Ferramentas de Linha de Comando

Comando Defrag

( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Defrag


Localiza e consolida arquivos de inicialização fragmentados, arquivos de dados e pastas em volumes locais.



Sintaxe

defrag volume



defrag volume [/a]



defrag volume [/a] [/v]



defrag volume [/v]



defrag volume [/f]



Parâmetros

volume

A letra da unidade ou um ponto de montagem do volume que será desfragmentado.

/a

Analisa o volume e exibe um resumo do relatório de análise.

/v

Exibe a análise completa e os relatórios de desfragmentação.

Quando usado juntamente com /a, exibe somente o relatório de análise. Quando usado sozinho, exibe a análise e os relatórios de desfragmentação.



/f

Força a desfragmentação do volume, independentemente da necessidade de desfragmentação.

/?

Exibe ajuda no prompt de comando.

Comentários

É necessário que um volume tenha pelo menos 15% de espaço livre para que o comando defrag o desfragmente por completo e adequadamente. O comando defrag utiliza esse espaço como uma área de classificação dos fragmentos de arquivo. Se um volume tiver menos de 15% de espaço livre, o comando defrag o desfragmentará apenas parcialmente. Para aumentar o espaço livre em um volume, exclua os arquivos desnecessários ou mova-os para outro disco.

Você não pode desfragmentar volumes que o sistema tenha marcado como sujos, o que indica que podem estar corrompidos. É necessário executar chkdsk em um volume sujo antes de desfragmentá-lo. Para determinar se um volume é sujo, use o comando fsutil dirty query. Para obter mais informações sobre os comandos chkdsk e fsutil dirty, consulte Tópicos relacionados.

Enquanto defrag estiver analisando e desfragmentando um volume, ele exibirá um cursor piscando. Quando defrag terminar de analisar e desfragmentar o volume, exibirá o relatório de análise, o relatório de desfragmentação ou ambos e sairá do prompt de comando.

Por padrão, defrag exibe um resumo dos relatórios de análise e desfragmentação se você não especificar os parâmetros /a ou /v.

É possível enviar relatórios para um arquivo de texto digitando >nome_do_arquivo.txt, onde nome_do_arquivo.txt é o nome de arquivo que você especificar. Por exemplo:

defrag volume /v >nome_do_arquivo.txt



Para interromper o processo de desfragmentação, na linha de comando, pressione CTRL+C.

Executar o comando defrag e o Desfragmentador de disco são tarefas mutuamente exclusivas. Se você estiver usando o Desfragmentador de disco para desfragmentar um volume e executar o comando defrag em um prompt de comando, esse comando falhará. Do mesmo modo, ao executar o comando defrag e abrir o Desfragmentador de disco, as opções de desfragmentação desse utilitário não estarão disponíveis.

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •