http://urs.bira.nom.br

Espiritismo Literatura e Leitura 20/01/2005 (00121)
Imprimir esta página Anterior Índice Próxima

Raciocínios de Krishnamurti (1966)

O aprender como ação, só pode verificar-se quando há silêncio e atenção: nesse estado a mente aprende.

A palavra aprender implica, geralmente, adquirir conhecimentos baseados na experiência e no estudo.Não estamos tratando dessa espécie de aprender, que implica memorizar conceitos e viver segundo eles. Tratamos de uma coisa completamente diferente, ou seja, do aprender ao mesmo tempo que exercemos atividades - aprender agindo; não é"primeiro aprender para depois agir".

O aprender a que nos referimos exige atenção. Quando se presta atenção, seriamente, há nessa atenção um estado e silêncio. Nesse silêncio, nessa atenção há um processo de aprender.

Para se compreender um fato, uma característica pessoal ou como a vida funciona, não há necessidade de opiniões; estas, pelo contrário, constituem um obstáculo. Para podermos investigar temos que estar livres de teorias ou conhecimentos. Sentir-se livre para investigar significa não ter medo; que esteja livre para olhar, observar, criticar, que seja inteligentemente cético e não aceite opiniões. Para podermos caminhar com a luz da nossa própria compreensão, requer-se atenção e silêncio e, por conseguinte, muita seriedade.

Estão-se verificando importantes mudanças no mundo, no campo científico e no campo da medicina. Temos o computador, a automação, que irão proporcionar ao ser humano muito lazer. Ainda não chegou a hora de fruirmos esse lazer, mas está por chegar. Teremos liberdade e lazer em abundância. A ciência também está investigando a questão de prolongar a vida , de gerar filhos por diferentes métodos,,etc. Tudo isso está acontecendo e irá revolucionar a sociedade. A família, as relações entre marido e mulher, tudo vai ser revolucionado. Também ocorre extraordinária mudança no terreno econômico, social, científico, médico.

Que irá acontecer com o ser humano, nesta tremenda revolução?

Temos, pois de aprender de maneira nova, de descobrir uma nova maneira de viver. Para isso temos se investigar o atual estado da mente, da consciência, e ver se é possível operar uma mutação fundamental e radical, para que não sejam aumentados os conflitos e os desequilíbrios, pessoais e coletivos. Até mesmo a pressa de acompanhar tudo que ocorre ou a desatenção quanto aos valores aceitos, estarão aumentando a desarmonia e a guerra, mesmo que oculta.

Portanto, aprender ao mesmo tempo que exercemos atividades, pondo completa atenção a tudo que nos cerca e a tudo que percebemos, com seriedade, pode recolocar-nos face ao mundo em que vivemos...
Fonte (não citada no e-mail original): http://www.geocities.com/jornalcem

Anterior Índice Próxima


Literatura e LeituraLista de EscritoresFilósofosHistória da FilosofiaHistória da Literatura ☼ Fonte: Email recebido de projeto_espirita@grupos.com.br