http://urs.bira.nom.br

Espiritismo Literatura e Leitura 27/11/2004(00016)
Imprimir esta página Anterior Índice Próxima

62. Qual a causa da animalização da matéria?
-- Sua união com o princípio vital.

CONCEITOS IMPORTANTES:

Sólidos, líquidos e gases são agrupamentos de átomos (constituídos de prótons e elétrons, tecnicamente chamados de bárions - matéria convencional - bariônica) que formam toda a matéria na Terra.


--------------------------------------------------------------------------------

O plasma é também conhecido como o quarto estado da matéria.


--------------------------------------------------------------------------------

Define-se geralmente a matéria como sendo:

o que tem extensão,

o que é capaz de nos impressionar os sentidos,

o que é impenetrável.

São exatas estas definições ? : "Do vosso ponto de vista, elas o são, porque não falais senão do que conheceis. Mas a matéria existe em estados que ignorais. Pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil que nenhuma impressão vos cause aos sentidos. Contudo, é sempre matéria. Para vós, porém, não o seria."

"A matéria é o laço que prende o Espírito; é o instrumento de que este se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação." Deste ponto de vista, pode dizer-se que a matéria é o agente, o intermediário com o auxílio do qual e sobre o qual atua o Espírito. (Ver: Perispírito)

[9a p.58 q.22]


--------------------------------------------------------------------------------

Da matéria como a entendeis, a ponderabilidade é um atributo essencial da matéria. Não, porém, da matéria considerada como fluido universal. A matéria etérea e sutil que constitui esse fluido vos é imponderável. Nem por isso, entretanto, deixa de ser o princípio da vossa matéria pesada.

[9a p.61 q.29]


--------------------------------------------------------------------------------

A matéria é formada de um só elemento primitivo. Os corpos que considerais simples não são verdadeiros elementos, são transformações da matéria primitiva.

[9a p.61 q.30]


--------------------------------------------------------------------------------

Cabe-nos assinalar que , na essência, toda a matéria é energia tornada visível.

André Luiz (Uberaba,15 de Janeiro de 1958) [56 pág.2[56 pág.24]


--------------------------------------------------------------------------------

Matéria é uma forma ou um estado ou fase da energia (luz coagulada). Como a luz, a matéria vibra. Quanto maior a freqüência da vibração, menos densa ou sutil será a matéria. André Luiz (espírito), já em 1968, referia-se à matéria como “luz coagulada, substância divina, que nos sugere a onipresença de Deus”

[1 p.28]

Bibliografia

63. O princípio vital é propriedade de um agente especial, ou apenas da matéria organizada; numa palavra, é um efeito ou uma causa?
-- É uma e outra coisa. A vida é um efeito produzido pela ação de um agente sobre a matéria. Esse agente, sem a matéria, não é vida, da mesma forma que a matéria não pode viver sem ele. É ele que dá vida a todos os seres que o absorvem e assimilam.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS:

Sobre possibilidade da vida baseada em silício
(texto de Isaac Asimov em "Asimov Explica", ed.Francisco Alves)

"O átomo de carbono é capaz de ligar-se a, no máximo, quatro átomos diferentes (incluindo outros átomos de carbono), em quatro direções diferentes, e ele é tão pequeno que os centros dos átomos de carbono vizinhos estão bastante próximos entre si, o que possibilita a formação de fortes ligações. É por isso que se formam longas cadeias e anéis de átomos de carbono estáveis.

O silício é o elemento que mais se assemelha ao carbono. Ele também pode ligar-se a, no máximo, quatro átomos diferentes, em quatro direções diferentes. No entanto, o átomo de silício é maior que o de carbono, de modo que as combinações entre átomos de silício são menos estáveis do que as combinações entre átomos de carbono. Longas cadeias e anéis de átomos de silício são muito menos prováveis de ocorrer do que seus análogos de carbono.

É possível existirem longas e complexas cadeias de átomos em que silício e oxigênio alternam-se. A cada átomo de silício dois outros átomos ou grupos de átomos podem ser ligados, e ao tipo de molécula assim formado chama-se "silicone"

Pode acontecer que grupos de hidrocarbonetos ou fluorcarbonetos unam-se a moléculas de silicone, formando moléculas suficientemente grandes, delicadas e versáteis, para servirem de base à; vida. Nesse sentido a vida baseada em silício é possível.

Mas será que estas formas de vida existem realmente em alguma parte do universo? Ou será que existem formas de vida baseadas numa química completamente estranha, sem nenhum ponto em comum com a nossa? Pode ser que nunca venhamos a saber."

Anterior Próxima


Literatura e LeituraLista de EscritoresFilósofosHistória da FilosofiaHistória da Literatura ☼ Fonte: Email recebido de projeto_espirita@grupos.com.br