Ferramentas de Linha de Comando

Comando Copy

( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Copy


Copia um ou mais arquivos de um local para outro.



Sintaxe

copy [/d] [/v] [/n] [{/y|/-y}] [/z] [{/a|/b}] origem [{/a|/b}] [+ origem [{/a|/b}] [+ ...]] [destino [{/a|/b}]]



Parâmetros

/d

Permite que os arquivos criptografados que estão sendo copiados sejam salvos como arquivos descriptografados no destino.

/v

Verifica se os novos arquivos foram gravados corretamente.

/n

Utiliza um nome de arquivo curto, se estiver disponível, ao copiar um arquivo cujo nome tenha mais de oito caracteres ou cuja extensão tenha mais de três caracteres.

/y

Suprime a solicitação para confirmar se você deseja substituir um arquivo de destino existente.

/-y

Solicita que você confirme se deseja substituir um arquivo de destino existente.

/z

Copia arquivos de rede no modo reiniciável.

/a

Indica um arquivo de texto ASCII.

/b

Indica um arquivo binário.

origem

Necessário. Especifica o local do qual você deseja copiar um arquivo ou conjunto de arquivos. origem pode consistir em uma letra de unidade seguida de dois-pontos, um nome de pasta, um nome de arquivo ou uma combinação desses.

destino

Necessário. Especifica o local para o qual você deseja copiar um arquivo ou conjunto de arquivos. destino pode consistir em uma letra de unidade seguida de dois-pontos, um nome de pasta, um nome de arquivo ou uma combinação desses.

/?

Exibe informações de ajuda no prompt de comando.

Comentários

É possível copiar um arquivo de texto ASCII que utilize um caractere de final de arquivo (isto é, CTRL+Z) para indicar o final do arquivo.

Usando /a

Quando a opção /a anteceder uma lista de arquivos na linha de comando, ela se aplicará a todos os arquivos listados até copy encontrar /b. Nesse caso, a opção /b se aplicará ao arquivo que a anteceder.



Quando a opção /a estiver depois de uma lista de arquivos na linha de comando, ela se aplicará a todos os arquivos listados até copy encontrar /b. Nesse caso, a opção /b se aplicará ao arquivo que a anteceder.



O efeito da opção /a depende de sua posição na seqüência da linha de comando. Quando /a estiver depois de origem, copy tratará o arquivo como um arquivo ASCII e copiará os dados que antecederem o primeiro caractere de final de arquivo.



Quando /a estiver depois de destino, copy adicionará um caractere de final de arquivo como o último caractere do arquivo.



Usando /b

A opção /b instrui o interpretador de comandos a ler o número de bytes especificado pelo tamanho do arquivo na pasta. Essa opção será o valor padrão de copy, a não ser que esse comando combine arquivos.



Quando a opção /b anteceder uma lista de arquivos na linha de comando, ela se aplicará a todos os arquivos listados até copy encontrar /a. Nesse caso, a opção /a se aplicará ao arquivo que a anteceder.



Quando a opção /b estiver depois de uma lista de arquivos na linha de comando, ela se aplicará a todos os arquivos listados até copy encontrar /a. Nesse caso, a opção /a se aplicará ao arquivo que a anteceder.



O efeito da opção /b depende de sua posição na seqüência da linha de comando. Quando /b estiver depois de origem, copy copiará todo o arquivo, incluindo qualquer caractere de final de arquivo.



Quando /b estiver depois de destino, copy não adicionará um caractere de final de arquivo.



Usando /v

Se uma operação de gravação não puder ser verificada, será exibida uma mensagem de erro. Embora raramente ocorram erros de gravação com o comando copy, você pode usar a opção /v para verificar se dados importantes foram gravados corretamente. A opção de linha de comando /v também torna mais lento o comando copy, porque cada setor gravado no disco deve ser verificado.



Usando /y e /-y

Se a opção /y estiver predefinida na variável de ambiente COPYCMD, você poderá substituir essa configuração usando a opção /-y na linha de comando. Por padrão, você será avisado quando substituir essa configuração, a não ser que o comando copy seja executado em um script em lotes.



Acrescentando arquivos

Para acrescentar arquivos, especifique um único arquivo em destino, mas vários arquivos em origem (usando caracteres curingas ou o formato arquivo1+arquivo2+arquivo3).



Usando /z

Se a conexão for perdida durante a fase de cópia (por exemplo, se o servidor da conexão ficar off-line), copy /z reiniciará essa fase após a conexão ser restabelecida. A opção /z também exibe a porcentagem da operação de cópia que está concluída para cada arquivo.



Copiando de e para dispositivos

Você pode substituir uma ou mais ocorrências de origem ou destino pelo nome de um dispositivo.



Usando ou omitindo a opção /b ao copiar para um dispositivo

Quando destino for um dispositivo (por exemplo, Com1 ou Lpt1), a opção /b copiará os dados para o dispositivo no modo binário. No modo binário, copy /b copiará todos os caracteres (isto é, incluindo os especiais, como CTRL+C, CTRL+S, CTRL+Z e de retorno de carro) para o dispositivo como dados. No entanto, se você omitir a opção /b, os dados serão copiados para o dispositivo no modo ASCII. No modo ASCII, os caracteres especiais poderão fazer com que o Windows XP combine arquivos durante o processo de cópia. Para obter mais informações, consulte “Combinando arquivos".



Usando o arquivo de destino padrão

Se não for especificado um arquivo de destino, será criada uma cópia com o mesmo nome, data e hora de criação do arquivo original, colocando a nova cópia na pasta atual da unidade atual. Se o arquivo de origem estiver na unidade e pasta atuais e você não especificar outra unidade ou pasta para o arquivo de destino, o comando copy será interrompido e exibirá a mensagem a seguir:



O arquivo não pode ser copiado sobre si mesmo



0 arquivo(s) copiado(s)



Combinando arquivos

Se você especificar mais de uma origem, separando as entradas com um sinal de mais (+), copy combinará os arquivos em um único arquivo. Se você usar caracteres curingas (isto é, * ou ?) em origem, mas especificar um único nome de arquivo em destino, copy combinará todos os arquivos que correspondam ao nome de arquivo em origem e criará um único arquivo com o nome de arquivo especificado em destino. Nos dois casos, copy supõe que os arquivos combinados são arquivos ASCII, a menos que você use a opção /b.



Copiando arquivos de comprimento nulo

Copy não copia arquivos de 0 byte. Utilize xcopy para copiar esses arquivos.



Alterando a data e hora de um arquivo

Se você desejar atribuir a data e hora atuais a um arquivo sem modificá-lo, utilize a sintaxe a seguir:



copy /b origem+,,



As vírgulas indicam a omissão do parâmetro destino.



Copiando arquivos em subpastas

Para copiar todos os arquivos e subpastas de uma pasta, utilize o comando xcopy. Para obter informações sobre xcopy, consulte Tópicos relacionados.



O comando copy, com diferentes parâmetros, está disponível no Console de recuperação.

Exemplos

Para copiar um arquivo denominado Memo.doc para Carta.doc na unidade atual e assegurar que um caractere de final de arquivo esteja no final do arquivo copiado, digite:



copy memo.doc carta.doc /a



Para copiar um arquivo denominado Tucano.typ da unidade e pasta atuais para uma pasta existente denominada Aves, localizada na unidade C, digite:



copy tucano.typ c:\aves



Se a pasta Aves não existir, o arquivo Tucano.typ será copiado para um arquivo denominado Aves que se encontra na pasta raiz no disco da unidade C.



Para copiar vários arquivos para um arquivo, liste vários arquivos em origem, separe seus nomes com um sinal de mais (+) e especifique um arquivo em destino que você deseja que contenha o arquivo combinado resultante. Por exemplo, para combinar Mar89.rpt, Abr89.rpt e Maio89.rpt, que se encontram na unidade e pasta atuais, e substituí-los por um arquivo denominado Relatório na unidade e pasta atuais, digite:



copy mar89.rpt + abr89.rpt + maio89.rpt relatório



Quando os arquivos são combinados, o comando copy marca o arquivo de destino com a data e hora atuais. Se destino for omitido, os arquivos serão combinados e armazenados com o mesmo nome do arquivo especificado primeiro. Por exemplo, para combinar todos os quatro arquivos em Relatório quando um arquivo denominado Relatório já existir, digite:



copy relatório + mar89.rpt + abr89.rpt + maio89.rpt



Você também pode combinar vários arquivos em um arquivo usando caracteres curingas (isto é, * ou ?). Por exemplo, para combinar todos os arquivos com a extensão .txt, localizados na pasta atual na unidade atual, em um arquivo denominado Combon.doc, digite:



copy *.txt combin.doc



Para combinar vários arquivos binários em um arquivo utilizando caracteres curingas, inclua a opção /b. Isso impede que o Windows XP trate CTRL+Z como um caractere de final de arquivo. Por exemplo, digite:



copy /b *.exe combin.exe



Cuidado



Se você combinar arquivos binários, o arquivo resultante poderá não ser utilizável, devido à formatação interna.

No exemplo a seguir, copy combina cada arquivo que possui a extensão .txt com o arquivo .ref correspondente. O resultado é um arquivo com o mesmo nome, mas com extensão .doc. O comando copy combina Arq1.txt com Arq1.ref para formar Arq1.doc e depois combina Arq2.txt com Arq2.ref para formar Arq2.doc e assim por diante. Por exemplo, digite:



copy *.txt + *.ref *.doc



Para combinar todos os arquivos com a extensão .txt e, depois, todos os arquivos com a extensão .ref em um arquivo denominado Combin.doc, digite:



copy *.txt + *.ref combin.doc

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •