http://urs.bira.nom.br

Espiritismo Literatura e Leitura 20/12/2004(00053)
Imprimir esta página Anterior Índice Próxima


As proteínas são moléculas grandes e de estrutura complexa. Na realidade, uma molécula de proteína é constituída por muitas unidades menores, ligadas entre si; são os aminoácidos. Qualquer molécula de aminoácido tem um grupo carboxila (--COOH) e um grupo amina (NH2) ligados a um átomo de carbono. Nesse mesmo carbono ficam ligados ainda um átomo de hidrogênio e um radical (R).
Existem vinte aminoácidos diferentes na natureza, que fazem parte das proteínas.

Os aminoácidos naturais e essenciais

Os vegetais têm a capacidade de fabricar os vinte aminoácidos necessários para a produção de suas proteínas; já as células animais não sintetizam todos, devemos alguns ser adquiridos com os alimentos. Chamamos naturais aos aminoácidos que um organismo natural produz; os aminoácidos que um organismo animal produz; os aminoácidos que devem ser por ele ingeridos são chamados de essenciais, já que sem eles a síntese de proteínas pela célula animal sofreria perturbações.

Aminoácidos naturais e aminoácidos essenciais para a espécie humana.
Naturais Essenciais
Glicina Ácido glutâmico Fenilalanina
Alanina Arginina Valina
Seriana Histidina Triptofano
Cisteína Asparagina Treonina
Tirosina Glutamina Lisina
Ácidos aspártico Prolina Leucina
  Isoleucina
Metionina

Fica claro que classificar um aminoácido em natural ou essencial depende da espécie estudada; assim, um certo aminoácido pode ser essencial para um animal e natural para outro.

A ligação peptídica

Dois aminoácidos se unem na molécula de proteína por uma ligação chamada ligação peptídidca. A reação ocorre entre a carboxila de um aminoácido e a amina do outro, havendo perda de uma molécula de água (desidratação).

O produto formado quando dois aminoácidos se ligam é chamado de dipeptídeo; o tripeptídeo e o tetrapeptídeo são formados respectivamente de três e quatro aminoácidos. Quando na molécula ocorre um número maior de aminoácidos, fala-se em polipeptídeo. Geralmente usamos o termo proteína para designar peptídeos com número superior a 70 aminoácidos.

Página Anterior - Seção Biologia
Portal Brasil Escola - http://www.brasilescola.com



http://www.brasilescola.com/biologia/index.htm


Anterior Próxima


Literatura e LeituraLista de EscritoresFilósofosHistória da FilosofiaHistória da Literatura ☼ Fonte: Email recebido de projeto_espirita@grupos.com.br