prn por um nome de arquivo. Também é possível digitar um caminho. Por exemplo, para direcionar a saída de dir para o arquivo Dir.doc da pasta Regs, digite:

dir > \regs\dir.doc

Se o arquivo Dir.doc não existir, dir o criará, a menos que a pasta Regs também não exista. Neste caso, será exibida a seguinte mensagem:

Erro ao tentar criar arquivo

Para exibir uma lista de todos os nomes de arquivos com a extensão .txt em todas as pastas da unidade C, digite:

dir c:\*.txt /w/o/s/p

O comando dir exibe, em formato ampliado, uma lista em ordem alfabética dos nomes dos arquivos correspondentes em cada pasta e faz uma pausa sempre que a tela é completada, até que você pressione uma tecla para continuar.

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •