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Espiritismo Literatura e Leitura 28/12/2004 (00081)
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Em análise feita às comunicações dos espíritos, referentes a casamentos infelizes, Martins Peralva classifica em cinco os tipos de casamentos

Casamento:
Progresso na marcha evolutiva da humanidade

"Os pais assumem desde antes do berço com aqueles que receberão na condição de filhos compromissos e deveres que devem ser exercidos, desde que serão, também, por sua vez, meios de redenção pessoal perante a consciência individual e a Cósmica que rege os fenômenos da vida, nos quais todos estamos mergulhados".
—Joanna de Ângelis/Divaldo Pereira Franco, em Leis Morais da Vida.

Ao codificar O Livro dos Espíritos, Allan Kardec pergunta aos espíritos superiores que o auxiliavam se o casamento, ou a união de dois seres, seria contrária à lei natural. Os espíritos respondem que não. Ao contrário, "é um progresso na marcha evolutiva da humanidade", afirmam. O codificador insiste: Qual seria o efeito da abolição do casamento na sociedade humana? "Seria o retorno à vida animal", esclarecem os espíritos.

Os cinco tipos de casamentos

Em análise feita às comunicações dos espíritos, referentes a casamentos infelizes, Martins Peralva classifica em cinco os tipos de casamentos.

1.- Casamentos acidentais

É o encontro de almas inferiorizadas sem ascendentes espirituais. Caracterizam-se pela falta de ligação afetiva. A aproximação dá-se através dos impulsos inferiores do casal e o relacionamento é desprovido de simpatia ou antipatia. Esses casamentos ocorrem em grande número e, segundo Peralva, podem até dar certo, pois é possível os cônjuges se adaptarem um ao outro, consolidando a união no tempo.

2.- Casamentos provacionais

É o encontro de almas inferiorizadas com o objetivo de se reajustarem. É o tipo mais comum. Por haverem contraído débitos cármicos mútuos, a Providência Divina utiliza-se da união conjugal para o necessário ressarcimento.

3.- Casamentos sacrificiais

São raros e caracterizam-se pelo encontro de uma alma iluminada com uma alma inferiorizada, tendo por fim reconduzi-la ao bem. Um exemplo desta categoria é o de Lívia com o senador Publio Lêntulus, transcrito no livro Há Dois Mil Anos. O senador, embora evoluído intelectualmente, era moralmente inferior à Lívia, devido ao seu orgulho.

4.- Casamento de alma afins

É o encontro de almas amigas com objetivo de consolidar afetos. Neste tipo de casamento não ocorrem separações e ambos buscam juntos aprimorar o amor que já nutrem um pelo outro.

5.- Casamentos transcendentes

Muito raros. É o encontro de almas iluminadas com objetivos elevados para trabalharem juntas com fins altamente construtivos. Um exemplo de casamento transcendente é o do próprio Allan Kardec com Amélie-Gabrielle Boudet, que embora seu nome não seja citado na Codificação, sua participação e apoio na vida de Kardec foram fundamentais para o cumprimento de sua missão.

O espiritismo nos esclarece, portanto, que a instituição do casamento é uma importante oportunidade concedida pela Misericórdia Divina para o aperfeiçoamento de nosso espírito —e também dos espíritos de nossos familiares— na jornada ascensional de nossa evolução.
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José Luiz Vieira
Centro Espírita Vicente de Paulo - CEVIP, Mirassol-SP

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