http://urs.bira.nom.br

Espiritismo Literatura e Leitura 14/01/2005 (00105)
Imprimir esta página Anterior Índice Próxima



"Que vos importam os médiuns se, afinal de contas, não passam de instrumentos! O que deveis considerar é o valor, é o alcance dos ensinamentos que vos são dados; é a pureza da moral que vos é ensinada; é a clareza, é a precisão das verdades que vos são reveladas." —Erasto (Espírito) em orientação a Allan Kardec
O espiritismo e os conflitos necessários
(Parte II)

Médiuns e inspirações

Tanto é a modéstia o apanágio dos médiuns escolhidos pelos bons espíritos, quanto o orgulho, o amor-próprio e, digamo-lo, a mediocridade são os distintivos dos médiuns inspirados pelos espíritos inferiores; tanto os primeiros desprezam as comunicações que recebem, quando estas se afastam da verdade, quanto os últimos mantêm contra todos a superioridade do que lhes é ditado, mesmo quando absurdos.

"Torre de Babel"

Daí resulta que, conforme as palavras pronunciadas na Sociedade de Paris, por seu presidente espiritual, São Luis, uma verdadeira "Torre de Babel" está em vias de construção entre vós.

Aliás, fôra preciso ser cego ou abusado para não reconhecer que à cruzada dirigida contra o espiritismo pelos adversários natos de toda doutrina progressista e emancipadora, se junta um cruzada espiritual, dirigida por todos os espíritos pseudo-sábios, falsos grandes homens, falsos religiosos e falsos irmãos da erraticidade, fazendo causa comum com os inimigos terrestres, em meio a essa multidão de médiuns por eles fanatizados, e aos quais ditam tantas elocubrações mentirosas.

Só a verdade desafia o tempo e triunfa sobre as utopias

Mas veja o que resta de todos esses andaimes erigidos pela ambição, o amor-próprio e a inveja. Quantos não vistes desabar e quantos não o vêdes ainda! Eu vo-lo digo, todo edifício que não se assenta sobre a base sólida da verdade cristã, porque só a verdade pode desafiar o tempo e triunfar de todas as utopias.

Espíritas sinceros, não vos amedronteis com o caos momentâneo. Não está longe o momento em que a verdade, desvencilhada dos véus com que a querem cobrir, sairá mais radiosa do que nunca, e em que a sua claridade, inundando o mundo, fará entrar na sombra seus obscuros detratores, um instante postos em evidência para a sua própria confusão.

Adversários da erraticidade

Assim pois, meus amigos, tendes que vos defender, não só contra os ataques e calúnicas dos adversários vivos, mas, também, contras as manobras, ainda mais perigosas dos adversários da erraticidade. Fortificai-vos, pois, em estudos sadios e, sobretudo, pela prática do amor e da caridade, e retemperai-vos na prece. Deus sempre ilumina os que se consagram à propagação da verdade, quando estão de boa-fé e desprovidos de toda ambição pessoal.

Mais importante que médiuns e fenômenos é a pureza moral ensinada nas mensagens

Além disso, espíritas, que vos importam os médiuns se, afinal de contas, não passam de instrumentos! O que deveis considerar é o valor, é o alcance dos ensinamentos que vos são dados; é a pureza da moral que vos é ensinada; é a clareza, é a precisão das verdades que vos são reveladas; é, enfim, ver se as instruções que vos dão correspondem às legítimas aspirações das almas de escol e se são conformes às leis gerais e imutáveis da lógica e da harmonia universal.

Os espíritos imperfeitos representam um papel de apóstolo junto a seus obsedados

Os espíritos imperfeitos representam um papel de apóstolo junto a seus obsedados, bem sabeis, não tem o menor escrúpulo em enfeitar-se com os mais venerados nomes. Assim, seria uma infelicidade, se eu, que sou um dos últimos e mais obscuros discípulos do "Espírito de Verdade", me lamentasse do abuso que alguns fizeram em meu modesto nome. Assim, repetirei incessantemente o que dizia a meu médium, há dois anos: "Jamais julgueis uma comunicação mediúnica pelo nome que a assina, mas apenas por seu conteúdo intrínseco."

Em guarda contra todas as publicações de origem suspeita

É urgente que vós, espíritas, vos ponhais em guarda contra todas as publicações de origem suspeita, que parecem, ou vão parecer, contrárias a todas as que não tivessem uma atitude franca e clara, e tende por certo que muitas são elaboradas nos campos inimigos do mundo visível ou no invisível, visando a lançar entre vós os fachos da discórdia. Cabe-vos não vos deixar apanhar. Tendes todos os elementos necessários para as apreciar.

Mas tende igualmente como certo que todo Espírito que a si mesmo se anuncia como um ser superior e, sobretudo, como de uma infabilidade a toda a prova, ao contrário, é o oposto do que se anuncia tão pomposamente.

Estatística moral dos que trabalham na vinha do Senhor

Desde que o piedoso espírito de François-Nicolas Madeleine teve a bondade de me aliviar de uma parte de meu fardo espiritual, pude considerar o conjunto da obra espírita e fazer a estatística moral dos obreiros que trabalham na vinha do Senhor.

Ah! se tantos espíritos imperfeitos se imiscuem na obra que perseguimos, tenho o pesar maior de constatar que entre os nossos melhores auxiliares da Terra, muitos vergaram ao peso de sua tarefa e, pouco a pouco, tomaram a trilha de suas antigas fraquezas, de tal sorte que as grandes almas etéreas que os aconselhavam foram, desde então, substituídas por espíritos menos puros e menos perfeitos.

"O que estiver sem pecado atire a primeira pedra"

Ah! sei que a virtude é difícil; mas nem queremos nem pedimos o impossível. Basta-nos a boa vontade, quando acompanhada do desejo de fazer o melhor.

Meus amigos, em tudo o relaxamento é pernicioso; porque muito será pedido aos que, depois de se terem elevado, por uma renúncia generosa à sua própria individualidade, cairem no culto da matéria, e ainda se deixarem invadir pelo egoísmo e pelo amor de si mesmos.

Não obstante, oramos por eles e a ninguém condenamos: porque sempre devemos ter presente à memória este ensino magnifíco do Cristo: "O que estiver sem pecado atire a primeira pedra."

O espiritismo está na ordem do dia

Em suma, publicações à direita, publicações à esquerda, publicações por toda parte, pró e contra, em todos os sentidos, sob todas as formas, críticas exageradas da parte de pessoas que do espiritismo nada sabem; sermões fogosos de pessoas que o temem; em suma, digo eu, o espiritismo está na ordem do dia; ele revolve todos os cérebros, agita todas as consciências, privilégio exclusivo das grandes coisas; cada um pressente que leva em si o princípio de uma renovação, que uns apóiam com os seus votos e outros temem.

Mas, de tudo isto, que restará? Desta Torre de Babel que jorrará? Uma coisa imensa: a vulgarização da idéia espírita, e como doutrina, o que será verdadeiramente doutrinário!

Conflito necessário

Esse conflito é inevitável, porque o homem é manchado de muito orgulho e egoísmo, para aceitar sem oposição uma verdade nova qualquer; digo mesmo que esse conflito é necessário, porque é o atrito que desfaz as idéias falsas e faz ressaltar a força das que resistem. Em meio a esta avalanche de mediocridades, de impossibilidades e de utopias irrealizáveis, a verdade esplêndida espalhar-se-á na sua grandeza e na sua majestade.

Erasto

Anterior Índice Próxima


Literatura e LeituraLista de EscritoresFilósofosHistória da FilosofiaHistória da Literatura ☼ Fonte: Email recebido de projeto_espirita@grupos.com.br