Ferramentas de Linha de Comando

Comando Cipher

( Retorna à Lista completa de comandos Shell )

Comando Cipher


Exibe ou altera a criptografia de pastas e arquivos em volumes NTFS. Quando utilizado sem parâmetros, cipher exibe o estado de criptografia da pasta atual e de quaisquer arquivos que ela contenha.



Sintaxe

cipher [{/e|/d}] [/s:dir] [/a] [/i] [/f] [/q] [/h] [/k] [/u[/n]] [nome_de_caminho [...]] | [/r:nome_de_caminho_sem_extensão] | [/w:nome_de_caminho]



Parâmetros

/e

Criptografa as pastas especificadas. As pastas serão marcadas para que os arquivos adicionados a elas posteriormente também sejam criptografados.

/d

Descriptografa as pastas especificadas. As pastas serão marcadas para que os arquivos adicionados a elas posteriormente também sejam criptografados.

/s: dir

Efetua a operação selecionada na pasta especificada e em todas as subpastas.

/a

Efetua a operação nos arquivos e pastas.

/i

Continua a efetuar a operação especificada mesmo após a ocorrência de erros. Por padrão, cipher é interrompido quando um erro é encontrado.

/f

Força a criptografia ou descriptografia de todos os objetos especificados. Por padrão, os arquivos que já tenham sido criptografados ou descriptografados serão ignorados por cipher.

/q

Reporta somente as informações mais essenciais.

/h

Exibe arquivos com atributos de sistema ou ocultos. Por padrão, esses arquivos não são criptografados ou descriptografados.

/k

Cria uma nova chave de criptografia de arquivo para o usuário que estiver executando o comando cipher. Se você usar esta opção, cipher ignorará todas as outras opções.

/u

Atualiza a chave de criptografia de arquivo do usuário ou a chave do agente de recuperação, utilizando as mais atuais em todos os arquivos criptografados nas unidades locais (isto é, se as chaves tiverem sido alteradas). Esta opção só funciona com /n.

/n

Evita que as chaves sejam atualizadas. Use esta opção para localizar todos os arquivos criptografados nas unidades locais. Esta opção só funciona com /u.

nome_de_caminho

Especifica um padrão, arquivo ou pasta.

/r:nome_de_caminho_sem_extensão

Gera uma nova chave particular e um novo certificado de agente de recuperação e grava os mesmos nos arquivos com o nome de arquivo especificado em nome_de_caminho_sem_extensão. Se você usar esta opção, cipher ignorará todas as outras opções.

/w:nome_de_caminho

Remove os dados que se encontram em partes não utilizadas de um volume. nome_de_caminho pode indicar qualquer pasta no volume desejado. Se você usar esta opção, cipher ignorará todas as outras opções.

/?

Exibe informações de ajuda no prompt de comando.

Comentários

Usando /w

/w remove os dados das partes do volume que podem ser acessadas e ainda não foram alocadas para arquivos ou pastas. Esta opção não bloqueia a unidade, sendo assim outros programas poderão obter espaço nela, que não poderá ser apagado por cipher. Como esta opção efetua a gravação em uma grande parte do volume, pode ser necessário muito tempo para que seja concluída e somente deverá ser usada quando necessário.



Criptografando ou descriptografando arquivos

Para evitar que um arquivo criptografado seja descriptografado ao ser modificado, é recomendável criptografar o arquivo e a pasta em que ele reside.



Usando arquivos e pastas somente leitura

Cipher não criptografa arquivos que estejam marcados como somente leitura.



Usando vários nomes de pasta

Você pode usar vários nomes de pasta e caracteres curingas.



Usando vários parâmetros

É preciso separar os vários parâmetros com pelo menos um espaço.



Exemplos

Para usar o comando cipher para criptografar uma subpasta denominada Maio em uma pasta denominada RelatóriosMensais, digite:



cipher /e relatóriosmensais\maio



Para criptografar a pasta RelatóriosMensais, as subpastas de Janeiro até Dezembro e as subpastas Industrial dentro das subpastas de meses, digite:



cipher /e /s:relatóriosmensais



Para criptografar apenas o arquivo Marketing.xls na subpasta Maio, digite:



cipher /e /a relatóriosmensais\maio\marketing.xls



Para criptografar o arquivo Marketing.xls, o arquivo Manutenção.doc e a subpasta Industrial (localizada na pasta Maio), digite:



cipher /e /a relatóriosmensais\maio\ma*



Para determinar se a pasta Maio está criptografada, digite:



cipher relatóriosmensais\maio



Para determinar os arquivos na pasta Maio que estão criptografados, digite:



cipher relatóriosmensais\maio\*

Sistemas Operacionais | Linux Comandos | Linux Shell Script | Atalhos do Office | Literatura e Leitura | Principais Autores | História da Literatura |


Formatando legenda
FormatoSignificado
Itálico Informações que o usuário deve fornecer
Negrito Elementos que o usuário deve digitar exatamente como mostrado
Reticências (...) Parâmetro que pode ser repetido várias vezes em uma linha de comando
Entre colchetes ([]) Itens opcionais
Entre chaves ({});opções separadas por barra vertical (|).Exemplo: {even|odd}Conjunto de opções entre as quais o usuário deve escolher apenas uma
Fonte Courier Código ou resultado de um programa


Envie seu comentário:
Nome:

E-mail:

Comentário:


Fonte: •Manual do Windows XP • ( Literatura e Leitura ) • ( Dicas sobre Sistemas Operacionais ) • ( Retorna à Lista completa de comandos Shell ) •